quinta-feira, 17 de março de 2011

9ª CRE dá um show na Avenida.





A SME-RJ desenvolve ao longo do ano letivo, nas escolas do Município do Rio de Janeiro, o Projeto Escola de Bamba. Consiste de um conjunto de ações de caráter pedagógico e técnico que se constitui na formação de uma Escola de Samba Mirim genuinamente pública municipal. Durante o carnaval, esta Escola de Samba Mirim, que conta com alunos de diversas escolas municipais, desfila na abertura oficial do Carnaval Carioca - é a Corações Unidos do CIEP.

A Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP começou o seu desfile por volta das 19h desta sexta-feira (4), na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, debaixo de chuva fraca. No entanto, o mau tempo não desanimou os 2,5 mil componentes que levaram para a Avenida o enredo “Domingo”, desenvolvido por uma Comissão de Carnaval Mirim.

A 9ª CRE teve a participação das escolas: E.M. Gilberto Bento da Silva, E.M. Gastão Penalva, E.M. Amazonas, E.M. Antonia Vargas Cuqueijo e E.M. Helton Velloso; que com muita animação levou para a Avenida uma alegria contagiante.

 Segundo os professores, das escolas participantes, este projeto tem um aspecto pedagógico, pois, ele inicia no meio do ano anterior, onde são mostradas todas as etapas da formação de uma escola de samba, desde a escolha do enredo, do samba enredo, as alegorias e adereços, fantasias, a escolha da rainha da bateria, mestre sala e porta bandeira e etc. No aspecto cultural é uma maneira de afirmar o samba como cultura brasileira, uma vez que nossas crianças sofrem tantas influências de culturas externas. Esse trabalho vem mostrar inclusive o Rio de Janeiro como o berço do samba. Outro aspecto importante a se destacar é que este projeto vem ajudando a recuperar alunos com problemas de comportamento, onde os mesmos conseguem através deste projeto construir uma identidade, tornando-se crianças mais compromissadas e com um melhor desempenho, mudando seu aspecto em relação a escola e aos colegas. As crianças através desta experiência conseguem extravasar todas as suas expectativas e sonhos, fazendo com isso que eles se vejam como personagens e até heróis,  que aplaudidos por todos, naquele momento vivem seus sonhos.

Agradecemos especialmente a Secretária Municipal de Educação na extensividade das professoras Nazareth e Marilene (presidente da Escola de Samba), pela paixão com que elas desenvolvem este projeto e a visão ampla na melhoria destes alunos e na sua formação cidadã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário