sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dia do Brincar na EM Rainha Vitória



"Sobe, desce, pula, salta...   
E o aprendizado nunca acaba!!!
Permitir que a criança explore o ambiente ao seu redor é fundamental para o seu desenvolvimento."

Assim começa a postagem da escola em seu blog. Faça uma visita clicando aqui e confira as atividades e fotos deste dia!


O Dia Mundial do Brincar foi instituído pela Unesco-ONU na Conferência Internacional de Brinquedotecas, em 28 de maio de 1999, para chamar a atenção dos adultos para esse direito e dever das crianças que é o de brincar! Em vários países essa data e levado a sério por reconhecerem que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das crianças. Por isso, a importância de lugares como as brinquedotecas que oferecem espaços e diversão. 

Infelizmente, esse direito de brincar não tem sido assegurado em nossa sociedade moderna por vários motivos, como: razões econômicas e políticas, falta de espaços nas casas e ruas, violência, consumismo exagerado, falta de tempo, excesso de atividades; são razões pelas quais o brincar está cada vez mais distante da rotina de nossas crianças.

Não, não estou falando de brincar de adulto com celulares, fazer compras no shopping, videogames ou computadores, ou melhor, no tablet. Estou me referindo em brincar de roda, fazer castelos na areia, jogar bola, queima, esconde-esconde, pega-pega, pular corda e tantas outras brincadeiras que fazem parte do imaginário afetivo de tantos adultos e que estão cada vez mais em extinção, mas que são lembranças de boas alegrias. O que se espera nessa data, portanto, é que os adultos e a sociedade reflitam, valorizem e estimulem o brincar livre e todos os aspectos positivos que essa atividade promove: desenvolvimento, crescimento, socialização, saúde, cooperação, inclusão, amizade, valores, regras e tantos outros mais...


Que o futuro seja com essa data cada vez mais festejada e valorizada e parabéns a quem se dedica e trabalha com o brincar como professores e brinquedista. Sabe-se hoje que crianças que tiveram na infância a oportunidade de brincar livremente, criativamente, ela será um melhor adulto no futuro e não é isso que desejamos de nossas crianças? E então, é preciso brincar... Brincar livremente, seriamente, profundamente, vamos investir mais no brincar, em mais brinquedotecas, em mais espaços e mais tempos! Viva o Brincar! 

Fonte: JCNET

Leia também um artigo sobre o dia de brincar na página Aliança pela Infância e entenda um pouco mais sobre este dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário