terça-feira, 26 de novembro de 2013

Previ-Rio convoca servidores para cadastramento, pela internet, de CPF dos seus dependentes



O Previ-Rio publicou, no dia 7 de novembro, no D.O Rio , Portaria definindo a obrigatoriedade do  cadastramento, na página do Instituto, do número do Cadastro de Pessoa Física – CPF, dos dependentes dos servidores da Prefeitura, ativos ou aposentados, segurados do Funprevi. O prazo começou no último dia 7 de novembro e termina no próximo dia 31 de dezembro. 

O cadastramento do número do CPF é necessário pois,  a partir  de 1 de janeiro de 2014, só poderão ser realizadas inscrições no Plano de Saúde do Servidor Municipal e nos programas e benefícios  assistenciais concedidos pelo Instituto, dos dependentes de servidores ativos e aposentados, cujo número do CPF e demais informações relativas estejam devida e corretamente cadastrados nos respectivos Sistemas de Recursos Humanos.
 
OBS: Os recém-nascidos também estão incluídos na obrigatoriedade do cadastramento de seus respectivos CPF's.
 
 
                         PARA CADASTRAR O CPF DO SEU DEPENDENTE, CLIQUE AQUI
 

Caso as informações dos dependentes não estejam já registradas;  se apresentem desatualizadas ou contenham dados incorretos, os servidores ativos deverão encaminhar-se às suas Unidades Administrativas ou órgãos de lotação, munidos de documentação comprobatória de seus dependentes, para efetuar ou atualizar o cadastro; já os servidores aposentados deverão se dirigir à Central de Atendimento do Previ-Rio, no térreo do Bloco 2 da Sede da Prefeitura, na Cidade Nova.
 
 obs: não há necessidade de comparecimento para cadastrar dependentes com objetivo de pensão e pecúlio
 
.         A documentação necessária, de acordo com cada relação de parentesco, é: 

a) pai e mãe - carteira de identidade e Declaração de Ascendência (formulário disponível nos setores de Recursos Humanos);
b) filho maior inválido – já ser beneficiário Salário Família Tríplice;
c) irmãos – Decisão Judicial de Curatela;
d) cônjuge – Certidão de Casamento;
e) união estável -  Documento registrado em Cartório de União Estável;
f)  menor sob guarda – Decisão Judicial de Guarda;
g) filho - Certidão de Nascimento e ou Carteira de Identidade;
h) neto - Certidão de Nascimento.



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Edital Previ-Rio Bilingue



INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – PREVI-RIO

EDITAL DO PREVI-RIO BILÍNGUE

O Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro torna público o calendário de renovação de Auxílio Educação destinado ao custeio de cursos de inglês pelo Previ-Rio, para o 1º semestre de 2014, observadas as regras definidas na Portaria PREVI-RIO N.º 904, de 06 de dezembro de 2012.

1- CARTA-BENEFÍCIO
A Carta-Benefício deverá ser emitida, obrigatoriamente, via internet no endereço http://www.rio.rj.gov.br/web/previrio, no período de 02 de dezembro de 2013 a 05 de janeiro de 2014.

2- RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA
O segurado habilitado poderá efetuar a renovação de matrícula de seus dependentes no curso por ele escolhido, no período de 10 de dezembro de 2013 a 08 de fevereiro de 2014.

Segunda parcela do 13º será paga no dia 12 de dezembro




DECRETO Nº 38102 DE 22 DE NOVEMBRO DE 2013

Dispõe sobre o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário do exercício de 2013.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,
DECRETA:

Art. 1.º A segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores da Administração Direta e Indireta, bem como dos inativos e pensionistas do Município do Rio de Janeiro será creditada no dia 12 de dezembro de 2013.

Parágrafo único. Esta parcela a que se refere o caput corresponderá à proporcionalidade das vantagens recebidas durante o ano, deduzidos os adiantamentos e os descontos legais obrigatórios.

Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2013; 449º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES

Processo Seletivo para as Unidades do Dupla Escola





O que é o Programa Dupla Escola?

O Programa Dupla Escola tem como objetivo transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro.
Dupla Escola significa duas vezes escola: jornada dupla. E, para manter um adolescente na escola em tempo integral, é importante que o espaço seja atrativo. Assim, é necessário que a política de educação entenda o que o jovem quer e atenda aos seus anseios.

(...)

Quer saber mais sobre o programa? 



Nova Oportunidade para o ingresso no Programa.

A Secretaria de Estado de Educação abriu um novo processo seletivo para unidades do Dupla Escola. As unidades que participam do programa oferecem Ensino Médio em tempo integral e currículo integrado com formação em idiomas, profissionalizante ou vocacional.

Os alunos que perderam o primeiro processo seletivo terão agora uma nova chance. Podem participar aqueles nascidos a partir de 01/01/97 e as inscrições vão do dia 19 de novembro ao dia 08 de dezembro no site www.rj.gov.br/seeduc.

No Município do Rio de Janeiro há três unidades participantes:

C.E. Hebe Camargo – Em Pedra de Guaratiba, oferecerá Ensino Médio Integrado com formação profissionalizante em Técnico de Telecomunicações. Possui parceria com o Instituto Embratel e a Fundação Xuxa Meneghel;

C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto – No Méier, oferecerá o Ensino Médio Intercultural Brasil-Espanha com formação vocacional no idioma espanhol. Possui parceria com o Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha e o Instituto Cervantes;

C.E. Chico Anysio – Localizado no Andaraí, a unidade oferece formação vocacional na área de negócios e finanças, prática esportiva em luta olímpica e esgrima e prepara os alunos para as demandas do século XXI. Possui parcerias com o Instituto Ayrton Senna, O IBMEC e a Secretaria de Esporte e Lazer.

Outras unidades participantes são:

CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola – Localizado em Charitas, Niterói, oferecerá o Ensino Médio Intercultural Brasil-França com formação vocacional no idioma francês. Possui parceria com o Consulado da França e a Académie de Créteil;

CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade – Em Nova Iguaçu, oferecerá o Ensino Médio Intercultural Brasil-Estados Unidos com formação vocacional no idioma inglês. Possui parceria com o Consulado dos Estados Unidos e a Superintendência de Educação do Condado de Prince George, em Maryland.
Por entendermos que o ingresso nas escolas do programa amplia as oportunidades educacionais dos alunos, pedimos sua colaboração no sentido de divulgar o processo seletivo entre os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal, engajando diretores e professores. Pedimos também autorização para que membros de nossa equipe visitem as escolas de sua Rede e falem aos alunos sobre o Programa Dupla Escola.
Algumas orientações podem ajudar na tarefa de divulgação, tais como:
- Abertura dos laboratórios de informática para que os alunos possam fazer a inscrição na própria unidade escolar;
- No dia 12 de dezembro será disponibilizado no site do CEPERJ o local da prova dos inscritos. No último processo muitos alunos não conseguiram acessar o site e, consequentemente não foram fazer a prova. Observação: não é necessário imprimir o cartão de confirmação. 

Clique abaixo para obter mais informações e visualizar os Flyers de divulgação.







Multi Rio Web Rádio

Multirio Web Rádio
Multirio
Tempo de Estudar aborda Álgebra para o 9ª ano
O programa desta segunda-feira (25) trabalha o tema notação científica, uma forma de reduzir a extensão de um número e simplificar os cálculos. Tempo de Estudar aborda questões de Matemática escolhidas de acordo com as dificuldades observadas no aprendizado dos alunos. A série de videoaulas é apresentada pelos professores da Rede Municipal do Rio Gina Pereira (Ginásio Experimental Carioca Governador Carlos Lacerda) e Anderson de Oliveira (E.M. Mozart Lago). O acesso aos conteúdos e exercícios da aula, bem como o envio de dúvidas, podem ser feitos na seção Tempo de Estudar no Portal MultiRio (multirio.rj.gov.br). O programa sobre notação científica vai ao ar na segunda-feira, às 10h30, com reapresentação às sextas-feiras e domingos, no mesmo horário,  pela Web TV (multirio.rj.gov.br/webtv).
Biodiversidade é tema de Conceito & Ação
A importância e as ameaças à variedade de fauna e de flora são destaques da edição. A conversa gira em torno de espécies em extinção aos animais importados, que perdem seus predadores naturais e geram desequilíbrio ambiental. A apresentadora Cristina Amaral recebe o botânico Gustavo Martinelli, coordenador do Centro Nacional de Conservação da Flora no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ele fala sobre as principais causas da perda da biodiversidade, as iniciativas de conservação ambiental, além da biopirataria e do tráfico de animais. O programa também aborda a importância do Brasil como líder no ranking dos países com maior volume de biodiversidade no mundo e o que o cidadão comum pode fazer para ajudar na preservação ambiental. Conceito & Ação vai ao ar nesta segunda-feira (25), às 14h, na BandRio.

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.
RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | MULTIRIOSecretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

CIRCULAR 126 - ESCLARECIMENTOS SOBRE O 5º COC DE 2013




Circular E/SUBE/CED nº 126
                    Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2013.

Assunto: ESCLARECIMENTOS SOBRE O 5º COC DE 2013

Sr(a). Coordenador(a) de E/SUBE/CRE
Sr(a). Assessor(a) de Integração da E/SUBE/CRE
Sr(a). Gerente da E/SUBE/CRE/GED
Sr(a). Assistente de Informática da E/SUBE/CRE
Sr(a). Diretor(a) de Unidade Escolar

            Tendo em vista a necessidade de esclarecer dúvidas sobre as datas para realização do 5º COC de 2013, vimos complementar o contido na Ciorcular E/SUBE/CED nº 117, de 30/10/2013:
- 5º COC:
Ø     19 de dezembro, para as escolas/turmas que tiveram aula regularmente e para as escolas/turmas cujo calendário de reposição de aulas, de acordo com a organização planejada em cada Unidade Escolar, terminar até esta data;
Ø     de 06 a 11 de janeiro, para as escolas/turmas com reposição de aulas, de acordo com a organização planejada em cada Unidade Escolar, cuja reposição não tenha sido concluída em dezembro.
            Solicitamos ampla divulgação a toda a comunidade escolar.

Atenciosamente,
Antonio Augusto Alves Mateus Filho
Assistente I da E/SUBE/CED

Matr. 11/019298-9

sábado, 23 de novembro de 2013

Processo de Remoção IntraCre e InterCRe 2014




Foi publicado no DO desta sexta-feira a Portaria E/SEUBG/CRH nº 04 e Portaria E/SEUBG/CRH nº 05 de 21/11/2013 (D.O. Rio nº 171 de 22/11/2013 – p. 39, 40 e 41), que estabelecem normas para a realização dos Concursos de Remoção INTRACRE e INTERCRE do Pessoal do Quadro Permanente do Magistério (Professor I, Professor II e Professor de Ensino Fundamental) em cada Coordenadoria Regional de Educação, para regência nas Unidades Escolares, no ano 2014.

Faça a leitura, conheça as Portarias e seus anexos na íntegra e não perca os prazos clicando aqui.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

Rede social para professor compartilhar conhecimento


Polinizar é o ato de transferir os polens de uma flor para outra, fazendo com que elas se reproduzam e se multipliquem. É isso que a Polinize, plataforma que funciona como uma rede social, quer fazer com a educação, conectando estudantes, professores, artigos científicos e de opinião, cursos gratuitos e fóruns de debates num só espaço. No ar desde outubro, a rede já conta com mais de 5.000 usuários e 12 cursos disponíveis.

Um dos maiores cuidados tomados no desenvolvimento da plataforma, segundo Pedro Teberga, um dos fundadores do site, foi justamente o de facilitar a vida dos educadores que querem usar a rede. “Eles não são obrigados a entender e gostar de tecnologia. Tem muito professor com textos bons, materiais opinativos, pesquisas e que não sabe o que fazer com eles, não dominam a estrutura dos blogs ou não usam Facebook”, diz Teberga.
Na plataforma, todos os perfis dos usuários – sejam professores ou estudantes – possuem uma aba chamada Conteúdo, que funciona como uma espécie de blog simplificado. Nela, os professores podem adicionar seus textos e artigos opinativos, além de arquivos em PDF com pesquisas mais aprofundadas, como artigos científicos, dissertações e teses. “As páginas dos professores nas universidades, em escolas, são quase sempre uma bagunça, cada uma num formato, difícil de entender, coisa da ‘idade da pedra’ mesmo. A ideia é facilitar o uso para todo mundo”,  diz Leonardo Avelino, responsável pela engenharia da plataforma.

Além desse espaço para a distribuição de conteúdo, os professores que desejam mostrar ainda mais o seu trabalho, podem criar seus próprios cursos, de maneira bem prática. Ao se cadastrar, basta acessar o link Meus Cursos – clicando no chapéu de formatura na parte superior da tela –,  ir até a aba Ensinando, selecionar a opção Criar um Curso e acrescentar as informações como o Nome, a Descrição e as Seções em que ele será dividido. Esse material pode ser disponibilizado por meio de vídeos, slides de power point, arquivos de áudio ou qualquer outra plataforma que o professor se sinta mais seguro.

Ainda em fase de desenvolvimento está também uma ferramenta que vai possibilitar que professores criem cursos pagos na plataforma, desde que tenham publicado, em contrapartida, um gratuito. “Pensamos nisso para que as pessoas possam ter um primeiro contato com o trabalho do educador, saber se ele é bom, se tem uma boa didática e optar por pagar um curso com ele. E, claro, também porque a ideia não é só ganhar dinheiro com a plataforma, mas ajudar os outros também, compartilhar conhecimento. É esse o conceito de polinizar”, explica Teberga.

Segundo ele, esses cursos poderão passar pela avaliação dos próprios usuários – selecionados de acordo com interesse ou proximidade com o tema. Se o professor cria, por exemplo, um curso sobre literatura, o site vai buscar outros usuários que já assistiram ou buscaram por temas relacionados a esse para avaliar e dizer se o material tem qualidade suficiente para ser veiculado. Para isso, será necessário desenvolver algoritmos que saibam identificar essas características, de proximidade e interesse, por exemplo.

Algoritmos que, no futuro, podem ser ainda mais poderosos. Segundo Teberga, quando a plataforma tiver um número grande de pessoas, será possível ter uma tecnologia capaz de entender o que o usuário deseja aprender, com qual tipo de professor ele se identifica e como ele gosta de estudar, a partir daquilo que o sistema entende como necessidades individuais do usuário, nos modelos de plataforma adaptativa que conhecemos.

“Podemos pensar nisso como um subproduto. Quando a gente alcançar uma massa crítica grande, dá para ter uma base de dados que diga, por exemplo, que os alunos de Porto Alegre, do segundo grau, aprendem melhor matemática por meio de textos do que arquivos de áudio. Lá na frente, isso pode ser uma coisa muito poderosa para ajudar muita gente, não só estudantes, mas professores, gestores e até a política pública”, afirma Franquela.

Fonte: Porvir

Cursos de licenciatura recebem inscrições até 13 de janeiro




O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), oferece 37.816 vagas em cursos de licenciatura que terão início no próximo ano. As pré-inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire.

Para se candidatar, o educador precisa estar no exercício da atividade, vinculado a uma rede pública estadual, municipal ou do Distrito Federal, e não ter curso de licenciatura. A carga horária mínima é de 2,8 mil horas — 400 horas de estágio supervisionado. A duração é de quatro anos.

O professor com graduação em área diferente daquela em que leciona precisa estar há pelo menos três anos na rede pública. Nesse caso, a licenciatura tem carga horária de 800 a 1,4 mil horas e duração entre dois anos e dois anos e meio.

O Parfor também oferece formação pedagógica para docentes graduados ou licenciados vinculados a redes públicas. A formação pedagógica, de 540 horas, é ministrada durante um ano.

Especiais — O Parfor abre ainda turmas especiais em cursos de licenciatura e programas de segunda licenciatura na modalidade presencial. As turmas são abertas a partir da convergência de três fatores:

  • Secretarias de Educação estaduais, municipais e do Distrito Federal informam, na Plataforma Freire, o número de vagas que as redes de ensino precisam
  • Instituições de educação superior públicas e particulares que participam do Parfor informam a oferta de cursos e de vagas
  • Educadores fazem a pré-inscrição, na Plataforma Freire, no curso de licenciatura pretendido.

Ao concluir o período de pré-inscrição dos educadores, em 13 de janeiro de 2014, as secretarias de Educação analisam e validam as pré-inscrições — o prazo vai de 14 de janeiro a 28 de fevereiro de 2014. A partir daí, a relação dos nomes indicados segue para as instituições de educação superior, que fazem a seleção, abrem prazo de matrícula e montam as turmas, com informações prestadas à Capes. 

Os cursos são gratuitos para todos os professores, mas a Capes repassa recursos financeiros às instituições de ensino responsáveis pela formação, pela supervisão dos estágios e pela certificação dos concluintes. Caberá às secretarias de Educação oferecer material escolar, transporte, hospedagem e alimentação durante o processo de formação.

Turmas — A partir da pré-inscrição, os educadores interessados nos cursos devem continuar acompanhando o processo. Isso porque nem sempre a procura é suficiente para a instituição de ensino criar turma e ofertar o curso.

O item 7 do Manual Operativo do Parfor esclarece que o número mínimo para implantar turma especial é de 30 alunos, mas admite exceção para turmas nas áreas de matemática, física, química, biologia, música, informática e formação pedagógica. Para esses cursos, em que há carência de educadores com formação específica, as instituições formadoras estão autorizadas a abrir turmas com o mínimo de 15 alunos.

Mais informações sobre o Parfor na página da Capes na internet.


Fonte: Portal do MEC

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Merenda pode ser um subsídio ao ensino das demais disciplinas




A merenda escolar, servida nas escolas públicas há 50 anos, vem se transformando em alimento farto para variadas disciplinas. Professores e gestores têm usado a cozinha e a horta para criar práticas pedagógicas e estimular os alunos, tanto na aprendizagem de conteúdos quanto na aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Às vésperas do ano da realização da Copa do Mundo, a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas foram temas de projetos apresentados em todo o Brasil durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 21 a 27 de outubro último.

Em Brasília, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentou experiência com a alimentação escolar. Alunos de escolas públicas e particulares puderam participar de oficinas e aprender a elaborar pratos saudáveis. “Até 2002, o foco da merenda escolar era combater a evasão escolar. O legislador entendia que o aluno ia para a escola para comer. Hoje, há um entendimento que a merenda é um processo educativo, de formação de hábitos saudáveis e que deve contribuir para aprendizagem e o rendimento escolar”, observa Albaneide Peixinho, coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Operacionalizado pelo FNDE, o Pnae é referência para vários países em todo o mundo. O programa permite às prefeituras pagar até 30% a mais por produtos de origem orgânica originários da agricultura familiar. “O foco do Pnae não é dar comida de qualquer jeito, mas oferecer um cardápio equilibrado, elaborado por nutricionista, e envolver professores na alimentação saudável”, acrescenta a coordenadora. “Os professores devem entrar com a teoria para orientar os alunos.”

Desde 2010, escolas e creches públicas são construídas com base em desenho arquitetônico apresentado pelo FNDE. São reservados espaços para o cultivo de hortas escolares. “Com a educação integral, há repasse a mais de recursos para que a merenda escolar assegure pelo menos 70% das necessidades nutricionais diárias dos alunos”, ressalta Albaneide. “Os nutricionistas sabem que essa alimentação deve garantir o gasto calórico a mais de estudantes que serão incluídos em atividades esportivas nessa jornada ampliada da escola.”

Pirâmide — Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a alimentação saudável foi um dos temas expostos no estande montado em Brasília pelos estudantes do módulo de educação e cultura do Serviço Social do Comércio (Sesc). A base da tradicional pirâmide alimentar passou a ser a ingestão de água e a prática de educação física. Em seguida, os alimentos integrais, como pães, cereais e macarrão, que contêm maior quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais. Antes, o segundo andar da pirâmide continha apenas alimentos refinados.

No estande, a turma do curso de análises clínicas explicava as consequências da alimentação desequilibrada e da vida sedentária. “Os obesos têm baixa taxa de HDL, o colesterol bom, e o acúmulo de gordura pode causar entupimento das artérias e até infarto”, diz Julie Cristina Soares, 18 anos. “É preciso evitar comer salgadinhos e sucos industrializados, que contêm altas concentrações de sal e de açúcar.”



Esportes — No Rio Grande do Norte, a importância do esporte na vida do jovem foi tema de projeto pedagógico desenvolvido neste segundo semestre com estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Teônia Amaral, em Florânia, a 226 quilômetros de Natal. “Nosso objetivo foi misturar conhecimentos de biologia e educação física para melhorar a saúde dos alunos que estão, nas últimas décadas, desinteressados das práticas esportivas e mais sedentários”, explica a professora de biologia e de química Juraci de Araújo, coordenadora do projeto.

Para envolver a comunidade escolar, foram realizadas atividades teóricas e práticas, que incluíram leitura e pesquisas, rodas de conversas e trilha ecológica. A professora conta que os moradores muitas vezes desprezam o valor nutricional das diferentes frutas, comuns nos quintais das casas. “Ficam comendo biscoitos recheados e enlatados quando, em casa, têm goiaba, manga, banana, acerola, mamão, caju, coco e abacate. Muitas dessas frutas são transformadas em suco e oferecidas aos alunos na merenda”, diz Juraci.

Professor de educação física há 22 anos na escola, João Maria de Souza lamenta a redução da grade curricular para a prática de esportes. “Educação física é movimentar o corpo, espaço e tempo para socialização e aprender regras esportivas”, afirma. “Antes, tínhamos dois dias. Agora, resta apenas um para levar os alunos para a quadra esportiva, pois o outro dia é para ensinar teoria.”

Para o professor, o projeto foi importante para motivar os demais educadores a usar os espaços públicos e desenvolver atividades fora do horário escolar para melhorar a saúde e afastar os jovens das drogas.



sábado, 16 de novembro de 2013

Professores receberão bolsas para trabalhar no Timor-Leste


O Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP) oferece neste ano 50 bolsas a brasileiros que desejem trabalhar naquele país em 2014. Podem se candidatar professores das redes públicas da educação básica, estudantes de cursos de pós-graduação e professores de instituições de ensino superior. As bolsas são oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As inscrições podem ser feitas até 17 de dezembro, pela internet.

Do total de bolsas, 44 são de estágio docente, com auxílio mensal de 2.100 euros; há até seis vagas na modalidade articulador pedagógico, com bolsa de 2.300 euros mensais. Além das bolsas, os educadores selecionados receberão auxílio instalação (cota única paga no Brasil), seguro saúde de 90 euros ao mês, um adicional denominado localidade, de 400 euros mensais, e passagem aérea internacional, de ida e volta, em classe econômica promocional.

Nesta edição do programa, o edital relaciona seis áreas prioritárias no quesito de formação dos educadores – biologia, física, geografia, geologia, matemática e química, seguidas de antropologia, ciências da computação, comunicação, educação, filosofia, história, psicologia e sociologia. A seleção abrange também educadores de letras e linguística, formação de professores da educação básica e ensino de língua portuguesa.

Atividades – Os profissionais que seguem para o Timor-Leste vão desenvolver uma série de atividades sob a coordenação acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): elaborar e revisar materiais didáticos a serem usados no contexto educacional timorense; atuar na formação de professores nas etapas primária, pré-secundária e secundária vigentes no país; orientar pesquisas de iniciação científica; ensino da Língua Portuguesa como segunda língua; elaborar materiais didáticos apropriados ao tipo e nível de curso no contexto do Timor-Leste.  O articulador pedagógico terá a responsabilidade de planejar o desenvolvimento do projeto para a área onde foi selecionado, organizar, articular e supervisionar as ações descritas no edital.

A seleção de educadores compreende três etapas: verificação da consistência dos documentos informados pelo candidato na ficha de inscrição; análise do mérito em diversos campos, tais como formação acadêmica, experiência profissional na área e o projeto proposto; provas oral e escrita. Conforme o calendário descrito no edital, as atividades no Timor Leste terão início a partir de março de 2014. A permanência no país será de seis a 18 meses.


Confira o Edital nº 76/2013

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Ministério Público pela Paz nas Escolas.



No próximo dia 29, acontecerá o Encontro Estadual "Ministério Público pela Paz nas Escolas".

Na programação do evento está incluída a Assinatura da Renovação do Termo de Compromisso entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o lançamento da Cartilha do Conselho Nacional do Ministério Público “Conte até 10 nas escolas” e a abordagem de temas como “Convivências e Conflitos em Ambiente Escolar”.

O encontro acontecerá no dia: 29/11/2013 de 8:30h às 16:45h.
Local: Av. Marechal Câmara, n° 370, Centro – RJ (Auditório do 9° andar)
Inscrições gratuitas: ceaf.eventos@mprj.mp.br
Informações Adicionais: poderão ser obtidas no CEAF pelos telefones: (21) 2550.9060 e 2550.9059

Para ver a programação completa consulte o Folder, ou se preferir, acesse a página do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.


 

Pronatec oferece novas vagas para curso de capacitação profissional



A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do Pronatec, projeto da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), abriu inscrições para novas vagas para cursos gratuitos de capacitação profissional. 

Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), sendo que este último oferece turmas com inclusão de pessoas com deficiência.

Para participar desse projeto é necessário ser beneficiário de algum programa do Governo Federal. Para realizar a inscrição nos cursos, os beneficiários devem levar o cartão de Cadastro Único e RG. Lembrando que será preciso os originais e cópias desses documentos. 

Abaixo, os cursos oferecidos:

Senac

Ensino fundamental incompleto - manicure e pedicure (12), monitor de recreação (50), pizzaiolo (12), vitrinista (7) e frentista(30) .
 
Ensino fundamental completo - cuidador Infantil (39) e camareira em meios de hospedagem (72).
 
Ensino médio completo - organizador de eventos (168).
 
Senai
 
Ensino fundamental incompleto - operador de Computador (20).
 
Ensino médio incompleto - auxiliar administrativo (22).
 
As inscrições devem ser feitas nos Centros Públicos de Trabalho e Emprego, listados abaixo:

  • CPETR TIJUCA - Rua Camaragibe, 25;
  • CPETR CAMPO GRANDE - Rua Barcelos Domingos, 162;
  • CPETR JACAREPAGUÁ - Estrada do Guerenguê, 1630;
  • CPETR ILHA DO GOVERNADOR - Estrada do Dendê, 2080.

Veja publicação no Diário Oficial de hoje. Clique aqui.
 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Programa Experimental de Escolas Bilingues




Foi publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro de hoje, os Editais SME nº. 12 e nº. 13 que trata da regulamentação do processo de seleção e remoção ex-ofício de professores para o Programa Experimental de Escolas Bilíngue - Língua Portuguesa e Língua Inglesa / Língua Portuguesa e Língua Espanhola.

