quarta-feira, 10 de abril de 2013

É hora de reorganizar tempo e espaço da sala de aula


Imagine que você é um aluno do 7o ano de uma escola pública. Você chega na escola e se dirige a um grande salão, onde terá seu horário de matemática. Na entrada, um letreiro de aeroporto te dá boas vindas e lista o nome de todos os alunos da turma, inclusive o seu. O painel indica que hoje é dia de se sentar na estação 12, ou no chamado “Zoológico do Bronx”, onde vai trabalhar com o professor tirando algumas dúvidas. Quando a música toca, o mesmo painel sugere que você passe o próximo horário no “Aeroporto de La Guardia”, onde vai trabalhar numa playlist de conteúdos (vídeos, games,  textos) para aprender um novo conceito. Amanhã, talvez, seja o dia de se dirigir ao “Aeroporto JFK” para realizar algumas avaliações e mostrar o que aprendeu.
É assim que alunos de oito escolas públicas americanas estão vivenciando o ensino de matemática. O modelo de personalização do aprendizado, chamado de Teach to One, é aplicado pela ONG NewClassrooms, cofundada por Joel Rose. A proposta da organização é não só levar as plataformas adaptativas para dentro das escolas, mas sim usar essa ferramenta para remodelar a sala de aula e os processos de ensino-aprendizagem. Em suas escolas, os alunos trabalham individualmente, em grupos, com os professores, por meio de projetos e são constantemente avaliados. Todos os dados gerados em um dia servem de informação para o planejamento da aula do dia seguinte.
Happy Alex / Fotolia.comNas escolas que usam a NewClassrooms, letreiros como os de aeroportos direcionam alunos para diferentes estações de trabalho para aprender matemática

Para saber mais clique aqui

Fonte: Porvir

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