Comunidade com um dos menores índices de Desenvolvimento Humano
da cidade recebe espaço multiuso com opções de cursos, pesquisas e lazer
03/02/2013
» Autor: Juliana Romar / Fotos: Raphael Lima
Paes estava acompanhado do vice-prefeito, Adilson Pires; do secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho; e do presidente da Riourbe, Armando Queiroga.
- Queremos uma cidade mais justa e integrada, e esse espaço significa a possibilidade das pessoas mais carentes terem acesso à tecnologia. O nome “Nave” é justamente para mostrar que todos devem sempre sonhar, voar alto, sem limites, para terem uma vida melhor – explicou o prefeito aos moradores.
O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, explicou a proposta da Nave do Conhecimento:
- Essa nave vai oferecer oficinas e cursos, dando a oportunidade de educação e formação profissional para a maioria dos jovens.
O “Rio Digital 15 Minutos” é uma ampliação do projeto “Praças e Naves do Conhecimento”, coordenado pela Secretaria municipal de Ciência e Tecnologia (SECT). Até 2016, serão mais 40 unidades, o que garantirá à população carioca a inserção ao mundo digital por meio do acesso à informação e às inovações tecnológicas.
Elisa do Nascimento, viúva de Abdias do Nascimento, que faleceu no Rio de Janeiro em 2011, e foi escritor, poeta, ator, escultor, político e ativista social, agradeceu a homenagem da prefeitura:
- O Abdias lutava pela igualdade racial a favor de todos e queria levar e mostrar ao mundo como os povos negros produziram cultura e conhecimento. Continuo a luta do meu marido e fico muito feliz com a homenagem, pois batizar essa Nave do Conhecimento com seu nome traz à tona sua proposta de ação política – agradeceu a viúva, que ainda presenteou a nave com dois dvd’s com histórias de Abdias para serem transmitidos no cinema ao ar livre.
A nave da Vila Aliança vai atuar em rede com as de Santa Cruz, a do Parque Madureira, a de Irajá, a da Penha e às Praças do Conhecimento de Padre Miguel, de Nova Brasília (Complexo do Alemão), e a do Bairro Carioca, em Triagem, integrando a cidade através da tecnologia. Todos estes espaços funcionam em interação pedagógica e cultural com as escolas da região, atuando como um complemento às atividades extracurriculares desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação. Também melhoram a comunicação entre a comunidade e os serviços públicos prestados no local.
Fonte: Portal da Prefeitura do rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário