quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Premiados OBMEP 2013


Dia 21 de julho, foi dia de premiar os medalhistas da 9ª edição das Olimpíadas de Matemática. Nesta edição que aconteceu no ano de 2013, nossas escolas marcaram presença e participação, com destaques premiados neste dia. 

No gabinete do Coordenador José Mauro, aconteceu a Cerimônia Regional para a entrega das medalhas com a presença dos diretores e professores envolvidos no evento, além da Gerente de Educação e elementos da gerência também envolvidos.


Os alunos João Pedro Teixeira Aragão da E/SUBE/CRE (09.18.054) E.M Baltazar Lisboa e a aluna Cíntia Cordeiro Gonçalves da E/SUBE/CRE (09.18.027) E.M Rubens de Farias Neves conquistaram medalha de bronze e os alunos Mario Lucas Santos de Carvalho e Thiago Henrique Silva de Oliveirada E/SUBE/CRE (09.18.027) E.M Rubens de Farias Neves conquistaram Menção Honrosa pela bela participação no evento.


A Coordenação da 9ª CRE parabeniza a todos os diretores, coordenadores e professores envolvidos na Olimpíada.

"Nenhuma mente que se abre para uma nova ideia voltará a ter o tamanho original"
(Albert Einstein)

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA DE PASSEIO NOTURNO NO JARDIM ZOOLÓGICO DO RIO

Últimos dias pra aproveitar a temporada!


O Projeto Passeio Noturno que acontece no Jardim Zoológico do Rio,desde 1999, completa 16 anos de sucesso, promovendo ao visitante a aventura de viver entre as sombras e a escuridão, através de uma viagem pela intimidade dos animais de hábitos noturnos e crepusculares.


O roteiro é bem diversificado. Durante o passeio são apresentados alguns animais da fauna brasileira, como lobo guará, cachorro do mato, onça pintada, coruja, jacaré, macaco da noite e tamanduá mirim. Assim também da fauna exótica, como leão, tigre, hipopótamo, lobo europeu, entre outros.



Nessa nova temporada, a grande novidade inserida no projeto é a coleta de morcegos. A captura dos animais será realizada através de redes montadas no interior do parque, sendo coordenada pela equipe técnica do Jardim Zoológico, tendo como objetivo o estudo dos hábitos da ocorrência das diferentes espécies que habitam a cidade. Desta forma os visitantes terão a oportunidade única de conhecer os hábitos dessas espécies, que ocorrem em nosso município.



Inscrições: Através dos telefones: 3878-4254 e 2567-9732



Podem participar: Crianças, jovens, adultos e grupos organizados.



Período: Às terças e quintas-feiras, durante os meses de julho e agosto, quando a noite chega mais cedo.



Horário: De 18 h às 20 h.



ESCOLA MUNICIPAL AUGUSTO VASCONCELOS NOS MOSTRA SEU PRIMEIRO SEMESTRE

"A Escola Municipal Augusto Vasconcelos encerrou seu primeiro semestre com a sensação de missão cumprida e ansiedade para fazer ainda melhor no segundo semestre"
(Diretora Cláudia Valéria)

Vamos acompanhar as ações de sucesso que esta equipe nota 1000 realizou?

Iniciamos apresentando o Carnaval da Augusto que animou toda a equipe e alunos em comemoração desta grande expressão de cultura popular.


Em Março, o projeto "A Caminho da Escola" fez as crianças aprenderem brincando sobre regras e seguranças no trânsito.


Ainda no mês de março, a escola recebeu uma ilustre visita que alegrou ainda mais os dias, proporcionando as crianças muitas histórias pra contar. Com a missão de incentivar e mostra a importância do trabalho em equipe, da cooperação, respeito ao próximo e ao mundo, alunos e professores aproveitaram as brincadeiras desse dia que estavam recheadas de ensinamentos.



Destaque especial deve ser dado à festa de comemoração da Páscoa, época de celebrar o amor e a vida.


A chegada do mês de maio anuncia o momento de homenagear àquelas que merecem todo o nosso carinho... As mamães receberam lindas homenagens que as professoras prepararam carinhosamente com nossos alunos.


Momento de formação em serviço, de repensar práticas e ações para nossa educação Infantil. Assim foi a Jornada de educação Infantil 2014 em junho que envolveu direção e professoras da Pré-Escola neste momento de estudo, trocas e descobertas.


Junho chegou e com ele a tão esperada Copa do Mundo que nosso país sediou. Chegou a hora da torcida! Momento de incentivar o patriotismo e o amor por nosso país!


Julho chegou, acabou o recesso e com o retorno às aulas, aconteceu a Reunião de Responsáveis que mais uma vez contou com o envolvimento de toda Comunidade Escolar.


Cultura, diversão e aprendizado é claro! Foi dessa forma que a festa Junina da Augusto veio ainda no mês de julho esquentar, animar e abrilhantar as ações pedagógicas. Direção, professores, alunos, funcionários, responsáveis, em fim, toda Comunidade Escolar envolvidos nesta grande manifestação de nossa cultura.


Agosto chegou anunciando o momento de demonstrar toda "emoção e carinho para estes homens da nossa vida!"
A alegria dos alunos, o Sol e o verde daquele dia coloriram ainda mais a festa de homenagem que foi carinhosamente preparada por toda equipe e alunos aos nossos papais!


Agosto ainda não terminou, no mês do Folclore Brasileiro, ações que valorizam as manifestações culturais são intensificadas. "Brincadeiras, cantigas, lendas, mitos... A escola na função de valorizar a cultura Nacional".

 Turma EI-17 Aproveitando a Semana do Brincar da Educação Infantil com brinquedos e brincadeiras folclóricas

Sala de Leitura Monteiro Lobato pesquisando mitos e lendas de nosso Folclore


quinta-feira, 24 de julho de 2014

7 dicas de como levar o cinema nacional para escola

Desde o dia 27 de junho, o uso de recursos audiovisuais passou a ser obrigatório em escolas da educação básica de todo o país. Uma nova regra, que passou a integrar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, determina a exibição de filmes nacionais por, no mínimo, duas horas mensais, como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola.

O uso de filmes na escola pode ser um elemento importante para trabalhar outros formatos e linguagens com os alunos. Segundo a doutora em ciências da comunicação Cláudia Mogadouro, pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, ainda existe na escola um descompasso muito grande entre a cultura letrada e a cultura audiovisual.

Para Djalma Ribeiro Junior, doutorando em educação e técnico de laboratório audiovisual da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), a lei é importante para trazer à tona o debate sobre a importância do audiovisual na educação. “A proposta é interessante, mas deve ser olhada em uma perspectiva mais ampla. Os filmes não podem ser usados apenas para cobrir horários de aula. Eles precisam estar integrados na proposta pedagógica escolar”, destacou.

Confira algumas propostas reunidas com base nas conversas com os especialistas:

1. É fundamental fazer o planejamento da atividade   

Antes de exibir um filme para os alunos, é necessário realizar um planejamento. Segundo Cláudia Mogadouro, é importante que o professor escolha uma obra que leve em conta o repertório dos alunos. Em alguns casos, o educador deve preparar uma aula introdutória para que a classe consiga ter uma compreensão maior sobre o contexto do filme.

2. O tempo da aula deve ser levado em conta durante a escolha do filme

De acordo com Ribeiro Junior, o professor precisa escolher um filme que se encaixe no seu horário de aula. Em muitos casos, os curtas podem ser uma boa alternativa. No entanto, para a pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, os longas também podem ser exibidos com um planejamento adequado. Segundo ela, alguns filmes têm conteúdos interdisciplinares que podem ser trabalhados durante diferentes aulas.

Se o tempo não for suficiente, o professor pode dividir o conteúdo em duas aulas ou apenas selecionar alguns trechos. No entanto, para fazer isso ele deve prestar muita atenção. “Alguns filmes podem ser cortados; outros, não”, advertiu Cláudia, ao destacar que existem casos que necessitam a exibição da obra completa para não perder a unidade do roteiro. Em histórias que envolvem suspense, por exemplo, uma quebra pode ser prejudicial.

3. A exibição deve ser acompanhada de um debate

Após exibir o filme, uma boa sugestão é fazer uma discussão sobre a obra com os alunos. “O debate é fundamental para a construção do conhecimento”, defendeu a doutora e pesquisadora Cláudia Mogadouro. Se não sobrar tempo para realizar esse debate, o educador pode levantar algumas questões de reflexão e retomar o conteúdo na próxima aula.

Para técnico de laboratório audiovisual da UFSCar, o debate não precisa envolver apenas questionamentos relacionados ao conteúdo do filme. Ele pode estabelecer relações com as matérias trabalhadas em sala de aula. Além disso, também é possível usar a obra para fazer uma discussão sobre a própria linguagem audiovisual, observando a estrutura narrativa, construção do roteiro, cenas e planos de filmagem.

4. As obras audiovisuais podem proporcionar releituras

“O filme é uma obra que tem muitas camadas de leitura. Ele pode ser utilizado para trabalhar com uma série de desdobramentos”, apontou Cláudia. Dentro dessa perspectiva, os educadores podem propor atividades como a reprodução de cenas do filme e a criação de trabalhos de artes plásticas.

Baseado em experiências dos projetos desenvolvidos pela UFSCar dentro de escolas da região, o pesquisador Ribeiro Junior também apontou a possibilidade dos alunos produzirem seus próprios conteúdos audiovisuais. “Isso representa uma forma dos estudantes se apropriarem da linguagem audiovisual”, pontuou. “A participação pode contribuir para a formação de uma visão mais crítica.”

5. A escolha dos filmes deve levar em conta a classificação indicativa

Antes de exibir um filme, os professores devem olhar a classificação indicativa e observar se o conteúdo está adequado para a faixa etária dos seus alunos. Segundo Cláudia, isso também é um instrumento de segurança para o educador. Caso os pais façam alguma reclamação sobre o filme, o professor tem  como afirmar que usou os parâmetros de classificação etária do Ministério da Justiça.

6. As atividades não devem adquirir o peso de uma obrigação

As atividades propostas pelos professores não devem criar nos alunos experiências traumáticas com os filmes. Em nenhum momento a atividade deve adquirir o peso de uma obrigação. ”Se você apresentar a proposta como um dever de casa, assistir o filme se torna uma tarefa chata”, afirmou Cláudia. Segundo ela, quando o professor pede uma redação sobre a mensagem do filme, por exemplo, ele acaba limitando o aluno de dar a sua opinião e o seu ponto de vista sobre a obra, pois isso passa uma ideia de que só existe uma resposta correta.

“Cada um vai sentir o filme de forma diferente. O audiovisual é polissêmico”, explicou. De acordo com ela, antes de propor qualquer atividade é ideal fazer um debate para mostrar para os alunos que cada um pode ter uma opinião diferente sobre o filme e que existem muitos caminhos para entender a obra.

7. As sessões de cinema também podem ser realizadas fora do horário de aula

Além da exibição de filmes nos horários de aula, Djalma Ribeiro Junior também mencionou a possibilidade dos professores se organizarem para desenvolver projetos de cineclubes na escola. Segundo ele, esses projetos ajudam a criar um ambiente de diálogo que incentiva o interesse dos alunos. Eles podem selecionar diversas obras para exibições e discussões dentro da escola. Esses projetos também podem ser abertos para toda a comunidade, integrando pais e moradores locais.


Fonte: Porvir

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Lei obriga escolas a exibirem filmes nacionais mensalmente


As escolas de todo o país desde 27 de junho são obrigadas a exibir filmes de produção nacional, no mínimo, duas horas mensais. De acordo com a modificação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) publicada no Diário Oficial da União do dia 27/06/2014.

A lei assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação, José Henrique Paim modifica o texto das diretrizes básicas da educação do país, para incluir a exibição dos filmes nacionais como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica das escolas.

A Lei 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que estabelece as diretrizes e bases da educação do país, já prevê, entre outros pontos que a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular, assim como o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais. A lei ainda estabelece como obrigatório, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

Conheça a publicação em D.O que modifica a Lei 9.396/96 clicando aqui.

Consulte a Lei de Diretrizes e  Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96 clicando aqui.


terça-feira, 15 de julho de 2014

Prêmio COMDEDINE de Pesquisa Escolar - 2014 - 21ª Edição


“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.
(Nelson Mandela)

O Plenário do COMDEDINE-RIO, após estudos, pesquisas e discussões acerca da história e da cultura da raça negra no Brasil, apresentou uma reflexão que revela o desconhecimento e a falta de informação sobre importantes aspectos que interferem na construção da identidade nacional. Com base nessa ação, foi instituído o Prêmio COMDEDINE de Pesquisa Escolar – Concurso Conselheiro Bernardes Filho, que neste ano apresenta a sua 21ª edição, cuja finalidade é ativar o processo de comunicação de fatos e de feitos relevantes de personalidades da comunidade negra brasileira em sua organização da luta contra a discriminação racial, o preconceito e o racismo, assim como destacar o papel e a importância do negro na construção da sociedade e da cidadania brasileira, em especial dos negros oriundos do Município do Rio de Janeiro.




quinta-feira, 3 de julho de 2014

Depositado o Primeiro lote do Previ-Bilíngue


 COMUNICADO PREVI-RIO BILÍNGUE

O Previ-Rio deposita, nesta quinta-feira (3), o primeiro lote de pagamentos do Previ-Rio Bilíngue, para quem já renovou o interesse na continuidade do benefício neste segundo semestre do ano.

Com este pagamento no valor total de R$ 5.447.345 - 8.545 servidores inscritos no projeto já podem efetuar a matrícula dos estudantes, nos cursos conveniados com o Instituto.
O servidor inscrito que ainda não renovou seu interesse, deve fazê-lo até o próximo dia 10 de julho, mediante a impressão da Carta-Benefício, na página do Previ-Rio no endereço: www.rio.rj.gov.br/web/previrio.

O servidor pode renovar a matrícula no curso em que o seu dependente já estiver estudando ou transferi-lo para qualquer outra unidade conveniada, até o próximo dia 15 de julho.

A listagem dos servidores que receberam este primeiro lote, bem como a relação de cursos disponíveis pode ser encontrada também na página do Previ-Rio.

Novos lotes de pagamentos Previ-Rio Bilíngue serão liberados, à medida que os servidores forem imprimindo sua carta de concessão do benefício.

O Instituto lembra também que quem não utilizar os valores recebidos em um prazo de até 30 dias após a impressão da Carta Benefício deverá devolver a importância ao Previ-Rio, enviando um e-mail para: atendimento.beneficios@previrio.rj.gov.br, com nome, matrícula e a discriminação da quantia recebida, quando então receberá um boleto para pagamento na rede bancária.

EDITAL SMA Nº 75, DE 02 DE JULHO DE 2014.


Adia a realização do concurso público para provimento de cargo de Professor de Educação Infantil



O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, no uso das atribuições que lhes são conferidas pela legislação em vigor, adia a realização do Concurso Público para provimento de cargos de Professor de Educação Infantil - Edital SMA nº 69/2014, em razão da necessidade de ampliação do prazo para conclusão de estudos que estão sendo efetivados na área de educação infantil.

Leia a publicação do D.O de hoje clicando aqui.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Prêmio oferece US$ 1,5 mi para ideias em educação

Prêmio oferece US$ 1,5 mi para ideias em educação

A Verizon, empresa mundial de telecomunicações, irá premiar soluções tecnológicas que ajudam a resolver grandes problemas da sociedade. Até o dia 30/6, estão abertas as inscrições para o Verizon Powerful Answers Award (Prêmio Verizon Respostas Poderosas, em livre tradução). A iniciativa irá oferecer US$ 1,5 milhões para propostas inovadoras que tornam a educação mais simples, aumentando o engajamento e a colaboração entre os estudantes. Outras áreas como saúde, sustentabilidade e transportes também serão contempladas. No total, o prêmio será de US$ 6 milhões.

O concurso está dividido em três fases. Na primeira, a comissão avaliadora irá julgar se os projetos estão de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento (em inglês). As propostas aceitas seguirão para a segunda fase e deverão acessar o site para adicionar mais detalhes ao projeto. Nessa fase, serão escolhidos 10 finalistas em cada uma das grandes categorias do prêmio – educação, saúde, sustentabilidade e transporte. Os candidatos serão notificados no dia 29 de setembro e irão participar da última etapa, que consiste em um painel para apresentar as propostas ao júri.

Quer detalhes sobre o prêmio? É só clicar aqui!

Unidade Escolar com Cargo em Comissão de Diretor em Vacância

E/SUBE/9ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
EDITAL E/SUBE/9ª CRE SME Nº 13, DE 26 DE JUNHO DE 2014

Torna público, para efeito de seleção de Professores / Especialistas em Educação para nomeação ao Cargo em Comissão de Diretor, nas Unidades Escolares da E/SUBE/9ª CRE em vacância.

O COORDENADOR DA E/SUBE/9ª COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e tendo em vista o disposto na Portaria E/SUBG/CGG Nº 01, de 8 de setembro de 2011 (retificação publicada no DO de 07/03/13), na Resolução SME nº 1133 de 16/05/13 e na Resolução SME nº 1.250, de 24 de julho de 2013, torna público, para feito de seleção de Professores/Especialistas em Educação para futura nomeação ao Cargo em Comissão de Diretor, a Unidade Escolar em vacância no âmbito desta Coordenadoria.

E/SUBE/CRE (09.18.077) E. M. GASTÃO PENALVA, localizada na Professora Almerinda de Castro, nº 191 , Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ – CEP 23087- 340

Os Professores/Especialistas de Educação, ativos, da Rede Pública Municipal de Ensino, que possuam pelo menos um dos certificados descritos nas Resoluções citadas no caput, interessados em pleitear o Cargo Comissionado de Diretor na Unidade Escolar, devem comparecer à Assessoria de Ação Integradora da E/SUBE/9ª Coordenadoria Regional de Educação, Rua Amaral Costa n° 140, telefone 3394 1389, até às 18 horas do dia 03/07/2014, onde deverão preencher formulário específico explicitando o desejo, além de apresentar a documentação necessária e comprovar sua certificação.

É condição precípua que os interessados já tenham cumprido o período de Estágio Probatório e possam comprovar, por meio de documento hábil de estabelecimentos de ensino devidamente legalizados, um mínimo de 5 (cinco) anos de regência, se Professor; ou um mínimo de 5 (cinco) anos de experiência no cargo, caso seja Especialista de Educação; além da declaração de Curso Superior.

Leia a publicação em D.O do Edital clicando aqui.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Escola Municipal Ubaldina Dias Jacaré: Por um Meio Ambiente melhor a todos




O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 com a qual foi aberta a Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano.

(Fonte: Wikipédia)

Objetivando tornar o Ambiente comum da escola mais proveitoso, bonito e prazeroso, foi que iniciou o projeto que comemorou o Dia do Meio Ambiente na Escola Municipal Ubaldina Dias Jacaré.

Intitulado: Jogo limpo com o Meio Ambiente, a ação visou tornar o ambiente escolar mais organizado e atrativo.

Com fotos expostas em sua página na rede social Facebook, a escola nos respondeu que: 

"Nosso objetivo é reaproveitar um espaço que antes era utilizado pelo E.I. (parquinho), e como não temos mais esse segmento resolvemos transformá-lo em uma horta. A participação dos alunos foi fundamental desde a coleta das garrafas Pet até a manutenção da horta".

Vale a pena dar uma olhada e conferir os fotos das atividades.

Acesse a página do Facebook da Escola Municipal Ubaldina Dias Jacaré clicando aqui e confira!

terça-feira, 10 de junho de 2014

EDITAL SMA Nº 69, DE 09 DE JUNHO DE 2014



Regulamenta o Concurso Público para Provimento no Cargo de Professor de Educação Infantil, do Quadro Permanente de Pessoal do Município do Rio de Janeiro, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, no uso das atribuições que lhes são conferidas pela legislação em vigor, e tendo em vista o processo 07003.544/2013 e, em conformidade com o disposto na Resolução SMA Nº 1640, de 28 de dezembro de 2010, torna público que fará realizar o Concurso Público para provimento de cargos de Professor de Educação Infantil do Quadro Permanente de Pessoal do Município do Rio de Janeiro, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.

Leia o edital na íntegra clicando aqui.

Parecer nº 34/2014 do Conselho Municipal de Educação (CME)



Considera inadequada a criação da disciplina Prevenção à Dependência Química no Sistema Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.


HISTÓRICO

A partir da manifestação do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), favorável à criação de uma disciplina específica para a prevenção à dependência química na Rede Pública Municipal de Ensino, e ouvida a palestra proferida pela Professora Glória Antonieta Macedo no Conselho Municipal de Educação do Rio de Janeiro sobre o Programa de Prevenção à Dependência Química da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, foi elaborado este parecer com o objetivo de apresentar o posicionamento do referido Conselho acerca do tema.

A questão objeto de análise é: a Prevenção à Dependência Química deve ser tratada como disciplina, como conteúdo de determinada disciplina ou como tema transversal? 

(...)

Leia o Parecer na íntegra na publicação em Diário Oficial Clicando Aqui.

DECRETO Nº 38793 DE 9 DE JUNHO DE 2014




Estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais, a partir das 12:30 h, nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e dá outras providências.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, e

CONSIDERANDO que o Decreto nº 38.365, de 11 de março de 2014, estabelece feriado municipal nos dias18 e 25 de junho, a partir de meio dia, e no dia 04 de julho de 2014, com exceção dos órgãos e entidades que menciona, em razão dos jogos da Copa do Mundo 2014 que serão realizados na Cidade do Rio de Janeiro, no estádio do Maracanã;

CONSIDERANDO que o referido Decreto não trata do expediente em dias de jogos de futebol da Seleção Brasileira;

DECRETA:

Art. 1.º Fica estabelecido ponto facultativo nas repartições públicas municipais, após às 12:30 h, nos dias 12 (quinta-feira), 17 (terça-feira) e 23 (segunda-feira) de junho de 2014 em razão dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

Art. 2.º O expediente será normal nos órgãos e entidades cujas atividades não possam ser suspensas em razão de exigências técnicas, por motivo de interesse público ou necessárias à realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Art. 3.º A Secretaria Municipal de Saúde editará Resolução regulamentando o expediente nas Unidades de Saúde Básicas da Rede Pública Municipal, nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2014.

Parágrafo único. Não haverá paralisação nas Unidades de Saúde Hospitalares durante os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 9 de junho de 2014; 450º ano da fundação da Cidade.
EDUARDO PAES

Veja a publicação do Decreto em Diário Oficial clicando aqui.

A Copa do Mundo na 9ª CRE





Em clima de Copa do Mundo, nossas escolas vem realizando atividades que marcam o evento com nossos alunos. 


Corrente pra frente, energia positiva e muito aprendizado! Vamos conferir?

A Escola Municipal Baltazar Lisboa, realizou ontem e hoje o projeto Copa na Escola.

Com a participação de todos os alunos às vésperas do evento, o sucesso foi garantido!

Convite do evento realizado na E.M Baltazar Lisboa

Em seu blog, a Creche Municipal Alegria de Nova Cidade, compartilha seu dia-a-dia com a realização de atividades realizadas pelos alunos. Vale a pena conferir, é só clicar aqui e contemplar as atividades!


Creche Municipal Alegria de Nova Cidade


Na página do EDI Profª. Marta R. Perrotta, podemos ficar por dentro da história da Copa do Mundo com um passeio pela história deste evento que envolve o mundo inteiro em uma grande confraternização do futebol. Quer conferir? Clique aqui!
 
Espaço de Desenvolvimento Infantil Marta Regina Perrota

Estaremos compartilhando mais... 

Mostrando nossos campeões dando um show de bola!!!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

DECRETO n.º 38.761, de 3 de junho de 2014, publicado no DO nº 53 de 4/6/2014


 
"Dispõe sobre o expediente nas Escolas, Creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino.
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,
DECRETA:
Art.1º As Escolas, Creches e Espaços de Desenvolvimento Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino não terão expediente, permanecendo fechadas, no período de 12 a 25 de junho de 2014.
        Parágrafo Único. Para os Profissionais de Educação, lotados em escolas e creches que não estiverem em gozo de férias, este período será considerado recesso escolar.
Art.2º Este Decreto entra em vigor na data da publicação.
Rio de Janeiro, 3 de junho de 2014; 450º ano da Fundação da Cidade
                ​EDUARDO PAES"
 
Informações Importantes
1. O Decreto acima não invalida a Resolução SME n.º 1.272, de 30/10/2013, que institui o Calendário Escolar da SME para o ano letivo de 2014.
2. Dias 26/06 e 27/06  a unidade escolar funcionará com a equipe de direção e funcionários de apoio que não estejam em férias nesse período no horário de 8 as 16 horas.
3. Os professores regentes continuarão de recesso até dia 27/06, retornando às atividades em 30/06/2014.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO SABERES, REFLETINDO A PRÁTICA.



O Instituto Municipal Helena Antipoff convida os Professores de Classes Especiais, Professores do Atendimento Educacional Especializado e Professores Itinerantes para participarem da Jornada de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Construindo Saberes, Refletindo a Prática.


A Jornada será realizada  nos dias 05 e 06 de junho no auditório do Instituto Superior de Educação (ISERJ) situado à Rua Mariz e Barros, 273 - Praça da Bandeira, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 2334-2501 e nos dias 09 e 10 de junho para os professores que atuam em nossa Coordenadoria Regional de Educação no Polo descentralizado da 9ª CRE no CIEP 09.18.203 Clementina de Jesus, situada à Av. Alhambra s/n°.



Abuso sexual: o que a escola pode fazer?


No dia 18 de maio, várias cidades do país promoveram uma série de atividades para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Aproveito a data para tratar desse assunto tão importante e delicado aqui no blog também. E a pergunta inevitável é: O que a escola e os professores podem fazer para combater esse crime tão odioso?

O cotidiano escolar geralmente fortalece os vínculos dos alunos com o professor e faz dele, muitas vezes, o interlocutor preferencial quando a criança ou o adolescente sofre algum tipo abuso sexual. Mesmo quando o aluno não conta nada, o professor geralmente percebe alterações no comportamento que podem sinalizar que algo de muito errado está acontecendo.

Durante um curso sobre o papel do professor na Educação sexual, fui questionada por um professora que viveu uma situação assim. Ela me disse:

– A minha aluna de sete anos de idade estava sofrendo abuso sexual por parte de seu padrasto. Chamei a mãe para conversar, e ela se manteve fria durante meu relato, tendo a cara de pau de me dizer: “Não é possível! Ele é um homem trabalhador, colocou a gente dentro da casa dele, não bebe, bota comida dentro de casa… No fundo ele é um homem bom, só tem esse pequeno defeito”. Eu fiquei chocada e não me contive. Disse coisas muito duras a essa mulher e ameacei denunciá-los à polícia se ela não tomasse uma providência. Sabe o que ela fez? Tirou a menina da escola. O que a gente pode fazer em casos como esse? Como proceder diante do abuso sexual?

Não podemos nos calar ou fingir que o problema não é nosso, encobrindo as situações de abuso e exploração contra crianças. Mas isso precisa ser feito com alguns cuidados para não perder a pessoa mais importante para a segurança da criança, a mãe ou responsável direto.

Nesse caso em específico, a professora criou um confronto com a mãe da menina, e isso é tudo o que precisamos evitar. Sei que é difícil ouvir o que essa mãe disse e ainda ser cordial e compreensiva com ela. Mas, em casos como esse, temos de nos manter frios e saber que a mãe tem um papel fundamental na vida da criança. Precisamos ter muito tato e visão estratégica para sensibilizar a mãe, para que ela fique ao lado de seu filho ou filha.

Quando uma mãe recebe a notícia de que sua filha está sendo abusada sexualmente, uma das reações possíveis é a incredulidade e a negação. Essa postura tende a ser mais frequente em situações em que a família não tem garantido os direitos básicos de um cidadão, como ter onde morar, dormir ou o que comer, dependendo para isso do suspeito de agressão. Portanto, temos de agir com calma, ouvir o que essa professora ouviu e, mesmo assim, buscar a cumplicidade da mãe para garantir a segurança da filha, encorajando-a a dar um fim nessa situação e denunciar o agressor.

Em casos como esse, uma abordagem inteligente do professor seria inicialmente mostrar que entende a situação em que essa mãe se encontra e ressaltar que, ainda assim, a segurança da criança é fundamental. A partir daí, é preciso ajudar a mãe a pensar com quem a criança pode ficar para evitar o contato com o agressor. Caso o comprometimento da mãe não aconteça, o caminho é seguir as recomendações dos órgãos competentes para realizar a denúncia, que pode ser feita de forma anônima.

A quem recorrer?
Em caso de suspeita de violência sexual, o Unicef Brasil recomenda acionar o Conselho Tutelar, a Vara da Infância e da Juventude ou as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e as Delegacias da Mulher. É possível ainda fazer denuncias anônimas pelo Disque 100. O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, em um prazo de 24 horas. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.

Por fim, compartilho com vocês o vídeo de lançamento da campanha Brasil na Defesa da Infância, da ONG de direitos humanos Childhood Brasil, estrelado pelos craques do futebol Neymar e Daniel Alves (veja aqui).

Vamos todos nos unir contra a violência sexual!



terça-feira, 27 de maio de 2014

Aberta a inscrição para 5ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil




A Secretaria Municipal de Educação realiza até sexta-feira, dia 30 as inscrições para a V Jornada Pedagógica de Educação Infantil.
 
A atividade, que acontece de cinco a dez de junho, vai apresentar o tema “Educação Infantil: O pedagógico de tudo e de todos”.

A proposta é integrar a vida e arte, propondo rodas de conversa em torno de produções cinematográficas que encaminhe à infância, em diferentes tempos históricos e disposições espaciais. Também será disponibilizado um módulo de estudos visando à integração da rede em torno do planejamento.

A formação é destinada a todos os profissionais de creches, Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e pré-escolas da rede pública municipal.

Os responsáveis por alunos matriculados nas creches e escolas da rede municipal de ensino também poderão participar do evento. Dessa forma, o convite à discussão de questões relacionadas à primeira infância e à observação sobre novas práticas pedagógicas é estendido aos pais e mães dos alunos de Educação Infantil.

As inscrições poderão ser realizadas clicando aqui.


Conheça o comunicado na íntegra.

Aberto período para alterações no plano de saúde do servidor municipal



Publicado hoje a Portaria Previ-Rio nº 922 de 26/05/2014 (D.O. Rio nº 47 de 27/05/2014 - folha de rosto e p. 17 e 18). que estabelece procedimentos quanto às regras concernentes ao Plano de Saúde dos Servidores Municipais, PSSM, onde regulamenta dentre outras ações a adesão e cancelamento da contratação de prestação de serviços das operadoras de Plano de Saúde.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

YouTube Edu está em busca de professores talentosos


Google e Fundação Lemann procuram educadores para contribuir com videoaulas que abordem temas do ensino fundamental




Professor, quer aumentar o alcance das suas aulas? O YouTube Edu pode ajudar. Durante o Transformar 2014, a empresa divulgou uma nova campanha para incentivar educadores que tenham talento e estejam dispostos a se tornarem conhecidos na web. O convite é para que essas estrelas das salas de aula contribuam com videoaulas que contemplem especificamente temas do currículo do ensino fundamental.

O YouTube Edu está no ar desde novembro, mas até agora ele vinha concentrando apenas videoaulas focados em temas das áreas de exatas e biológicas para o ensino médio. Mas agora, com a ampliação de temas e séries, a perspectiva é que as aulas cheguem a mais pessoas – tanto alunos, que buscam a plataforma para tirar dúvidas, quanto outros professores, que procuram melhorar suas práticas.

Para fazer parte dessa nova chamada para educadores, os interessados têm que já possuir um canal com vídeos e submetê-lo à campanha por uma ficha de inscrição. Depois de inscritas, as videoaulas passarão por uma avaliação da Fundação Lemann para só então fazer parte do YouTube Edu. Com isso, a plataforma se torna um espaço de conteúdo curado do ponto de vista pedagógico.

Fazendo parte do canal de educação, os professores ganham visibilidade, pois conseguem ter um aumento significativo nas visualizações dos seus conteúdos. Desde de o lançamento, alguns canais cadastrados já aumentaram sua audiência em até 70%.

EXPERIMENTAÇÃO

O canal de educação do YouTube fez parte da sala de experimentação do Transformar 2014, espaço onde o público tinha a oportunidade de entrar em contato com recursos digitais, tecnológicos, games e plataformas adaptativas. Outras ferramentas da empresa como o Google Apps for Education e o Google Cultural Institute também estavam lá, reforçando a ideia de que os educadores precisam conhecer e se apropriar das novas tecnologias.

“Existe muita coisa legal na internet que as pessoas não conhecem. Queremos mostrar nossas ferramentas e conteúdos para os professores para que eles se apropriem e se empoderem disso, que ele levem cada vez coisas mais interessantes para suas aulas”, Rodrigo Abdalla, gerente de marketing do Youtube/Google.

Fonte: Porvir