domingo, 30 de dezembro de 2012

FELIZ ANO NOVO


A 9ª Coordenadoria Regional de Educação deseja a todos um FELIZ ANO NOVO!!




Carlos Drummondde Andrade
Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.



sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Confraternização da Equipe da 9ª CRE



No dia 19 de dezembro realizamos o almoço de confraternização das equipes da 9ª CRE. Foram momentos de muita descontração, integração e alegria, fazendo com que renovássemos os laços de amizade. 


























FELIZ NATAL e UM ANO NOVO DE MUITAS ALEGRIAS!




Transparência, Trabalho em Equipe e Valorização do Professor, essa é a 9ª CRE


A 9ª Coordenadoria Regional de Educação tem como objetivo acompanhar e orientar os Gestores das Unidades Administrativas no desempenho de suas ações, incentivando a adequação e execução destas, a fim de garantir os princípios básicos de Transparência, Trabalho em Equipe e Valorização do Professor e atender às demandas administrativas, comunitárias e pedagógicas das Unidades, promovendo, assim, a satisfação da comunidade escolar no que se refere ao aprendizado de qualidade do aluno, traduzido em metas alcançadas.



A E/SUBE/9ª Coordenadoria Regional de Educação está localizada à Rua Amaral Costa, 140 em Campo Grande. Conta com o empenho de 150 servidores, reunidos por equipe e distribuídos pelos seus diferentes setores: Assessorias, Gerência de Administração, Gerência de Educação, Gerência de Infraestrutura, Gerência de Recursos Humanos, Protocolo e Ouvidoria.




Equipe do Gabinete:
Coordenador José Mauro (centro) e a partir da esquerda, Rita, Beth Eugênio, Suely Bouças (Assessora de Gabinete), Sandra Maria Jardim (Assessora Adjunta), Sandra, Marli (ouvidora) e Marlene



Equipe de Assessoria do Gabinete:
Suely Bouças (Assessora de Gabinete), Célia, Mara, Linda Luiza, Adriana, Rogério, Magaly, Elisa, Teresinha, Vilma, Helena, Simone, Luciana e Mª de Fátima.



Equipe da Gerência de Administração:
Anita Quintanilha (Gerente de Administração), Rosilene, Jaciara, Teresa Cristina, Elisabete, Maria Cristina, Fátima, Mariza, Nilza, Delma, Fátima Reis, Olívia, Márcia, Selma, Sandra, Solange, Shirley, Mônica, Rosa, Josiléa, Fabio, Andréa, Gilmar, Sonia, Sueli, Marina.




Equipe da Gerência de Educação:
Rita Simone (Gerente de Educação),Ana Cristina, Alexandre, Mágda, Selma, Washington, Claudia Maria, Ana Maria, Ana Clara, Alessandra, Cecília, Cristina, Cris Maria, Daniele, Dayse, Deusa, Fátima Viana, Josélia, Margarete, Mirian, Natani, Paula Chabudé, Paula, Regina Wysard, Rita Fontainha, Roselane, Sandra Cristine, Terezinha, Andréa, Ana Cláudia, Cláudia, Nair, Celina, Eliene.





Equipe da Gerência de Infraestrutura e Almoxarifado:
Julimar Maia (Gerente de Infraestrutura), Lurdinha, Laura, Vanderlei, Terezinha, Valdicea, Jussara, Joselice, Katia, José Carlos, Iurubatan, Rosane, Julio Cesar, Sidnea, Carlota, Denise de Fatima, Tania, Marcella, Lucia helena, Carla Cristina, Magalona, Denise Ramos.



Equipe da Gerência de Recursos Humanos:
Sheila Bittencourt (Gerente de Recursos Humanos), Roberto, Carlésia, Claudia Chagas, Claudia Azeredo, Ana Cristina, Mariane, Aldecir, Tereza, Leila, Tania, Gilson, Robson, Sueli, Regina, Maria Helena e Vilmar. 



Equipe da Assessoria de Informática
Adriana da Silva (Assistente de Informática), Alexandre, Marcos, Márcia. Técnicos: Thiago, Renan, Alexandre, Renato, Rafael, Leandro, Rosemery, Fabrícia e Phillippe (NetCenter); Julio, Tamara e Estevão (MStech)



Equipe do Protocolo:
Elizabeth Proença (Assistente de Protocolo), Marize, Vania, Luiz Carlos, Sandra, Mara, Ester, Elizabeth, Ana Maria, Sônia, Rosimeire, Rosangêla, Leia.



Ouvidoria
Marli Leta Boaventura


Atualmente conta com 107 escolas, 19 creches, 8 Espaços de Desenvolvimento Infantil, 6 Creches Conveniadas e 5 Unidades de Extensão, sendo um Polo de Educação pelo Trabalho extinto em agosto/2012, perfazendo um total de 138 Unidades Administrativas.





As ações da 9ª CRE são pautadas em três princípios norteadores:

  • Transparência e ousadia na disseminação de uma Educação qualitativa, perpassando pelo fortalecimento dos Gestores das Unidades Escolares como lideranças locais que exercitam ações de parcerias internas e externas; 
  •  Trabalho em Equipe consciente da importância dessa atitude para superação das ações coletivas no estabelecimento da identidade institucional e, dessa forma, impactando com resultados promissores no campo. O conjunto de atitudes auxilia no suporte e orientação quanto aos procedimentos técnicos necessários para que os setores da E/SUBE/9ªCRE e as Unidades Escolares de sua abrangência possam utilizar de forma adequada os dispositivos, ferramentas e programas que utilizem tecnologias da informação e comunicação. 
  •  Valorização do Professor como facilitador das mudanças educacionais. A alma da Educação Pública Municipal da Cidade do Rio de Janeiro tem uma natureza eminentemente pedagógica. Para dar vida e realizar feitos com resultados transformadores, enfocamos a educação de qualidade sob três aspectos: a qualificação dos servidores regentes da Secretaria Municipal de Educação, o desenvolvimento dos processos de aprender e ensinar com êxito e o atingimento das metas de Todos pela Educação.

Desenvolver essas ações exige de cada equipe a atitude de compromisso para atingir as metas propostas; coragem necessária para lidar e perceber em cada desafio as oportunidades de superação e avanços; credibilidade no trabalho coletivo influenciando o campo, dando-lhes a visibilidade das possibilidades de renovar o cotidiano escolar com as realidades recorrentes da Educação Carioca.




Apresentação feita na última Reunião de Gestores em 17/12/2012.



Homenagem da representante do Rioeduca da 9ª CRE as Unidades Escolares que compartilharam suas atividades em nosso Blog a Revolução Acontece em 2012.



Desejamos a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO de muita PAZ e LUZ!




quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

FESTA DE NATAL /2012 PATRIMÓVEL/SME


Há dez anos, a Patrimóvel promove a Chegada de Papai Noel para 1.000 alunos.

Destes, 500 alunos são da E/SUBE/9ª CRE e 500 da E/SUBE/10ª CRE.

E destes 500 alunos, 44 são da E.M. Atenas, que não poderia faltar a esse evento gandioso e tão gratificante para nossos alunos.

O evento aconteceu no Centro Esportivo Miécimo da Silva no dia 17 de dezembro, contando com a presença do Coordenador da 9ª CRE.

Para a chegada do Papai Noel, os alunos entoaram as músicas Bate o Sino, Natal das Crianças, Então é Natal.

A CHEGADA...


A ESPERA...



PROFESSORES RESPONSÁVEIS...



A ANIMAÇÃO...



PAPAI NOEL VEM VINDO...


ELE CHEGOU... 



ABRAÇANDO O BOM VELHINHO....



PARABÉNS A TODOS QUE ORGANIZARAM, PARTICIPARAM E ABRILHANTARAM ESTE MOMENTO!



Cantata de Natal da E. M. Augusto Vasconcellos

Alunos do teatro - Núcleo: "Natal de Jesus"


“Que o natal existe, que ninguém é triste e no mundo há sempre amor...”


Foi com o objetivo de transformar esta frase em realidade que a Equipe Augusto Vasconcelos realizou em seu novo prédio sua primeira Cantata Natalina.


Diretora Geral Claudia Valéria, Coordenadora Rosely,
 Professora Geoconda, Agente Educadora Valdenise e a turma 1301


Quanta emoção nos olhinhos de nossos pequeninos! Os responsáveis vibraram e muitos até choraram...


Os responsáveis atentos enquanto o teatro começava

No mês de novembro as atividades foram desenvolvidas visando ainda mais a construção de valores humanos como o amor, a solidariedade, a esperança e o respeito a vida.


Turma 1201 e professoras Vilma e Marcia Queiroz


Durante os ensaios do teatro e do Coral surgiram inúmeros talentos e a apresentação planejada cresceu muito com o brilho de tantas estrelas. Os alunos se dedicaram bastante e melhoraram o comportamento ao perceber como são importantes e amados por nós e por Deus. A Diretora Adjunta Elisa de Almeida e a funcionária Silvia Neves várias vezes se emocionaram durante os ensaios ao ver os alunos contando com tanto carinho e dedicação. A Coordenadora Rosely Pinheiro, as professoras da Sala de Leitura Aline Morais e Márcia Queiroz e o corpo de professores também ensaiaram e deram todo o apoio para que a atividade acontecesse com tanto sucesso. As Agentes Educadoras Bruna e Valdenise e a Secretária Escolar Denanci se envolveram em todo a processo da apresentação e foram de grande importância para que tudo corresse como o planejado.


Turma 1101 e Professoras Sara e Aline Morais


Todos os funcionários, direta ou indiretamente participaram para que este dia fosse inesquecível para o grupo presente, o que deixou a diretora Claudia Valeria rindo a toa com tanta beleza.

Alunos do teatro com a funcionária Silvia Neves e a Diretora Adjunta Elisa de Almeida


Foi uma tarde mágica que ficará registrada no coração de todos os alunos, responsáveis e funcionários!

A esperança de um mundo melhor foi estimulada e vivenciada. A fé se fazia sentir!

Turma 1401 com a Agente Educadora Bruna e os professores Ronaldo e Monica


E numa grande corrente de otimismo e fraternidade a Equipe da E M Augusto Vasconcelos deseja a todos: 


“Um Feliz Natal e que o menino Jesus renasça em nossos corações em todos os dias do ano que se inicia!”


Alunos do teatro - Núcleos: "O que é Natal?" e "Natal de Jesus"




O texto e as imagens foram enviados carinhosamente pela diretora Claudia valéria e equipe da E. M. Augusto Vasconcelos.



9ª CRE no ExpoPEJA 2012

Prefeitura do Rio realiza a ExpoPEJA e incentiva jovens e adultos a estudar

Evento reúne anualmente milhares de estudantes da rede municipal para atividades artísticas e culturais

Autor: Flávia David / Fotos: Eliane Carvalho e Mariza Almeida


Foto: Mariza AlmeidaPromover a integração entre seus alunos, das mais variadas idades, e incentivá-los continuar estudando. Estes são os principais objetivos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), que anualmente, sempre no mês de novembro, realiza o evento “ExpoPEJA”, que reúne milhares de alunos e profissionais de Educação.

Durante todo o dia de hoje, dia 30, cerca de 1.500 estudantes irão se revezar no palco montado na área externa do Centro Administrativo São Sebastião (sede da prefeitura) com apresentações de dança, música e poesia. Além disso, os visitantes poderão prestigiar os trabalhos dos alunos nos estandes montados pelas dez CRE’s (Coordenadorias Regionais de Educação) e por representantes do Centro Municipal de Jovens e Adultos (CREJA) e do ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens).

O ExpoPEJA foi aberto na manhã de hoje pela Orquestra de Vozes Meninos do Rio, considerado o maior coral escolar do Rio de Janeiro, formado por alunos da rede municipal de ensino. O grupo interpretou sucessos da música brasileira e canções de Natal. Em seguida, os estudantes Auta Maria Roque Giglio, de 83 anos, e Adailton Carvalho da Silva, de 20, vencedores do projeto “100 anos Luiz Gonzaga”, encantaram o público lendo versos de literatura de cordel.

Foto: Eliane CarvalhoAluna da Escola Municipal Frederico Trotta, na Barra da Tijuca, Auta Maria disse estar encantada com o evento:

- Estou adorando participar de um evento em que todos os alunos se integram. Gosto muito de cantar e dançar, e de escrever poesias também - disse a animada senhora, ao lado de Adailton, que também falou sobre a importância do PEJA em sua vida:

- Voltei a estudar agora, após um longo tempo parado. O programa é de grande importância para que as pessoas se motivem a estudar. E participar desse evento também é um grande incentivo - concluiu Adailton.

Vale ressaltar que, diante de um momento em que se discute a questão da sustentabilidade em todo o mundo, o material utilizado na montagem da estrutura do ExpoPEJA, bem como os trabalhos apresentados, são reciclados.
 

O PEJA:

Segundo a gerente de Educação de Jovens e Adultos, Flora Prata, o PEJA atende hoje a cerca de 35 mil alunos com, no mínimo, 15 anos completos, e não há limite de idade. O programa é voltado aos interessados em completar os estudos referentes ao Ensino Fundamental.
 
Para enfrentar o desafio de escolarizar jovens socialmente excluídos, a Secretaria Municipal de Educação vem construindo, em parceria com seus professores, ações voltadas para a fortificação de uma política de educação de jovens e adultos pautada nos eixos de aumento de escolaridade, educação permanente e inclusão no mundo do trabalho, aspectos fundamentais para o exercício pleno da cidadania.






A 9ª Coordenadoria Regional de Educação esteve presente neste evento com trabalhos das Unidades Escolares que atuaram com PEJA em 2012:

  • E/SUBE/9ªCRE/EM 09.18.027 Rubens de Farias Neves;
  • E/SUBE/9ªCRE/EM 09.18.033 Professor Gilberto Bento da Silva;
  • E/SUBE/9ªCRE/EM 09.18.041 Antonia Vargas Cuquejo;
  • E/SUBE/9ªCRE/EM 09.18.086 Professor Fábio César Pacífico;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.201 Eng. Wagner Gaspar Emery;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.203 Clementina de Jesus;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.205 Claudio Manoel da Costa;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.505 Anita Malfatti;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.506 Raymundo Ottoni de Castro Maya;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.508 Drº Erneto (Che) Guevara;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.510 Armindo Doutel de Andrade;





Veja todas as imagens no slide abaixo:

DO - Recesso Escolar de Dezembro



DIÁRIO OFICIAL de 20 de dezembro de 2012

DECRETO Nº 36631 DE 19 DE DEZEMBRO DE 2012.
Dispõe sobre o expediente nas Escolas, Creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETA:

Art. 1° As Escolas, Creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino não terão expediente, permanecendo fechadas, no período de 26 de dezembro de 2012 a 4 de janeiro de 2013.

Parágrafo Único. Para os Profissionais de Educação, lotados nas Unidades Escolares, que não estiverem em gozo de férias, este período será considerado Recesso Escolar.

Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2012; 448º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES




HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO - Janeiro 2013

Segue informação abaixo para ciência e ampla divulgação:

1- O horário de funcionamento para todas as escolas, creches e EDI, no período de 07/01/2013 a 31/01/2013 será de 8 h às 13 h.

1.1- Excetuam-se dessa orientação as unidades que atendem ao PROJOVEM, pois a partir de 21/01/2013 iniciarão suas aulas. Essas unidades funcionarão, de 8h às 13h, de 07/01/2013 a 18/01/2013. Após essa data, funcionamento normal.

É muito importante que em todas as escolas, creches e EDI, esteja em local bem visível, o horário de funcionamento do período, para ciência dos responsáveis que irão efetuar a confirmação de matrícula, entre outros assuntos, não fiquem sem atendimento!

2- Sede da E/SUBE/CRE: de 8h às 16h.

3- Nível Central: de 8h às 19h.


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ALUNO DO PROJETO GIBI DA BARÃO É DESTAQUE NO BASQUETE DO FLUMINENSE


Jose Matheus e o Troféu conquistado pela equipe

Apontado como promessa para o Basquete do Brasil, José Matteus de 11 anos, já recebeu proposta para jogar nos principais clubes do Rio de Janeiro. Revelado no Projeto Gibi da E. M. Barão de Santa Margarida, ele vai continuar se aperfeiçoando em busca do seu sonho.



Jose Matheus e sua equipe vice campeã


Há um ano atrás o aluno José Matheus do Projeto Gibi da Escola Municipal Barão de Santa Margarida ingressava no Fluminense para praticar basquete. Um ano depois ele conquistou o Vice-campeonato Estadual da Categoria Sub13 sendo titular absoluto de sua equipe e um dos destaques.



Jose Matheus e prof. Sergio Alan


Fui assistir à partida final contra o Tijuca e fiquei impressionado com a evolução do aluno. Sua mãe me disse que ele está mais responsável e está bem na escola, continua na Barão apesar de propostas de bolsa para dois colégios da zona sul, já disputou dois torneios fora do Rio sendo um deles no RS.

Professor Sergio Alan da E. M. Barão de Stª Margarida





quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

100º Aniversário de Luiz Gonzaga



Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais. Mas foi exatamente aí que ouviu um cabra lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante nordeste. Pensando nisso compôs dois chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe". Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941) resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música “ Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio. Isso abriu caminho para que pudesse vir a ser contratado pela emissora Nacional.

No decorrer destes vários anos, Luiz Gonzaga foi simbolizando o que melhor se tem da música nordestina. Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela a sanfona e pelo chapéu de couro. Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz.

Nos seus vários anos de carreira nunca perdeu o prestígio, apesar de ter se distanciado do palco várias vezes. Os modismos e os novos ritmos desviaram a atenção do público, mas o velho Lua nunca teve seu brilho diminuído. Quando morreu em 1989 tinha uma carreira consolidada e reconhecida. Ganhou o prêmio Shell de Música Popular em 87 e tocou em Paris em 85. Seu som agreste atravessou barreiras e foi reconhecido e apreciado pelo povo e pela mídia. Mesmo tocando sanfona, instrumento tão pouco ilustre. Mesmo se vestindo como nodestino típico (como alguns o descreviam: roupas de bandido de Lampião). Talvez por isso tudo tenha chegado onde chegou. Era a representação da alma de um povo...era a alma do nordeste cantando sua história...E ele fez isso com simplicidade e dignidade. A música brasileira só tem que agradecer...



Fonte: MPB net

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Projeto Botinho 2013


Jovens e crianças entre 7 e 17 anos que querem aprender a nadar como golfinhos, baleias e tubarões, avisem aos papais: as inscrições para participar do Projeto Botinho 2013, promovido pelo Corpo de Bombeiros, começaram nesta segunda-feira (10/12). São 10 mil vagas para participar da Colônia de Férias na praia. As atividades começam dia 7 de janeiro do ano que vem.

As vagas são distribuídas de acordo com a demanda da região onde será realizado o projeto. Responsáveis pelos menores que morem nas regiões dos 1º GMAR (Botafogo), 2º GMAR (Barra da Tijuca), 3º GMAR (Copacabana), 4º GMAR (Itaipu) deverão realizar as inscrições pela internet no site www.cbmerj.rj.gov.br. 

O Projeto Botinho ocorre sempre em janeiro nas praias de todo estado. Os participantes são divididos em três turmas: 

Golfinho, de 7 a 11 anos, 
Moby Dick, de 11 a 14 anos, e 
Tubarão, de 15 a 17 anos. 

Durante quatro semanas, os alunos recebem noções de preservação do meio ambiente, cuidados com riscos de afogamento, aprendem a se comportar em situação de correnteza ou queda numa vala, têm noções de primeiros socorros e orientações quanto às condições do mar.

Texto indicado pela professora Márcia Rodrigues no Facebook

Fonte: Botinho