segunda-feira, 14 de maio de 2012

Seminário de Educação: Arte, Sustentabilidade e Acessibilidade no CCBB Rio de Janeiro




Sustentabilidade, educação e acessibilidade serão os temas de um seminário aberto ao público que acontecerá no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro nos dias 01, 02 e 03 de junho, em diversos horários. O objetivo do encontro é discutir as relações entre o ensino formal e o ensino não formal. Participação de várias instituições, apresentando as ações desenvolvidas em cada um dos espaços e entidades culturais.

O seminário pretende levantar a discussão em torno das relações entre a escola e os espaços culturais. Serão abordados pelos participantes, as estratégias de abordagem durante as visitas mediadas, material didático, agendamento de visitas, questões relacionadas ao comportamento dos alunos e professores em espaços expositivos, aproveitamento dos temas propostos durante as atividades no museu, retorno da escola e turmas de inclusão. Discutindo formas de tornar a vinda ao museu uma experiência positiva para a escola.

Em cada dia, três convidados terão a oportunidade de falar de sua experiência. Para o evento estarão representantes do Instituto Tear, do Centro de Educação Anisio Teixeira, Fundação Amazonas Sustentável, Instituto Inhotin, Escola Parque, Jardim Botânico e o Museu da Vida. O Museu do Futebol, Instituto Municipal Helena Antipoff, e o professor Lucas Ciavatta, criador do método do Passo de educaçao musical, também estarão presentes.

O Programa Educativo do CCBB Rio estará apresentando a sua experiência com os grupos de pesquisa nas áreas de música, artes visuais e acessibilidade. O Educativo conta com uma equipe multidisciplinar com profissionais formados em história, artes visuais, teatro e musica. Possui grupos de pesquisa que abordam linguagens diversas, trabalhando o conceito de mediação e transdisciplinaridade como bases para as ações educativas. Os grupos de pesquisas são voltados para o trabalho com crianças, escolas, educadores e pessoas com necessidades especiais. A proposta é tornar a arte acessível a todos.

O seminário é gratuito e as inscrições devem ser feitas pelos telefones: 
(21) 3808 2070 / 3808 2254.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
(21) 3808 2070 / 3808 2254

Entrada Franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário