Neurociências,
Aprendizagem e Educação
O que é
Neuroeducação?
Neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência,
psicologia e educação para criar melhores métodos de ensino e
currículos.
As
pesquisas e iniciativas de neuroeducação têm crescido muito no mundo, nos
últimos anos, e tenta usar descobertas sobre aprendizagem, memória, linguagem e
outras áreas da neurociência cognitiva para informar os educadores sobre as
melhores estratégias de ensino e aprendizagem. Cada vez mais, os professores
querem e precisam saber sobre como os seus alunos aprendem e memorizam as
informações ensinadas. Os neurocientistas, por outro lado, querem saber
como essas indagações dos professores podem sugerir novas pesquisas em
neurociência.
Outra
linha de abordagem em neuroeducação é compreender quais e como os distúrbios e
doenças nervosas e mentais podem afetar o aprendizado dos alunos. e como os
professores podem colaborar com outros profissionais para ajudar a identificar
problemas em sala de aula, de modo a enfrentá-los com novos métodos de educação
especial para a inclusão social dos seus alunos
afetados.
Assim, a
neuroeducação engloba o estudo de doenças comuns ou raras, tais
como:
- Dislexia
- Discalculia
- Gagueira
- Desordem de atenção e hiperatividade
- Disfunção cerebral mínima
- Retardamento mental
- Disfunções no desenvolvimento
- Dificuldades de aprendizagem
- Deficiências da visão e audição
- Lesão cerebral
- Dispraxia
- Doenças mentais como depressão, ansiedade, etc
- Doenças sistêmicas com comprometimento cognitivo, como anemia, mixedema, desnutrição e outros
(fonte:
wikipédia)
PALESTRANTES:
Programação
26/05/2012
"Psicomotricidade"
Fátima Alves
-
Fonoaudióloga, Psicomotricista titulada pela SBP,
Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Sócia-Titular da ABP, Docente dos cursos de
pós-graduação da AVM Faculdade Integrada, Docente conteudista do curso de
pós-graduação e do curso de Graduação da AVM Faculdade Integrada, Mestre em
Estudos de Ciências da Saúde e do Ambiente, Presidente da ABP, gestão 2008/2010.
Membro da Comissão Científica da ABP, gestão 2011/2013. Conselheira da ABP,
Autora de livros: "Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção", "Para entender
Síndrome de Down", "Inclusão - Muitos Olhares, Vários
Caminhos E Um Grande Desafio" e "Como aplicar a
Psicomotricidade.
"Mentes que
aprendem"
(Uma nova
proposta de modus operandi para a área educacional com
foco na Prontidão para a Aprendizagem como meio de solucionar as dificuldades
que giram em torno do aprender do estudante, atuando como alicerce pedagógico
fundamental na busca não somente de maior
equidade educacional, como de substratos no implemento de reformas no ensino que
garantam a qualificação e o aprendizado do aluno em sua totalidade.
)
Cândida Maria de Cavalcanti
Soares -
Formada em Educação Física e Língua Portuguesa,
pós-graduada em Jogos Cooperativos e em Neuroeducação, e coautora de 4 livros:
Virando o Jogo da Educacão - Moral e Ética em ação na escola; Dificuldades de
Aprendizagem têm solução; Um Salto Quântico para a Genialidade - Todos nascem
para se tornarem geniais; Mentes que Aprendem - Um ensaio sobre a prontidão para
a aprendizagem. Faz parte do quadro de pesquisadores do Instituto de Pesquisas
em Neuroeducação e atua como neuroeducadora, junto a alunos que apresentam
dificuldades escolares de aprendizagem.
"TDAH"
Célia Regina Carvalho
Machado da Costa –
Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1977) , graduação em
Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (1976) , especialização em
Especialização Em Neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
(2002) , especialização em Especialozação Em Psicologia Clínica pelo Centro de
Psicologia Social (1981) e curso-tecnico-profissionalizante pelo Colégio Eduardo
Guimarães Especialização Em Educação Especial (1991) . Atualmente é tese de
mestrado do Nucleo Evoluir e Psicóloga da Casa de Saúde Santa Mônica. Tem
experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento
Humano. Colaboradora
nos livros "Neuroeducação - Neurociências e desenvolvimento cognitivo" e
"Neuroeducação - Necessidades educacionais especiais".
"Aprendizagem através da internet: Redes
Sociais"
Raphaella Marques
-
Graduada em História (UGF), especialista em História do
Brasil (UCAM), Gestão Educacional (UCB), Docência Superior (AVM) e cursando a
pós Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF).
Professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Coordenadora
do programa Educopédia da SME-RJ , Curadora de Conteúdos das redes sociais da
Educopédia e Moderadora do blog do programa. Atua na área de Informática
Educacional desde 2003, tem experiência como produtora de material digital e
projetos pedagógicos vinculados à informática educacional, consultora e oferece
treinamentos em escolas particulares do RJ. Professora Blogueira premiada em 3º
lugar no Troféu Rioeduca na categoria blog de professora promovido pela SME-RJ
em 2011.
Programação
02/06/2012
"Neurociências"
Marta Pires Relvas
- Bióloga,
Neurobióloga, Psicopedagoga, Psicanalista, Pós Graduada em Anatomia Humana,
Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino
Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem e Membro
Associada da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Mentora e
Professora do Curso de Pós Graduação de Neurociência Pedagógica da Faculdade
Integrada AVM-UCAM/RJ, ministrado as disciplinas de Neurociência da Anatomia e
Fisiologia Cognitiva e Emocional, e Neurociência e Educação. Autora dos Livros:
"Fundamentos Biológicos da Educação – desenvolvendo inteligência e afetividade
na aprendizagem", "Neurociência e os Transtornos da Aprendizagem", "Neurociência
e Educação: Gêneros e potencialidades na sala de aula" e Co-autora dos livros:
Neuropsicologia e Aprendizagem para Viver Melhor - Editora Científica; Luiza
Elena Ribeiro do Valle, Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – editora
Tecmedd,SP. Neuropsiquiatria Infância e Adolescência - Abordagem
Multidiscpilinar de problemas na clínica, na família e na escola. Org. Eduardo
L. Ribeiro, editora WAK,RJ. Como Aplicar a Psicomotricidade. Org. Fátima Alves,
editora WAK, RJ. Mídia em DVD – Neurociência e Aprendizagem Escolar – editora
WAK.
"Dislexia"
Renata Mousinho
–
Fonoaudióloga.
Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora e
mestre em Linguística pela UFRJ. Docente da Graduação em Fonoaudiologia da
Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do
Projeto ELO: leitura, escrita e oralidade, da UFRJ. Co-autora do livro
"Dislexia: Novos Temas,
Novas Perspectivas" da Editora Wak.
"Políticas Públicas, Educação e
Sociedade"
Valdelúcia Alves da Costa
- Graduação em
Pedagogia, Universidade de Brasília/UnB, Faculdade de Filosofia de Campos/RJ
(1979), Mestrado em Educação: Educação Especial, Universidade do Estado do Rio
de Janeiro/UERJ (1988), Doutorado em Educação: História e Filosofia da Educação,
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP (2001). Professora Associada
da Universidade Federal Fluminense, atuando na Faculdade de Educação e no
Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Tem experiência na
área de Educação, com ênfase em Educação Especial; Educação Inclusiva; Políticas
Públicas de Educação; Formação de Professores pela Educação e pelo Trabalho;
Preconceito, Indivíduo, Cultura, Família e Escola; atua principalmente com os
seguintes temas: Formação de Professores; Educação Inclusiva; Democratização da
Escola; Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência na perspectiva da Teoria
Crítica da Sociedade. Coordenadora dos Projetos de Pesquisa "Políticas Públicas
de Educação Especial no Estado do Rio de Janeiro: Desafios da inclusão escolar
de alunos com deficiência/CAPES-PROESP"; "Formação de Professores para a
Educação Inclusiva/Programa Nacional de Cooperação Acadêmica UFMA/UFBA/UFF/Novas
Fronteiras/CAPES-PROCAD-NF/UFMA/ UFBA/UFF"; e co-coordenadora do Projeto de
Pesquisa "Observatório Estadual de Educação Especial/RJ: Estudo em Rede sobre as
SRMs nas escolas municipais/OEESP-RJ", sub-projeto do Projeto de Pesquisa
"Observatório Nacional de Educação Especial: Estudo em Rede Nacional sobre as
SRMs nas escolas comuns/ONEESP/CAPES-INEP". Representante no Brasil da Red
Internacional de Investigadores en Inclusión Social y Educativa/UNAM/México.
Colaboradora no livro
"Neuroeducação - A relação entre saúde e educação" da Editora
Wak.
Dias: 26/05 e
02/06/2012
Horário: 08h às 17h
Local: Auditório da ACM - Rua da Lapa, 86 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047
Horário: 08h às 17h
Local: Auditório da ACM - Rua da Lapa, 86 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047
Nenhum comentário:
Postar um comentário