segunda-feira, 23 de setembro de 2013

UM PASSEIO PELO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL, AGORA EM LIVRO!



Estará sendo lançado no dia 7 de outubro, às 12h30m, o livro “Museu Histórico Nacional”, que traça um paralelo entre a história do Brasil e trajetória institucional do próprio museu. Com texto de Eduardo Junqueira e fotografias de José Caldas, o livro traz, ainda, crônicas de Ana Arruda Callado, José Luiz Alquéres, Laurentino Gomes e Mary Del Priore, além do francês Dominique Poulot. Lançamento no próprio Museu.

O livro está dividido em três blocos temáticos. O primeiro apresenta ensaio fotográfico sobre a arquitetura do conjunto que abriga o Museu Histórico Nacional, um dos mais significativos da cidade do Rio de Janeiro, remontando à Fortaleza de Santiago, construída no século XVII. Detalhes do Antigo Arsenal de Guerra, da Casa do Trem e do Pavilhão das Grandes Indústrias da Exposição do Centenário da Independência de 1922, que geralmente passam desapercebidos, ganham destaque na obra. O segundo bloco aborda o surgimento do primeiro museu de história do Brasil voltado à instrução pública e as relações entre museu e sociedade. Criado em 1922 por decreto do então Presidente Epitácio Pessoa, o MHN consolidou-se ao longo de noventa anos como o mais importante museu de historia brasileiro, detendo sob sua guarda 80% de todo o patrimônio museológico pertencente ao Instituto Brasileiro de Museus/Ministério da Cultura. O último bloco ressalta, em belas fotos, peças importantes do acervo do museu que auxiliam na compreensão da história nacional.

Editado pelo Museu Histórico Nacional e Editora Olhares, com formato de 23 X 30 cm, 300 páginas, capa dura, fotos atuais e do acervo do MHN, o livro estará à venda naLoja do Museu Histórico Nacional e nas principais livrarias do país.

Valor unitário: RS 100,00. Valor promocional no dia do lançamento: R$ 70,00.
ISBN: 978-85-62114-27-4.

Museu Histórico Nacional

Praça Marechal Âncora, s/nº

Próximo à Praça XV

www.museuhistoriconacional.com.br

mhn.comunicacao@museus.gov.br

Telefone: 21-25509220



Nenhum comentário:

Postar um comentário