Confira nos links abaixo toda a regulamentação publicada.

Edital SME nº. 12, de 11 de novembro de 2013

Edital SME nº. 13, de 11 de novembro de 2013

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Desenvolvimento Social oferece mais de 178 bolsas de estudos




A SMDS oferece 178 bolsas de estudo para pessoas de baixa renda.

O Banco Carioca de Bolsas de Estudo, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), está com inscrições abertas para 178 bolsas integrais e parciais voltadas para pessoas de baixa renda interessados em ingressar nos ensino fundamental, médio técnico, superior e no pré-vestibular, no 1º semestre de 2014.

As oportunidades são para a Faculdade São Judas Tadeu, o Centro Educacional da Lagoa (CEL) e para Instituto de Tecnologia ORT. Na primeira instituição, que fica no bairro do Encantado, na Zona Norte, são 25 bolsas de estudo integrais e parciais para os cadeiras de Pedagogia, Ciência Contábeis e Administração. Para estas vagas as inscrições vão até o dia 30 de novembro.

Para ver a publicação completa do D.O de hoje e obter mais informações, basta clicar aqui.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado para Professores Regentes da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Instituído, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, pelo Decreto nº 35674, de 30 de maio de 2012, o Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado tem por objetivo reafirmar a política de valorização dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro.



As Bolsas de Estudos, com duração de um ano, oferecidas por este Programa, destinam-se aos professores regentes inscritos em Programas de Pós-Graduação, em nível de Mestrado ou Doutorado, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Este programa é um incentivo ao desenvolvimento de projetos de pesquisas que visem a melhoria das práticas educacionais nas Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino.



quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Pré-Matrículas 2014 da Rede Municipal




Iniciou no dia 04 de novembro o período de Pré Matrículas para o ano letivo de 2014 das escolas Municipais do Rio de Janeiro.

Entre 4 e 14 de novembro, pela internet no acesso ao site: matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br serão recebidas pré-matrículas e transferências internas para a Educação Especial. O sistema informará o dia em que o candidato deverá ir à Coordenadoria Regional de Educação (CRE), para avaliação da equipe do Instituto Helena Antipoff.

O primeiro momento de Pré Matrículas e Transferências Internas 2014 para Pré-Escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e adultos (EJA) acontecerão no período de 19 de novembro a 17 de dezembro.

Alunos matriculados este ano terão suas matrículas renovadas automaticamente para o ano letivo de 2014.

Fique por dentro do Cronograma de Matrículas 2014 clicando aqui e não perca as datas.

Para auxiliar quem não dispõe de acesso à Internet, as pessoas interessadas poderão se dirigir à um dos 09 polos de matrículas com acesso a internet gratuita de nossa CRE. 

Consulte a listagem dos polos de internet gratuita.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Curso de Formação de Tutores PII 2º Semestre




Encontram-se abertas no período de 04 a 14 de novembro (17 horasas inscrições para o Curso de Formação para Professores II candidatos ao Sistema de Tutoria.

A Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire, por intermédio da Gerência de Formação Continuada, em atendimento ao disposto no Decreto nº 35.674 de 30 de maio de 2012, nos art. 5º e 6º e na Resolução SME n°1196, de 02 de agosto de 2012, que, respectivamente, criou e regulamentou o Sistema de Tutoria que se destina a orientação, acompanhamento e avaliação dos tutores, previamente selecionados, que terão como atribuições: acompanhar, mediar, avaliar e apoiar as ações educativas dos professores de primeira matrícula na Rede Pública Municipal de Ensino.

O desenvolvimento do trabalho de Tutor é um dos focos da Politica Pública de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, que permitirá a médio e longo prazo, resgatar o “sentido humano” da educação, para criação de uma nova cultura escolar.

A formação e a atuação do Tutor objetivam valorizar o exercício da profissão docente a partir de práticas inovadoras em oposição a práticas repetidoras.

Saiba mais sobre o regulamento clicando aqui.

Acesse aqui também: