Referência no tratamento de portadores de lábios leporinos,
unidade cria serviço para agilizar diagnóstico
19/09/2012
» Autor: Marco Antonio Costa / Fotos: Pedro Curi
- As crianças portadoras dessa condição, em grande parte, apresentam problemas auditivos. A rapidez no diagnóstico é muito importante. Após o exame, agilizamos o encaminhamento de nossos pacientes para a consulta médica necessária ou até mesmo para a cirurgia – explicou a doutora Marilene Dutra, responsável pelo Polo de Audiologia, enquanto examinava a menina Manuela, de cinco meses, levada pela mãe Beatriz Souza.
E não era só a mãe de Manuela que apresentava tranquilidade pelo atendimento recebido pela filha no Loreto. A boneca de pano Ritinha conseguiu tirar todos os temores da pequena Isabely Rocha, de 8 anos, que se prepara para uma cirurgia de amígdalas. A façanha se deu através da Técnica dos Bonecos Terapêuticos da doutora Lucy Afonso, que se realiza todas as segundas-feiras, na parte da manhã. Após o teatrinho didático, onde se explica desde o ‘sapatinho mágico’ colocado na sala de cirurgia, passando pela anestesia e procedimentos pós-operatórios, as crianças têm a oportunidade de ‘operar’ os bonecos, aplicando tudo o que aprenderam durante a encenação.
Aberto à população, de segunda a sexta-feira, na Estrada do Caricó, 26, a partir das 8 horas, a unidade recebe crianças fissuradas com dias de vida, mesmo sem marcação de consulta, que contarão com toda a assistência gratuita até a vida adulta. Para os bebês, um dos primeiros procedimentos é a colocação de uma prótese bucal, para auxílio durante a alimentação. O atendimento em outras especialidades, como remoção das amígdalas, adenoide, fimose e hérnia, por exemplo, são feitos através de marcação de consultas pelos telefones 2465-5000 ou 33930037.
- Procuramos o hospital em junho e tudo correu muito bem. Após duas consultas e realização de exames, nosso filho já está com a cirurgia marcada, contou Amanda.
Novo equipamento de alta definição
O hospital é o único no estado a oferecer a ‘prótese da fala’, aparelho fonoaudiológico implantado quando a cirurgia não é suficiente. Antes, essa prótese era oferecida somente no Centro de Reabilitação de Bauru, em São Paulo. Além disso, o Loreto está para adquirir, ainda este ano, novo equipamento que vai permitir exames de alta definição em bebês, conforme adiantou a diretora da unidade, doutora Fátima Brandão.
Reconhecido desde 2001 pelo Ministério da Saúde como hospital de referência no tratamento da fissura labiopalatal, o Loreto conta com ambulatório multidisciplinar, com as especialidades de pediatria, cirurgia pediátrica, plástica e otorrinolaringológica, hematologia, dermatologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, odontologia/ortodontia e cirurgia buco-maxilo-facial. No total, são cerca de 1.300 cirurgias por ano, incluindo a correção de fissuras, cirurgias otorrinolaringológicas e cirurgias gerais pediátricas.
Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário