segunda-feira, 14 de maio de 2012

LANÇAMENTO DA EDUCOTECA PARA ALUNOS E PROFESSORES




Com a nova ferramenta, que integra a plataforma da Educopédia, 
 alunos e professores terão acesso a uma biblioteca digital

11/05/2012  » Autor: Gabriela Jara


A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, lançou na tarde desta quarta-feira (dia 9) a biblioteca online da Educoteca, no Teatro Municipal Carlos Gomes, no Centro. A nova ferramenta, que pode ser acessada através do site www.educopedia.com.br, passa a ser mais uma alternativa para alunos e professores das escolas da Prefeitura que desejarem realizar leituras por meio digital. Nesse novo ambiente, eles passam a ter contato com diversas mídias, interagir com o conteúdo e acessar recursos externos que sirvam de complemento para o conteúdo que está sendo abordado.

Na cerimônia, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, destacou a participação dos professores das escolas da prefeitura nesta importante conquista para a educação.- Quem está fazendo essa transformação profunda na educação carioca é cada professor na sala de aula. Vocês terão um papel fundamental nesse processo de estmulo à leitura dos alunos. Um país que não lê, não é um país desenvolvido – afirmou Claudia Costin.

O subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais, Rafael Parente, apresentou a ferramenta, demonstrando a facilidade de uso. A Educoteca conta com livros interativos com textos narrados, vídeos, jogos, histórias em quadrinhos, páginas para colorir, glossário, marca-páginas e a possibilidade de fazer anotações.

- Pensamos na Educoteca como um estímulo a mais para a leitura dos nossos alunos. Estamos caminhando a passos largos, temos motivo para nos orgulhar. Espero que com a Educoteca nós possamos ter vários leitores e escritores como Laurentino Gomes – ressaltou Rafael.

A navegabilidade para o acesso aos livros poderá ser feita de três formas: no modo prateleira, com um telão exibindo uma apresentação do livro; no modo de listagem simples de livro; e por meio de uma busca por palavra-chave.

Durante o evento também foi realizado um Encontro com Autores, que contou com a participação do jornalista e escritor Laurentino Gomes. Uma das obras do autor, 1822, que está presente no acervo de todas as escolas da rede municipal, também será incluída na Educoteca. A biblioteca digital contará, ainda, com a Vitrine Literária, que terá o próprio Laurentino como padrinho. Esta será uma ferramenta pela qual alunos e professores poderão assistir a uma pequena apresentação de cada livro.

- Esse tipo de projeto me dá a sensação de participar de um momento crucial na história da humanidade. É um momento de transformações e de quebra de paradigmas. O futuro é digital, até por uma questão de sustentabilidade. Agora é preciso ter uma visão multimídia e desenvolver novos formatos com linguagens mais claras para todos – contou Laurentino.

Inicialmente, além do livro de Laurentino, os alunos e professores também terão acesso às seguintes obras: “A cartomante”, de Machado de Assis; “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Júlio Verne; “Patota Sideral”, de Rafael Paschoal; e “A Raposa e as Uvas de Esopo”; além de livros no formato PDF que são de domínio público.

Na segunda fase, prevista para iniciar no segundo semestre de 2012, a Educoteca contará com uma “Máquina” para a publicação de livro, onde alunos e professores poderão publicar seus livros usando uma ferramenta de edição de textos.


Fonte: SME - Secretaria Municipal de Educação





A 9ª CRE marcou presença no evento












Nenhum comentário:

Postar um comentário