quinta-feira, 29 de março de 2012

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DA ABERTURA DO FÓRUM DE POLÍTICA PÚBLICA LATINO-AMERICANA





A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, participou nesta quarta-feira (dia 28), da Cerimônia de Abertura do Fórum de Política Pública Latino-Americana sobre Recursos Educacionais Abertos (REA), na Universidade Gama Filho, no Centro, que será realizado também nesta quinta-feira (dia 29). No evento, organizado pela Unesco em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a secretária Claudia Costin e o subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais, Rafael Parente, apresentaram a Educopédia, uma plataforma de aulas digitais online que é utilizada pelas escolas da Prefeitura do Rio.






A ferramenta, criada pela Secretaria Municipal de Educação em 2010, oferece material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos, com o objetivo de tornar o ensino mais atraente e mobilizador para crianças e adolescentes, além de instrumentalizar o professor. Além disso, a Educopédia também pode ser utilizada como mais uma alternativa para o reforço escolar e para os alunos que faltaram às aulas ou que não compreenderam o conteúdo ensinado. A ferramenta pode ser acessada de qualquer computador com conexão à internet pelo endereço eletrônico www.educopedia.com.br



 RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) consistem em diversos tipos de materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa, sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, o que dá direito legal aos usuários de usar, copiar e redistribuir gratuitamente. Os REA são reconhecidos pela UNESCO como uma oportunidade estratégica de melhorar a qualidade da educação, bem como facilitar o diálogo político, o compartilhamento de conhecimento e a capacitação.
Em 2001, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciou a publicação de quase todos os seus cursos on-line, acessíveis ao público. Com o número crescente de instituições que oferecem materiais educacionais de forma gratuita ou aberta ao público, a UNESCO organizou, em 2002, o primeiro fórum global sobre recursos educacionais de livre acesso, quando se adotou a expressão “recursos educacionais abertos".
Com o apoio da Fundação Hewlett, a UNESCO estabeleceu em 2005 um wiki mundial comunitário sobre recursos educacionais abertos, para trocar informações e trabalhar em colaboração sobre questões relacionadas com a produção e utilização de recursos educacionais abertos.A UNESCO está desenvolvendo uma nova plataforma inovadora de recursos educacionais abertos, que incluirá uma seleção de publicações da Organização de livre acesso e permitirá às comunidades – incluindo professores, alunos e profissionais da educação – que as utilizem, copiem, adaptem e partilhem livremente.


Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=2698786




Nenhum comentário:

Postar um comentário