quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

9ª CRE no ExpoPEJA 2012

Prefeitura do Rio realiza a ExpoPEJA e incentiva jovens e adultos a estudar

Evento reúne anualmente milhares de estudantes da rede municipal para atividades artísticas e culturais

Autor: Flávia David / Fotos: Eliane Carvalho e Mariza Almeida


Foto: Mariza AlmeidaPromover a integração entre seus alunos, das mais variadas idades, e incentivá-los continuar estudando. Estes são os principais objetivos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), que anualmente, sempre no mês de novembro, realiza o evento “ExpoPEJA”, que reúne milhares de alunos e profissionais de Educação.

Durante todo o dia de hoje, dia 30, cerca de 1.500 estudantes irão se revezar no palco montado na área externa do Centro Administrativo São Sebastião (sede da prefeitura) com apresentações de dança, música e poesia. Além disso, os visitantes poderão prestigiar os trabalhos dos alunos nos estandes montados pelas dez CRE’s (Coordenadorias Regionais de Educação) e por representantes do Centro Municipal de Jovens e Adultos (CREJA) e do ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens).

O ExpoPEJA foi aberto na manhã de hoje pela Orquestra de Vozes Meninos do Rio, considerado o maior coral escolar do Rio de Janeiro, formado por alunos da rede municipal de ensino. O grupo interpretou sucessos da música brasileira e canções de Natal. Em seguida, os estudantes Auta Maria Roque Giglio, de 83 anos, e Adailton Carvalho da Silva, de 20, vencedores do projeto “100 anos Luiz Gonzaga”, encantaram o público lendo versos de literatura de cordel.

Foto: Eliane CarvalhoAluna da Escola Municipal Frederico Trotta, na Barra da Tijuca, Auta Maria disse estar encantada com o evento:

- Estou adorando participar de um evento em que todos os alunos se integram. Gosto muito de cantar e dançar, e de escrever poesias também - disse a animada senhora, ao lado de Adailton, que também falou sobre a importância do PEJA em sua vida:

- Voltei a estudar agora, após um longo tempo parado. O programa é de grande importância para que as pessoas se motivem a estudar. E participar desse evento também é um grande incentivo - concluiu Adailton.

Vale ressaltar que, diante de um momento em que se discute a questão da sustentabilidade em todo o mundo, o material utilizado na montagem da estrutura do ExpoPEJA, bem como os trabalhos apresentados, são reciclados.
 

O PEJA:

Segundo a gerente de Educação de Jovens e Adultos, Flora Prata, o PEJA atende hoje a cerca de 35 mil alunos com, no mínimo, 15 anos completos, e não há limite de idade. O programa é voltado aos interessados em completar os estudos referentes ao Ensino Fundamental.
 
Para enfrentar o desafio de escolarizar jovens socialmente excluídos, a Secretaria Municipal de Educação vem construindo, em parceria com seus professores, ações voltadas para a fortificação de uma política de educação de jovens e adultos pautada nos eixos de aumento de escolaridade, educação permanente e inclusão no mundo do trabalho, aspectos fundamentais para o exercício pleno da cidadania.






A 9ª Coordenadoria Regional de Educação esteve presente neste evento com trabalhos das Unidades Escolares que atuaram com PEJA em 2012:

  • E/SUBE/9ªCRE/EM 09.18.027 Rubens de Farias Neves;
  • E/SUBE/9ªCRE/EM 09.18.033 Professor Gilberto Bento da Silva;
  • E/SUBE/9ªCRE/EM 09.18.041 Antonia Vargas Cuquejo;
  • E/SUBE/9ªCRE/EM 09.18.086 Professor Fábio César Pacífico;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.201 Eng. Wagner Gaspar Emery;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.203 Clementina de Jesus;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.205 Claudio Manoel da Costa;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.505 Anita Malfatti;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.506 Raymundo Ottoni de Castro Maya;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.508 Drº Erneto (Che) Guevara;
  • E/SUBE/9ªCRE/CIEP 09.18.510 Armindo Doutel de Andrade;





Veja todas as imagens no slide abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário