terça-feira, 3 de julho de 2012

Posse CEC 2012 das Unidades Escolares da 9ª CRE

Foi com grande alegria que a 9ª Coordenadoria Regional de Educação recebeu na última quarta-feira, dia 27 de junho de 2012, na Lona Cultural Elza Osborne, suas 133 Unidades Escolares que foram representadas pelos segmentos que formam sua Comunidade Escolar para a Posse Festiva do CEC.

Da esquerda para direita o grupo da AAI - Profª Mara - Profª Magali - Profª Linda Luiza - Coord. José Mauro - Profª Vilma - Profª Fátima  - Profª Célia - Assessora Suely Bouças


Professora Linda Luíza


Para iniciar a programação, a profª Linda Luíza, que ficou responsável pelo cerimonial, convidou os presentes a ficarem de pé e cantar o Hino Nacional Brasileiro que foi exibido no telão com imagens do Rio de Janeiro.


Nosso evento de Posse Festiva dos membros do Conselho Escola Comunidade foi a finalização do processo que iniciou nos dias 22, 23 e 24 de maio, em que houve as eleições do Conselho Escola Comunidade em todas as escolas públicas do município do Rio de Janeiro. Todos os segmentos, que compõem a Comunidade Escolar puderam escolher, através do voto, seus representantes: Professores, funcionários, responsáveis e alunos foram eleitos e empossados oficilamente no dia 30 de maio deste ano.


Profª Simone - Profª Luciana - Assessora Suely Bouças - Profª Linda Luiza - 
Coord. José Mauro

"O envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar e da comunidade local torna-se indispensável e decisivo para o planejamento, a execução e a avaliação do trabalho educativo escolar.


 A gestão escolar tem entre suas funções mais importantes: a aprendizagem significativa na formação humana  e a unidade do processo pedagógico da escola. Para cumprir essas funções, torna-se cada vez mais  indispensável o envolvimento na gestão escolar dos diferentes segmentos da comunidade escolar e a participação da comunidade local.

A participação da comunidade na gestão da escola, especialmente na definição do projeto político-pedagógico, é um passo importante para a reinvenção da escola.

Para garantir a participação dos diferentes segmentos da escola e da comunidade local instituiu-se o Conselho  Escola Comunidade, que não deve ser visto como mero aparato burocrático para preencher exigências legais, visando receber recursos financeiros e materiais.

Os Conselhos foram se construindo como instâncias cada vez mais decisivas para o trabalho pedagógico.

A escola, como espaço social da educação de qualidade e inclusão social, é um espaço privilegiado de formação humana emancipadora na sociedade.

O Conselho Escolar tem de modo particular, o direito e o dever de zelar pela educação de qualidade.

O Conselho Escolar tem como finalidade acompanhar a gestão e o trabalho educativo escolar; buscar alternativas para enfrentar problemas e dificuldades e, ajudar na implementação de inovações. “Para tanto,  apóia a escola, especialmente a sua gestão, agindo com vistas à melhoria do processo educativo."



Para abrilhantar nosso evento tivemos apresentações de musica e danças e a primeira apresentação contou com a participação do Núcleo de Artes Prof. João Fernandes Filho com a apresentação da Orquestra de Flautas dirigidos pela profª Elisama da Conceição que apresentou as músicas Ode à Alegria de L. V. Beethoven e Asa Branca de Luiz Gonzaga, com a participação dos alunos: Ana Cláudia, Daniel Luis, Esther, Jonathan Pereira, Letícia Cunha, Liliane Leandro, Luis Gustavo, Lucas de Castro, Miguel Lendro, Nathan, Nefi Oliveira, Raquel Oliveira, Rodrigo, Thalles Rodrigues, William da Conceição, Yasmin Marina.




Nosso coordenador José Mauro Silva foi convidado a compor a mesa e saudar a todos os presentes no evento.


Ele nos falou da sua satisfação em ver reunidos naquele momento os representantes das nossas 133 Unidades Escolares, do trabalho que vem realizando junto a nossa comunidade escolar, agradeceu a parceria do diretor da Lona Cultural Elza Osborne, Sr. Ibis e sua assistente Aline que gentilmente cede o espaço sempre que solicitado pela 9ª CRE e também, da emoção que lhe causou a escolha do representante do Conselho de Alunos, por ter sido escolhido o aluno Jeanderson Baptista que é deficiente visual e tem o dom da palavra, como vamos ver adiante no vídeo da fala do aluno.



Na sequência do evento foram convidados para compor a mesa os representantes dos Conselhos que atualmente fazem parte do Conselho da Srª Secretária Claudia Costin e são eles:


  • Conselho de Diretores - Profª Aparecida da Silva - Diretora da E. M. Almirante Saldanha da Gama;
  • Conselho de Professores - Profª Jeanine Pereira - E. M. Rainha Vitória;
  • Conselho de Funcionários - Agente Auxiliar de Creche Benedito de Carvalho - EDI Bianca Rocha Tavares;
  • Conselho de Responsáveis - Srª Rosana da Silva Medeiros - E. M. Belisário Pena;
  • Conselho de Alunos - Aluno Jeanderson Baptista Raposo - E. M. Baltazar Lisboa. 


Após a composição da mesa dos Representantes dos Conselhos tivemos as apresentações das danças: 

  • Núcleo de Artes Prof. João Fernandes Filho - Coreografia: Deixa Eu Dançar com a música: Rap Du Bom - Parte II - Profª. Carla Elaine Ferreira e dos alunos: Caroline Vieira, David Santos, Elerson Dias, Isabela Duarte, Jonatha Santos, Larissa Ferraz, Layla dos Santos, Letícia Cunha, Raquel Gomes, Vitória de oliveira, Verônica Noronha, Yasmim Paixão e Isamera Conceição. 


A proposta da coreografia é baseada na Dança Criativa onde os alunos participam do processo pedagógico do tema, neste caso a alegria de dançar está misturada ao hip hop e dança indiana. 

  • Clube Escolar Campo Grande - Coreografia: Valsa das Flores com a musica Valsa das Flores de Tchaikovsk - Profª Rita e os alunos: Adrielli Francinni, Ana Clara de oliveira, Carlos augusto Santos, Gabriela do Nascimento, Isabela Aglai, Isiane Beatriz da Silva, Jéssica Milena, Laryssa Cordeiro, Mylena Regina Ferreir, Nicoli de Sales, Samira Sthefany, Thayane C. Moreira, Yasmin Falck, Silas Costa, Jaqueline Silveira, Kerolyne da Silva, Rayane Cristina.


Flores... Expressão pura da natureza viva!
Traz consigo todo seu perfume e quase sempre a promessa de um grande amor...
Quisera uma primavera eterna...
Riem ao Sol, brilham e se deleitam quando a chuva cai...
As vezes, colhidas sem dó...
Flores são flores, lindas no jardim... 



Ao final das apresentações foi iniciada a entrega das Certificações aos novos membros do CEC - Conselho Escola Comunidade, onde cada Unidade se fez presente junto a mesa por um de seus representantes e as entregas foram divididas pelos segmentos que compunham a mesa. 





Neste momento tivemos a palavra de cada um dos convidados da nossa mesa em breve fala de apresentação e a mais emocionante foi a apresentação do aluno Jeanderson, como veremos a seguir:





Como última apresentação tivemos a coreografia de jazz Alegria com a musica Alegria de Rene Dupere, com a profª Aline do Clube de Artes Campo Grande, que contou com a participação dos alnos: Alessandra C., Ana Beatriz, Gleice Kelly, Isadora dos Santos,  Ivyna P., Kassyane Vieira, Paloma Taveiros, Rayane Maya, Suellen Lima e Tallita J.




Alegria! Sentimento qu nos permite expressar tudo que há de bom em nosso coração, com um toque especial de felicidade e eum pouco de magia.
Podemos liberar através de um sorriso, tudo que nos faz bem e nos permite brilhar.
Algo que não conseguimos em qualquer lugar; que possa comprar.
Basta fechar os olhos e sentir...
... se deixar levar... que nos leva a qualquer lugar...



Para encerrar o evento tivemos as palavras da Profª Suely Bouças, Assessora de Gabinete da 9ª CRE e responsável pelo evento, que agradeceu a todos pela presença e convidou a rever o vídeo Veleiro que foi trabalhado pelos segmentos nas reuniões que a AAI ministrou e depois ao lanche oferecido pela 9ª CRE a seus convidados.



Na apresentação a seguir as fotos do evento


Nenhum comentário:

Postar um comentário