segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estão abertas as inscrições para o Enem 2012




Elas seguem até 15 de junho; taxa é de R$ 35, mas isenções podem ser solicitadas.


Já podem ser feitas as inscrições para a edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas seguem até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 15 de junho, a previsão de início era a partir das 10h de hoje, 28 de maio, mas elas foram adiantadas.

A taxa é de R$ 35 e poderá ser paga até 20 de junho nas agências do Banco do Brasil. Isenções poderão ser solicitadas, dentro do mesmo período, por estudantes de escolas públicas que estão concluindo o Ensino Médio neste ano e por candidatos que declararem carência socioeconômica e a comprovarem por meio de documentos.

São obrigatórios para se inscrever os números do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Ao se inscreverem, os guardadores de sábado, conhecidos como sabadistas poderão requerer um horário especial para o primeiro dia do exame.

Além disso, é no momento da inscrição que os interessados devem solicitar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio e indicar a instituição que irá lhe fornecer o certificado, caso consiga a pontuação. No ano passado foram mais de 6 milhões de inscritos.

Cronograma
Até o dia 26 de outubro será enviado, para o endereço informado pelo candidato, o Cartão de Confirmação da Inscrição, ele também será disponibilizado na internet. As provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de novembro, das 13h às 17h30 no sábado e das 13h às 18h30 no domingo.

Na última quinta-feira, 24 de maio, foram informadas algumas mudanças para o Enem 2012, relativas à correção das redações e a pontuação mínima para se obter o certificado do Ensino Médio. Porém, a divisão das matérias continuam nas mesmas áreas de conhecimento:


Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; 
Matemática e suas Tecnologias: Matemática.


Para a aplicação dos testes o cronograma também segue o mesmo. No sábado serão exames das áreas de ciências e no domingo a redação e as provas das duas áreas restantes. As questões serão objetivas e a quantidade continua sendo de 45 para cada uma das áreas de conhecimento.

Os gabaritos serão publicados até três dias após a aplicação da última prova, a previsão é para 07 de novembro. Contudo, o Vestibular Brasil Escola, em parceria com a Oficina do Estudante, corrigirá as questões após o final da aplicação de cada dia do exame.

O resultado final está previsto para 28 de dezembro. O edital do Enem 2012 pode ser conferido aqui. O passo a passo das inscrições foi disponibilizado nesta página pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo exame, que disponibiliza o telefone 0800 616161 para esclarecer dúvidas.

Por Dayse Luan


Fonte: Vestibular Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário