terça-feira, 31 de julho de 2012

Secretaria de Educação firma pacto que estipula como meta alfabetizar estudantes até os 6 anos


O documento é um compromisso da Secretaria que afirma que toda criança no final do 1º ano deve ser capaz de de ler textos adequados a sua idade
Extra - Bruno Rohde



Secretaria de Educação agora tem como meta alfabetizar estudantes até os 6 anos de idade Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo
A Secretaria municipal de Educação assina, nesta terça-feira, o Pacto Carioca pela Alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, que estipula como meta alfabetizar os estudantes da rede pública aos 6 anos de idade. A iniciativa é um desdobramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa firmado com o Ministério da Educação, este mês.
O documento é um compromisso da Secretaria que afirma que toda criança no final do 1º ano deve ser capaz de de ler textos adequados a sua idade. Além disso, o pacto tem mais dois eixos. Um deles afirma que todo aluno da Educação Infantil deve estar imerso em ambiente letrado e iniciando sua alfabetização. E o outro determina que toda criança ao final do 3º ano do Ensino Fundamental deve estar com a alfabetização consolidada.
- Toda essa discussão sobre a alfabetização começou quando fizemos um diagnóstico da rede e constatamos, no início da nossa gestão, que tínhamos 28 mil analfabetos funcionais no 4º, 5º e 6º anos. Isso era um sintoma de que a alfabetização não estava indo como deveria - diz a secretaria municipal de Educação, Cláudia Costin.
Um dos desafios para conseguir alfabetizar os estudantes no 1º ano é reduzir o número de faltas dessas crianças. Um levantamento da Secretaria municipal de Educação mostra que os alunos do 1º ano são os que mais deixam de ir à escola. No primeiro bimestre deste ano, 24% dos alunos dessa série tiveram 12 % ou mais de faltas, enquanto 8 % dos estudantes do 1º ano chegaram a 25% ou mais de faltas.
Um outro desafio é mudar a visão de dentro das próprias escolas. Como não há reprovação até o 3º do Ensino Fundamental, a alfabetização de muitos alunos acaba sendo diluída ao longo dos anos iniciais. Em 2010, a Secretaria implantou avaliações no início e no fim do 1º ano com o objetivo de verificar o processo de aprendizagem dos alunos. Segundo Cláudia Costin, no fim do ano passado, 83 % das crianças já estavam sendo alfabetizadas no 1º ano, na faixa dos 6 anos.
- A nossa meta é atingir a quase totalidade, com cerca de 95 % das crianças - diz ela.
VEJA ALGUMAS DICAS PARA AUXILIAR A ALFABETIZAÇÃO:
(Fonte: Guia da Educação em Família da prefeitura)
- Tenha sempre lápis e papel em casa, à disposição das crianças.
- Sempre que for escrever com o seu filho, não use abreviações.
- Jogue forca, caça-palavras e outras brincadeiras que façam seu filho escrever.
- Se o seu filho está com dificuldades em se alfabetizar, o melhor a fazer é estimulá-lo, e não pressioná-lo.
- Começar a ler e escrever mais tarde não é sempre sinal de problema de aprendizagem ou falta de inteligência.
- Converse com o professor para saber o ritmo de seu filho. Cada criança tem um nível de maturidade.
- Não fique apontando o erro toda hora, ou seu filho poderá ficar inibido. Os erros fazem parte do processo.
- Tire as dúvidas de seu filho, quando ele perguntar como se escreve uma palavra. Se não souber, olhem juntos no dicionário.
- Garrancho não é problema. O importante é que a letra seja legível e ele saiba o que está escrevendo. Deixe-o rabiscar à vontade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário