Na Semana Municipal De Conscientização Sobre O Autismo o
Portal Rioeduca fez uma homenagem a todas as CREs destacando os projetos que
vem sendo desenvolvidos no Ensino Especial da nossa rede e a 9ª CRE destacou o
lindo projeto que a E. E. M. Maria Montessori vem desenvolvendo com a E. M.
Halfeld.
Segue na integra a matéria publicada hoje no Portal Rioeduca
pela Representante do Rioeduca pela 9ª CRE.
A Escola Especial
Municipal Maria Montessori, uma das Unidades Escolares da 9ª CRE, vem
desenvolvendo parcerias com Unidades do entorno a fim de criar uma Inclusão
Invertida que nos possibilita compreender, na sua essência, o significado das
palavras DEDICAÇÃO, SUPERAÇÃO, GENEROSIDADE e AMOR.
Conhecemos a E. E. M. Mª
Montessori através de uma matéria anteriormente aqui publicada, “Uma História
de Vida”, que contava a história de uma mãe dedicada (Cíntia) e sua filha
especial (Arielle), aluna desta unidade. Por ocasião da visita, fiquei sabendo
de várias atividades que a escola desenvolve, principalmente com a E. M. Halfeld,
que vamos destacar.
O que mais chamou a atenção foi a
parceria que a unidade vem desenvolvendo com escolas próximos com o objetivo de
estreitar relações e proporcionar a oportunidade da integração, facilitando,
dessa forma, o processo de inclusão que vem sendo realizado por elas.
Vamos ler, a seguir, o relato das
equipes das duas escolas e conhecer melhor este projeto:
Inclusão Invertida
Somos uma escola especial,
localizada no centro do bairro de Campo Grande. Ao longo dos anos, a comunidade
passou a visualizar a clientela deste espaço exclusivamente como de
deficientes, excluindo a possibilidade de turmas regulares na escola. Desta forma,
gerou um movimento de segregação devido a características tão particulares.
Identificamos, assim, a
necessidade de movimentar a escola de forma diferente, com a proposta de turmas
regulares de Educação Infantil incluídas. Foi quando solicitamos a permissão
para realizar parcerias com as escolas próximas.
No ano de 2011, estabelecemos uma
relação mais estreita em que os alunos puderam realizar atividades integradas
com os alunos das turmas regulares. Neste período, tivemos momentos muito ricos
com a realização de Jogos Cooperativos entre os nossos alunos e os alunos do
CIEP Nelson Mandela. Oficinas de rádio, artes, contação de histórias, educação
física e cozinha experimental com pequenos grupos de colegas da E. M. Halfeld.
Foram momentos inesquecíveis!
Porém, a equipe considerou interessante que estabelecêssemos relações mais
estreitas com uma escola de cada vez, ou seja, uma vez estabelecido o vínculo
com um grupo, buscássemos outros de modo a ampliar/estreitar laços.
Em 2012, reeditamos a proposta de
integração, desta vez somente com a E. M. Halfeld. Nosso projeto foi a
realização dos Jogos Cooperativos e a festividade de Natal, facilitando o
processo de inclusão de nossos alunos em classe comum nesta Unidade Escolar.
Iniciamos o ano de 2013
acompanhando os alunos incluídos na E. M. Halfeld e para ela propomos: Centros
de Estudos entre os profissionais das duas U.E.s em conjunto; continuidade da
realização dos Jogos Cooperativos com a introdução da modalidade de Bocha;
participação em aulas de dança de alguns alunos em nosso grupo de dança.
Destacamos que neste ano contamos
com uma turma de EJA diurno regular, buscando mais uma vez outra modalidade de
troca entre os sujeitos. Reiteramos o desejo de nos unirmos a outras unidades
escolares do entorno, além dos espaços culturais na busca da “inclusão
invertida”.
Equipe da E. E. M. Mª Montessori
Especial? Quem não é?
Difícil saber onde exatamente
tudo começou. Nossos amigos foram chegando timidamente... Hora em uma turma,
hora em outra... Aos poucos, aqueles sorrisos, às vezes disformes, aquelas
corridas desengonçadas, aquelas palavras de difícil compreensão foram se misturando
a todos os outros sorrisos, corridas e palavras que julgávamos normais.
No começo foi inevitável não
sentir medo. Como lidar com tantas diferenças, como sanar suas dificuldades,
como corresponder a tantas expectativas? Perguntas, perguntas, perguntas...
Nossa escola foi entendendo que
nem os maiores pesquisadores, os mais dedicados cientistas, o mais velho dos
sábios tem todas as respostas e, então, simplesmente os enxergamos com os olhos
da alma e, através deles, somos iguais em nossas diferenças.
Foi aí que os muros de nossa
escola se estenderam e alcançaram uma outra escola em que os papéis se
inverteram e nós é que fugíamos da normalidade.
Só nesse momento algumas palavras
puderam ser compreendidas por nossas crianças e professores em sua essência...
DEDICAÇÃO, SUPERAÇÃO, GENEROSIDADE, AMOR...
O impacto dos primeiros momentos
foi dando espaço à ternura por aquelas crianças, e à admiração por aqueles
profissionais. Impossível não se envergonhar por nossas lamentações diárias
diante de tanta felicidade frente aos quase imperceptíveis avanços.
Viver um minuto de cada vez,
acreditar no impossível, comemorar a VIDA!
Como eles têm nos ensinado...
Ainda há um longo caminho a percorrer na direção da tão sonhada inclusão social
nesse mundo repleto de tecnologia, onde as imagens saltam aos olhos em 3D nos
cinemas e computadores, onde a comunicação se dá através de um toque na tela de
um celular e onde máquinas podem respirar por nós e nos manter vivos.
Nossas crianças têm tido uma
oportunidade única de se constituírem não só como cidadãos críticos e
autônomos, o que seria a primórdia função de uma escola oportunizar, mas também
como seres humanos, solidários e tolerantes, abertos às limitações de seus
semelhantes e conscientes de suas próprias.
Nessa história não existem
professores e alunos, sábios ou aprendizes. Somos pequenos fragmentos do imenso
amor de Deus que nos pintou de cores diversas pra nos fazer pensar.
Sendo assim, pensemos...
MONTESSORI OU HALFELD? Vocês poderiam precisar qual delas é a escola especial?
Pois é... NÓS NÃO!
Equipe da E. M. Halfeld
Profª Márcia Cristina Alves Representante
da 9ª CRE:
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves
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