quarta-feira, 3 de julho de 2013

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, CLAUDIA COSTIN, E IMORTAIS DA ABL LANÇAM MARATONA ESCOLAR GUIMARÃES ROSA



Evento faz parte do programa Rio, uma Cidade de Leitores, que visa incentivar e fortalecer o hábito da leitura entre alunos e professores da rede municipal

28/06/2013

A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, e os acadêmicos Domício Proença e Arnaldo Niskier participaram do lançamento da Maratona Escolar João Guimarães Rosa, nesta sexta-feira (dia 28), na Academia Brasileira de Letras, no Centro. A ação, promovida em parceria com a ABL, faz parte do programa Rio, Uma Cidade de Leitores, cujos objetivos principais são incentivar e fortalecer o hábito da leitura entre alunos e professores das escolas da Prefeitura do Rio. Em sua quinta edição, a Maratona terá a participação de estudantes dos 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos.

Na cerimônia de lançamento, a secretária Claudia Costin destacou a importância da leitura no processo de aprendizagem dos alunos, lembrando que além da Maratona, a Secretaria de Educação promove diversas ações para o incentivo à leitura.

– Precisamos criar uma nova geração de leitores. A leitura e todo o repertório cultura adquirido por meio dela fazem diferença na vida de uma nação. Para nossos alunos é a oportunidade de descobrir, mais cedo, toda a riqueza da literatura brasileira – declarou Claudia Costin.

A cada ano, a Maratona tem como tema a vida e obra de um escritor imortal. Os alunos que participarão da Maratona estudarão a vida e a obra de Guimarães Rosa e, posteriormente, escreverão as redações, a partir do que aprenderam. Ao final do concurso, os seis melhores trabalhos de cada ano e do EJA, escolhidos por uma comissão formada por imortais da ABL e representantes da SME, serão premiados. A Maratona acontece até novembro.

– Já estamos na quinta edição da Maratona. Este trabalho de levar a literatura ao outro nos dá uma grande satisfação – resumiu o acadêmicoDomício Proença, que representou a presidente da ABL.

Os objetivos principais da Maratona são despertar e incentivar a prática da leitura e escrita entre os alunos da rede municipal, valorizar a manifestação da criatividade, de forma a possibilitar o compartilhamento de ideias, histórias e aventuras, aproximar os jovens dos livros, além de promover o enriquecimento cultural e intelectual da comunidade escolar.

Realizada desde 2009, a Maratona Escolar já teve como tema os imortais Euclides da Cunha, Rachel de Queiroz, Érico Veríssimo e Ariano Suassuna. Para este ano, as homenagens serão para o escritor João Guimarães Rosa, autor de clássicos como Grande Sertão: Veredas.

Rio, uma cidade de leitores

Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores, visa incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino. O programa procura atingir seu objetivo ampliando salas de leituras, através de verba para a compra de livros, distribuindo livros de literatura para os professores da rede.


Nenhum comentário:

Postar um comentário