segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sinopse Escola de Bamba para o Próximo Carnaval.



A Gerência de Ensino Fundamental, dando prosseguimento às etapas do Projeto Escola de Bamba, encaminha a sinopse do carnaval 2014. Solicitamos às Coordenadorias que divulguem por toda a Rede, possibilitando o conhecimento de todas as unidades escolares. Esta sinopse passa a direcionar todas as demais etapas do trabalho tais como: seleção de figurinos, alegorias, samba enredo, coreografias e performances teatrais.



SINOPSE 2014


"COM O ESPÍRITO BANDEIRANTE, O SAMBA RESPLANDECE
NA TERRA DA GAROA."


JUSTIFICATIVA:

Uma cidade que se ergueu no pátio de um colégio de jesuítas, envolta em ares frios e temperados como os de Espanha e uma terra muito sadia, fresca e de boas águas. Assim surgiu uma das mais prósperas cidades do Brasil, a cidade que alimenta o país com uma imensa diversidade de culturas: o gigante brasileiro.

Uma cidade que, no curso da nossa história, sempre chamou o Brasil para a luta, convocando os cidadãos desta nação para a conquista, para a busca e para a vitória. Uma das doze capitais que sediará a Copa do Mundo 2014, a terra da garoa, não dorme, ressurge da madrugada dizendo para o Brasil; levanta que está na hora!


SINOPSE DE ENREDO


1°. Setor: Nasce um Gigante


No seio da Serra do Mar e localizada no planalto de Piratininga entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, surge a vila de Santo André da Borda do Mato que daria origem a mais próspera cidade brasileira. A vila tinha uma posição estratégica. Habitada por população indígena, localizava-se numa planície rodeada de pinheiros da qual se visualizava quem viesse ao seu ataque. Com o objetivo de amenizar as revoltas indígenas gerada pela ocupação dos colonizadores portugueses, os jesuítas investiram na catequização e rezaram a primeira Missa em 25 de janeiro, data que oficialmente celebra a fundação de São Paulo.

O movimento de Entradas e Bandeiras, impulsionado pela procura de ouro e pedras preciosas, expande e redimensiona o território brasileiro desbravando sertões adiante. Inicia-se o ciclo do ouro responsável pela formação de pequenos vilarejos a beira dos rios, os quais viriam a se constituir os bairros que hoje compõem a cidade. Seguindo a "busca das esmeraldas", a vila se transforma em cidade.

             A escravização dos índios sempre foi difícil pela natureza da personalidade indígena e pelo amplo conhecimento que tinham do território, condição que tornava pouco lucrativa para os colonizadores. A mão de obra africana, utilizada por outros países, passava gerar maiores lucros e facilidades. As Fazendas de café iniciam um período de impulsão econômica, utilizando a mão de obra negra e alguns índios catequizados, já que a cidade se constituía como uma passagem obrigatória entre o porto de Santos e o interior nas rotas de escoamento das mercadorias.

 Uma outra atividade econômica firma-se no país; o ciclo do café. Foi no oeste paulista que a produção de café alcançou seu apogeu, em parte devido a terra roxa, a facilidade de comunicação e a existência do porto de Santos. O desenvolvimento da cafeicultura no interior foi fundamental para o desenvolvimento da cidade de São Paulo. São Paulo era a capital da província, portanto centro político e, ao mesmo tempo, era ponto de partida para o Rio de Janeiro e para Santos. Dessa maneira tornou-se o centro não só de decisões, mas principalmente centro financeiro. A cidade enriquecia graças ao desenvolvimento da cafeicultura. Esse enriquecimento se refletiu na instalação de casas bancárias e de câmbio na cidade, de onde proveriam os empréstimos para a atividade industrial e de serviços.

A maior parte da mão de obra utilizada foi a mão de obra escrava africana. Essas pessoas contribuíram muito com sua força de trabalho e com os seus conhecimentos sobre a agricultura para o sucesso das lavouras do Brasil!


            Após o ciclo do café, a industrialização seguiu de forma vertiginosa: foram abertas diversas rodovias e ferrovias, construiu-se diversos arranha céus por toda a cidade. O ritmo da cidade muda: passa a ser acelerado, impulsionando-a para o patamar de maior centro econômico do país e da América Latina.

   Mais tarde, foram para São Paulo imigrantes de vários lugares do mundo, principalmente italianos, japoneses e posteriormente sírio-libaneses. Com o passar do tempo, as longas jornadas de trabalho, os baixos salários e as precárias condições de vida, fizeram os operários pararem a cidade durante vários dias. Já se vislumbrava o espírito revolucionário dessa cidade.

           
         Inicia-se um processo migratório, primordialmente do nordeste brasileiro, que estimulou a construção civil na cidade e uma intensa movimentação de serviços. Alguns bairros tornaram-se verdadeiras colônias de culturas estrangeiras, e hoje, lugares como Liberdade, Bexiga, Brás, Bela Vista, Barra Funda, são verdadeiros redutos de imigrantes formadores do mosaico cultural da cidade.


2°. Setor: De onde vem tanta riqueza?

       
        O espírito de conquista da cidade se faz presente em diversos momentos da sua história. Em 1922, sob o governo de Washington Luís, São Paulo protagoniza uma semana de arte que inicia o movimento Modernista no país. O Modernismo foi um marco na história cultural do Brasil e trouxe ao país, através do estado de São Paulo, artistas renomados de todo o mundo que, puderam junto a Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Mario de Andrade e tantos outros nomes da arte brasileira, fazer da semana de 22 um marco nas história.                                                                                                                               Com um sentimento empreendedor, o paulistano se orgulha de criar e construir tudo o que existe de bom no Brasil e no mundo, de forma ainda mais redimensionada. Os pontos turísticos de São Paulo, muitas vezes são réplicas de museus, teatros e parques que ao vermos percebemos que são infinitamente melhores, mais belos e suntuosos.
         A cidade paulistana, movimenta o maior fluxo econômico e cultural do nosso território e é detentora dos maiores museus, teatros, parques e casas de espetáculo do país. Podemos citar o Teatro Municipal, Sala São Paulo, Pinacoteca, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu da Língua Portuguesa, Museu do Imigrante, Museu do Ipiranga, Parque do Ibirapuera, Parque do Carmo que concentra plantações de flores encontradas nos parques europeus e também, a Casa das Rosas que reúne mudas das rosas mais raras do planeta. Comporta, além disso, redutos boêmios como a "Vila Madalena", bairro da Casa Verde e tradicionais padarias que se enveredam pela noite, aquecendo os estômagos desvalidos e um sem número de opções gastronômicas que figuram nas ruas da cidade por toda a madrugada, a exemplo do Mercado Municipal que, desperta bem cedo alimentando os trabalhadores que constroem o país.



3°. Setor: São Paulo do Brasil para o Mundo ...


Detentora de um grande número de multinacionais do Brasil, São Paulo se mantém conectada (“online”) com o mundo, possibilitando um "link" perfeito entre o país e o mundo globalizado. Nessa paisagem de cidade, enormes arranha céus, oferecem de seus terraços, uma vista singular de uma cidade compacta e pujante, similar às grandes capitais mundiais. É rota obrigatória no território brasileiro, para empresários, instituições financeiras, diplomacias e representações exteriores.

Constituindo-se como a maior metrópole financeira, social e cultural da América Latina, honra o direito de ter o Memorial da América Latina que, idealizado pelo maior arquiteto de nossa história Oscar Niemayer, recebe durante o ano milhares de eventos, congressos e seminários, atraindo uma infinidade de estrangeiros que veem ao país para discutir questões e ampliar possibilidades de negócios. São Paulo é um pedaço do mundo, o que há nas maiores capitais mundiais, se encontra em São Paulo e tem o seu lugar para acontecer.
Nessa mistura de culturas, a cidade que a todos abriga, não poderia deixar de escrever o traço da paixão. A loucura futebolística da cidade conta com personagens como o Palmeiras, o São Paulo , o Corinthias (atual campeão mundial) e também a Portuguesa Paulista. O parque São Jorge, o Parque Antártica o Pacaembu e o Canindé, sediam uma prática quase legitimada neste país; o futebol.

         Já que o samba não pode parar, o carnaval se faz presente também nessa cidade, com um Sambódromo que recebe todos os anos escolas de samba em franca ascensão. Rosas de Ouro, Águias de Ouro, Nenê da Vila Matilde, Mocidade Alegre, X9, Império da Casa Verde e muitas outras dizem para o país que o Trem das Onze, de hoje, não pode ficar nem mais um minuto, sem você...


A cidade que não dorme, não para, ressona e desperta todos os dias dizendo:
"Vamos Brasil, está na hora!!


Atenciosamente,
                                                            Malvina Fernandes
Assistente II da Gerência de Ensino Fundamental
 Matrícula 12/110176-5


Nenhum comentário:

Postar um comentário