quinta-feira, 29 de maio de 2014

JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO SABERES, REFLETINDO A PRÁTICA.



O Instituto Municipal Helena Antipoff convida os Professores de Classes Especiais, Professores do Atendimento Educacional Especializado e Professores Itinerantes para participarem da Jornada de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Construindo Saberes, Refletindo a Prática.


A Jornada será realizada  nos dias 05 e 06 de junho no auditório do Instituto Superior de Educação (ISERJ) situado à Rua Mariz e Barros, 273 - Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2334-2501 e nos dias 09 e 10 de junho para os professores que atuam em nossa Coordenadoria Regional de Educação no Polo descentralizado da 9ª CRE no CIEP 09.18.203 Clementina de Jesus, situada à Av. Alhambra s/n°.



Abuso sexual: o que a escola pode fazer?


No dia 18 de maio, várias cidades do país promoveram uma série de atividades para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Aproveito a data para tratar desse assunto tão importante e delicado aqui no blog também. E a pergunta inevitável é: O que a escola e os professores podem fazer para combater esse crime tão odioso?

O cotidiano escolar geralmente fortalece os vínculos dos alunos com o professor e faz dele, muitas vezes, o interlocutor preferencial quando a criança ou o adolescente sofre algum tipo abuso sexual. Mesmo quando o aluno não conta nada, o professor geralmente percebe alterações no comportamento que podem sinalizar que algo de muito errado está acontecendo.

Durante um curso sobre o papel do professor na Educação sexual, fui questionada por um professora que viveu uma situação assim. Ela me disse:

– A minha aluna de sete anos de idade estava sofrendo abuso sexual por parte de seu padrasto. Chamei a mãe para conversar, e ela se manteve fria durante meu relato, tendo a cara de pau de me dizer: “Não é possível! Ele é um homem trabalhador, colocou a gente dentro da casa dele, não bebe, bota comida dentro de casa… No fundo ele é um homem bom, só tem esse pequeno defeito”. Eu fiquei chocada e não me contive. Disse coisas muito duras a essa mulher e ameacei denunciá-los à polícia se ela não tomasse uma providência. Sabe o que ela fez? Tirou a menina da escola. O que a gente pode fazer em casos como esse? Como proceder diante do abuso sexual?

Não podemos nos calar ou fingir que o problema não é nosso, encobrindo as situações de abuso e exploração contra crianças. Mas isso precisa ser feito com alguns cuidados para não perder a pessoa mais importante para a segurança da criança, a mãe ou responsável direto.

Nesse caso em específico, a professora criou um confronto com a mãe da menina, e isso é tudo o que precisamos evitar. Sei que é difícil ouvir o que essa mãe disse e ainda ser cordial e compreensiva com ela. Mas, em casos como esse, temos de nos manter frios e saber que a mãe tem um papel fundamental na vida da criança. Precisamos ter muito tato e visão estratégica para sensibilizar a mãe, para que ela fique ao lado de seu filho ou filha.

Quando uma mãe recebe a notícia de que sua filha está sendo abusada sexualmente, uma das reações possíveis é a incredulidade e a negação. Essa postura tende a ser mais frequente em situações em que a família não tem garantido os direitos básicos de um cidadão, como ter onde morar, dormir ou o que comer, dependendo para isso do suspeito de agressão. Portanto, temos de agir com calma, ouvir o que essa professora ouviu e, mesmo assim, buscar a cumplicidade da mãe para garantir a segurança da filha, encorajando-a a dar um fim nessa situação e denunciar o agressor.

Em casos como esse, uma abordagem inteligente do professor seria inicialmente mostrar que entende a situação em que essa mãe se encontra e ressaltar que, ainda assim, a segurança da criança é fundamental. A partir daí, é preciso ajudar a mãe a pensar com quem a criança pode ficar para evitar o contato com o agressor. Caso o comprometimento da mãe não aconteça, o caminho é seguir as recomendações dos órgãos competentes para realizar a denúncia, que pode ser feita de forma anônima.

A quem recorrer?
Em caso de suspeita de violência sexual, o Unicef Brasil recomenda acionar o Conselho Tutelar, a Vara da Infância e da Juventude ou as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e as Delegacias da Mulher. É possível ainda fazer denuncias anônimas pelo Disque 100. O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, em um prazo de 24 horas. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.

Por fim, compartilho com vocês o vídeo de lançamento da campanha Brasil na Defesa da Infância, da ONG de direitos humanos Childhood Brasil, estrelado pelos craques do futebol Neymar e Daniel Alves (veja aqui).

Vamos todos nos unir contra a violência sexual!



terça-feira, 27 de maio de 2014

Aberta a inscrição para 5ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil




A Secretaria Municipal de Educação realiza até sexta-feira, dia 30 as inscrições para a V Jornada Pedagógica de Educação Infantil.
 
A atividade, que acontece de cinco a dez de junho, vai apresentar o tema “Educação Infantil: O pedagógico de tudo e de todos”.

A proposta é integrar a vida e arte, propondo rodas de conversa em torno de produções cinematográficas que encaminhe à infância, em diferentes tempos históricos e disposições espaciais. Também será disponibilizado um módulo de estudos visando à integração da rede em torno do planejamento.

A formação é destinada a todos os profissionais de creches, Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e pré-escolas da rede pública municipal.

Os responsáveis por alunos matriculados nas creches e escolas da rede municipal de ensino também poderão participar do evento. Dessa forma, o convite à discussão de questões relacionadas à primeira infância e à observação sobre novas práticas pedagógicas é estendido aos pais e mães dos alunos de Educação Infantil.

As inscrições poderão ser realizadas clicando aqui.


Conheça o comunicado na íntegra.

Aberto período para alterações no plano de saúde do servidor municipal



Publicado hoje a Portaria Previ-Rio nº 922 de 26/05/2014 (D.O. Rio nº 47 de 27/05/2014 - folha de rosto e p. 17 e 18). que estabelece procedimentos quanto às regras concernentes ao Plano de Saúde dos Servidores Municipais, PSSM, onde regulamenta dentre outras ações a adesão e cancelamento da contratação de prestação de serviços das operadoras de Plano de Saúde.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

YouTube Edu está em busca de professores talentosos


Google e Fundação Lemann procuram educadores para contribuir com videoaulas que abordem temas do ensino fundamental




Professor, quer aumentar o alcance das suas aulas? O YouTube Edu pode ajudar. Durante o Transformar 2014, a empresa divulgou uma nova campanha para incentivar educadores que tenham talento e estejam dispostos a se tornarem conhecidos na web. O convite é para que essas estrelas das salas de aula contribuam com videoaulas que contemplem especificamente temas do currículo do ensino fundamental.

O YouTube Edu está no ar desde novembro, mas até agora ele vinha concentrando apenas videoaulas focados em temas das áreas de exatas e biológicas para o ensino médio. Mas agora, com a ampliação de temas e séries, a perspectiva é que as aulas cheguem a mais pessoas – tanto alunos, que buscam a plataforma para tirar dúvidas, quanto outros professores, que procuram melhorar suas práticas.

Para fazer parte dessa nova chamada para educadores, os interessados têm que já possuir um canal com vídeos e submetê-lo à campanha por uma ficha de inscrição. Depois de inscritas, as videoaulas passarão por uma avaliação da Fundação Lemann para só então fazer parte do YouTube Edu. Com isso, a plataforma se torna um espaço de conteúdo curado do ponto de vista pedagógico.

Fazendo parte do canal de educação, os professores ganham visibilidade, pois conseguem ter um aumento significativo nas visualizações dos seus conteúdos. Desde de o lançamento, alguns canais cadastrados já aumentaram sua audiência em até 70%.

EXPERIMENTAÇÃO

O canal de educação do YouTube fez parte da sala de experimentação do Transformar 2014, espaço onde o público tinha a oportunidade de entrar em contato com recursos digitais, tecnológicos, games e plataformas adaptativas. Outras ferramentas da empresa como o Google Apps for Education e o Google Cultural Institute também estavam lá, reforçando a ideia de que os educadores precisam conhecer e se apropriar das novas tecnologias.

“Existe muita coisa legal na internet que as pessoas não conhecem. Queremos mostrar nossas ferramentas e conteúdos para os professores para que eles se apropriem e se empoderem disso, que ele levem cada vez coisas mais interessantes para suas aulas”, Rodrigo Abdalla, gerente de marketing do Youtube/Google.

Fonte: Porvir

terça-feira, 20 de maio de 2014

Nossos Parabéns a você amigo Pedagogo!!!



Aplicativo no Facebook ajuda a estudar para o Enem

 AppProva apresenta quiz com mais de 9 mil questões; sistema identifica lacunas de conhecimento e sugere pontos a desenvolver


As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) iniciaram na segunda-feira (12/5) e encerrará na próxima sexta-feira (23/05), mas os estudantes já podem começar a se preparar para a prova. Com o apoio do aplicativo gratuito AppProva, os alunos podem estudar de forma divertida, respondendo a questões que aparecem como em um jogo. A ferramenta testa os conhecimentos e aponta os conteúdos que precisam ser estudados por cada um. E mais: tudo isso pelo Facebook.

“Os alunos estão nas redes sociais. Esse espaço costuma ser apenas de lazer, mas não precisa ser assim”, afirmou Matheus Goyás, diretor de estratégia da EI&T, empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. Com mais de 9 mil testes – entre questões inéditas e outras que já caíram em edições anteriores do exame –, a ferramenta está disponível em sua versão mais completa no Facebook, mas também tem versões para dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

O aplicativo oferece três possibilidades para os estudantes que desejam treinar os seus conhecimentos. Eles podem escolher entre jogar um quiz, participar de um desafio com outros colegas ou até mesmo realizar um simulado nos moldes da prova do Enem. Conforme o aluno responde a questões e comete erros, a plataforma sugere dicas de conteúdos da matriz curricular em que ele ainda precisa se aprofundar. Por exemplo, quando um aluno marca a resposta errada em uma questão de física sobre calor, pressão e volume, ele recebe a sugestão para estudar mais termodinâmica. De acordo com Goyás, isso é fundamental para o aluno perceber as suas dificuldades e identificar maneiras de melhorar seu resultado.


Para evitar os famosos chutes, a ferramenta conta com a opção de contabilizar a pontuação dos estudantes pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), o mesmo método utilizado na correção do Enem. Com a TRI, o resultado final não considera apenas o número de questões corretas, mas leva em conta o grau de dificuldade e diminui o peso de eventuais acertos fora do padrão. A outra opção é que o estudante avalie seu desempenho apenas pela contagem de acertos, que é a forma como ele costuma ser avaliados na escola.

Entre outras funcionalidades do AppProva, existe a possibilidade de o aluno ter acesso a um relatório de desenvolvimento, incluindo estatísticas sobre o seu desempenho em cada uma das áreas de conhecimento e a comparação com a média geral de outros colegas que optaram por concorrer a uma vaga no mesmo curso que ele.

Atualmente, o aplicativo conta com mais de 500 mil usuários cadastrados. Além disso, a ferramenta já tem sido utilizada oficialmente por 15 escolas, nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Essas instituições recebem relatórios com o desempenho dos seus alunos e as principais dificuldades que eles apresentaram para serem trabalhadas pelo professor em sala de aula. Segundo Goyás, os resultados dessa adesão podem ser observados no ranking do Enem por escolas. “Os colégios melhoraram os seus resultados e a classificação geral”, contou.

“Nós entendemos que a tecnologia pode proporcionar o acesso para pessoas que não teriam como se preparar para uma prova como essa”, explicou. Segundo ele, ao optar por disponibilizar essa ferramenta nas redes sociais ou em dispositivos móveis, é possível utilizar um ambiente familiar para o aluno, estimulando o seu desenvolvimento e o nível de preparação.



Fonte: Porvir

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mais novo Espaço de Desenvolvimento Infantil inaugurado em nossa CRE



O último dia 12 foi marcado com a inauguração de mais um Espaço de Desenvolvimento Infantil em nossa CRE.

Situado à Estrada da Cambota, em Campo Grande, o EDI Professor André Luiz Gils, amplia o atendimento em creche e Pré Escola em nossa Coordenadoria Regional que agora conta com 42 unidades que atendem exclusivamente a essas modalidades de Ensino.


O novo EDI oferece o atendimento de 1 turma de berçário e 04 turmas de Maternal em horário Integral e 04 turmas de Pré Escola em horário parcial.

O evento teve a presença de nosso Coordenador, Professor José Mauro e contou também com a presença de representante da Secretaria Municipal de Educação, dos familiares do Patrono, Diretores de escolas e a comunidade local.

Equipe de Direção, Coordenador Prof José Mauro e familiares do Patrono.


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dia do Brincar na EM Rainha Vitória



"Sobe, desce, pula, salta...   
E o aprendizado nunca acaba!!!
Permitir que a criança explore o ambiente ao seu redor é fundamental para o seu desenvolvimento."

Assim começa a postagem da escola em seu blog. Faça uma visita clicando aqui e confira as atividades e fotos deste dia!


O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Unesco-ONU na Conferência Internacional de Brinquedotecas, em 28 de maio de 1999, para chamar a atenção dos adultos para esse direito e dever das crianças que é o de brincar! Em vários países essa data e levado a sério por reconhecerem que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das crianças. Por isso, a importância de lugares como as brinquedotecas que oferecem espaços e diversão. 

Infelizmente, esse direito de brincar não tem sido assegurado em nossa sociedade moderna por vários motivos, como: razões econômicas e políticas, falta de espaços nas casas e ruas, violência, consumismo exagerado, falta de tempo, excesso de atividades; são razões pelas quais o brincar está cada vez mais distante da rotina de nossas crianças.

Não, não estou falando de brincar de adulto com celulares, fazer compras no shopping, videogames ou computadores, ou melhor, no tablet. Estou me referindo em brincar de roda, fazer castelos na areia, jogar bola, queima, esconde-esconde, pega-pega, pular corda e tantas outras brincadeiras que fazem parte do imaginário afetivo de tantos adultos e que estão cada vez mais em extinção, mas que são lembranças de boas alegrias. O que se espera nessa data, portanto, é que os adultos e a sociedade reflitam, valorizem e estimulem o brincar livre e todos os aspectos positivos que essa atividade promove: desenvolvimento, crescimento, socialização, saúde, cooperação, inclusão, amizade, valores, regras e tantos outros mais...


Que o futuro seja com essa data cada vez mais festejada e valorizada e parabéns a quem se dedica e trabalha com o brincar como professores e brinquedista. Sabe-se hoje que crianças que tiveram na infância a oportunidade de brincar livremente, criativamente, ela será um melhor adulto no futuro e não é isso que desejamos de nossas crianças? E então, é preciso brincar... Brincar livremente, seriamente, profundamente, vamos investir mais no brincar, em mais brinquedotecas, em mais espaços e mais tempos! Viva o Brincar! 

Fonte: JCNET

Leia também um artigo sobre o dia de brincar na página Aliança pela Infância e entenda um pouco mais sobre este dia.


segunda-feira, 12 de maio de 2014

Comemorando a Páscoa no EDI Francisco José de Moraes

 A Semana Santa do EDI Francisco José de Moraes foi marcada com atividades de cultivo do amor e boa convivência. Confira a seguir.

A nossa páscoa foi realizada com os alunos, educadores e comunidade.

O verdadeiro sentido da páscoa foi conhecido e vivenciado pelos nossos baixinhos da creche e da pré-escola.

Jesus Cristo está vivo entre nós!

Nesta semana tivemos vídeo, edição especial do jornal, coelhinho de verdade, histórias, músicas, desenhos e dramatizações.

Tivemos também broa de milho, suco de uva e chocolate... Sempre lembrando que Páscoa é passagem para um mundo novo!

Aprendemos a repartir e partilhar em um encontro de paz. Ajudar uns aos outros para um mundo melhor.

Uma conquista diária? Ter esperança!!!











Foi assim que a Páscoa aconteceu no EDI 09.18.818 Francisco José de Moraes.









Agradecemos todo o grupo pelo sucesso da Semana Santa no EDI!!!





terça-feira, 6 de maio de 2014

EDI Francisco José de Moraes: 61 anos de tragetória





No dia 15/03/2014 Realizamos a reunião com os Responsáveis, para comemorarmos e celebrarmos os 61 anos de existência da Escola Municipal Francisco José de Moraes, hoje um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) dedicado a alunos de 2 a 5 anos.

Começamos A Reunião, Com A Professora Miriam (Sala De Leitura) Contando A História, “Como Tudo Começou... 1953”. 


"Vivia o casal Francisco José de Moraes Filho e sua esposa Wilza, com preocupação, porque não havia muitas escolas na região. A esposa Wilza teve uma ideia, para melhorar essa região, construção de mais escolas. Vamos doar um terreno. Após este pedido, o marido concordou e doou parte do terreno em que situava sua propriedade para que nele se erguesse uma Unidade Escolar que reverenciasse a figura deste ilustre brasileiro cuja atuação se destacou no setor de tecidos na ocasião. 
Em 09/03/1953 foi inaugurada a Escola Municipal Francisco José de Moraes, com o Curso Primário." 
 

Em seguida, todos fizeram a dobradura da escola. Logo após, conheceram e escutaram o hino do nosso jardim.
Cantamos parabéns, tivemos bolo e exposição de trabalhos realizamos na semana.
  

 




Quem faz aniversário... merece presente!!! E foi assim que tudo começou...










Parabéns grupo e família pelo compromisso e dedicação.
 

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Comemorando a Páscoa na E.M Rainha Vitória

 
 
Durante algumas semana trabalhamos a Páscoa, cujo principal objetivo era o de conhecermos seu significado e seus símbolos para vivenciarmos seu verdadeiro sentido ; desenvolvemos a criatividade e a socialização, trabalhando com músicas, dramatização, produção de texto, etc.
 

 
 
 
 
 
 
 
Nossa celebração de Páscoa foi realizada no dia16 de abril, com a presença de alunos, professores e funcionários.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 Nesta culminância, os alunos da Educação Infantil e 5º ano apresentaram um Jogral, os demais cantaram "Entra na Minha Casa" e "Oração pela família", alguns alunos deram uma demonstração de atividades desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto e levaram para casa, todos levaram  lembrancinhas oferecidas pelos professores.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Por: Dione Ribeiro e Andrea Lino