As estações funcionarão no trecho Santa Cruz - Paciência
15/02/2013
As secretarias municipais de Obras e Transportes iniciam nesta sexta-feira
(15/02) o funcionamento de mais quatro estações do BRT Transoeste na Avenida
Cesário de Melo, entre Paciência e Santa Cruz. As novas estações - Três Pontes,
31 de outubro, Cesarinho e Vila Paciência - serão atendidas na linha
Paciência-Recreio, que assim como as demais estações, funciona diariamente das
05h à 01h. A Avenida Cesário de Melo tem um corredor central exclusivo para
ônibus, segregado do tráfego geral, com estações de embarque que aceitam o
Bilhete Único Carioca e RioCard.
O passageiro que quiser fazer o transbordo para os ônibus paradores do BRT
Transoeste deverá, preferencialmente, trocar de ônibus em qualquer uma das
estações Expressas/Paradoras situadas no bairro do Recreio dos Bandeirantes
(Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende). Até o momento, 41 estações
do corredor expresso já estão disponíveis aos usuários.
Primeiro BRT da cidade, a Transoeste liga a Barra da Tijuca a Campo Grande e
Santa Cruz de maneira ágil e confortável, beneficiando cerca de 220 mil pessoas
por dia. Com a entrega das obras até Paciência, a Transoeste passa a ter 44,5
quilômetros já em funcionamento. Em operação no trecho Barra - Santa Cruz desde
junho, o investimento da Prefeitura do Rio na implantação do corredor é de R$
900 milhões.
Ao longo do traçado da Transoeste, a Secretaria Municipal de Obras construiu
o túnel José Alencar, perfurado na Serra da Grota Funda, o mais moderno e seguro
do Rio, ligando o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba. Com 1.100 metros de
extensão em cada sentido, o túnel é a principal estrutura do projeto e uma das
maiores intervenções urbanísticas da cidade, sendo a primeira ligação entre as
baixadas de Jacarepaguá e Guaratiba.
O itinerário dos ligeirões da Transoeste entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz
conta ainda com seis viadutos e quatro pontes. Nesta extensão foi escavado 1,3
milhão de metros cúbicos, equivalente a 97 mil caminhões e utilizados 1,2 milhão
de metros cúbicos de aterro compactado, correspondente a 91 mil caminhões. A
somatória destes dois volumes equivale ao estádio do Maracanã. Além disso, foram
usadas 1.1179 toneladas de estrutura de aço para construir as estações de BRT e
181.170 toneladas de asfalto para pavimentação.
Nas vias exclusivas, os ônibus articulados – com ar-condicionado e capacidade
para 140 passageiros - trafegam livres de congestionamentos, o que encurta pela
metade o tempo de viagem de quem faz diariamente o trajeto entre os bairros. O
Terminal Alvorada, ponto de integração com o BRT Transcarioca (Barra–Galeão),
foi remodelado e opera desde junho com os ligeirões da Transoeste. O terminal
segue em obras no trecho que atenderá futuramente à Transcarioca. Além da
ligação dos corredores expressos, o terminal vai receber todo o transporte de
ônibus da Zona Oeste.
SOBRE O BRT
Criado em Curitiba e exportado para diversas cidades, tais como Bogotá,
Pequim e Johanesburgo, o BRT consiste num sistema de transporte público com
ônibus articulados que circulam em vias segregadas e por isso operam em
velocidade maior do que uma linha de ônibus comum.
O embarque de passageiros se dá em estações com plataformas compatíveis com o
piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque e os bilhetes são vendidos
antecipadamente. O tempo de espera do usuário nas estações é muito curto, de um
minuto a um minuto e meio, proporcionando intervalos menores entre os
ônibus.
Os veículos foram projetados para não abrirem as portas fora das estações. Os
sinais de trânsito ao longo do percurso ganharam tecnologia que detecta a
aproximação dos ligeirões, de forma a retardar o fechamento ou antecipar a
abertura.
Os investimentos da Prefeitura do Rio em mobilidade urbana incluem ainda
os BRTs Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil, ligando toda a cidade através
de corredores exclusivos para ônibus articulados.
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