DIÁRIO OFICIAL de 31
de janeiro de 2013
Ano letivo começa com a
expansão das escolas de Turno Único e a implantação da Fábrica de Escolas, além
do início das atividades dos Ginásios Experimentais de Novas Tecnologias, das
Artes Visuais e do Samba
O prefeito e a Secretária Municipal de Educação iniciam o
Ano Letivo de 2013 com aula inaugural para diretores das escolas da Prefeitura
do Rio, nesta quinta-feira (dia 31), às 9h, na Cidade das Artes, na Barra da
Tijuca.
Para este ano, as novidades são a expansão do programa de
Turno Único, que até 2016 colocará 35% dos alunos da Rede Municipal estuando em
horário integral, com sete ou oito horas de aulas. Para atingir a meta, a
Prefeitura também criou a Fábrica de Escolas, que construirá 277 unidades
escolares até 2016, com investimento de mais de R$2 bilhões. O Ano Letivo
também contará com mais três Ginásios Experimentais: de Novas Tecnologias, na
Rocinha; das Artes Visuais, na região do Porto; e do Samba, em Olaria. Na Educação
Infantil, a ampliação da oferta de vagas em creche e pré-escola também
continua.
Já este ano, 156 escolas de Ensino Fundamental, 40 a mais que em 2012, estarão
em Turno Único. Nestas unidades, os alunos têm mais tempo de aula de Português,
Matemática e Ciências. Pelo programa, as escolas do 1º ao 6º Anos terão sete
horas de aulas e uma hora a mais para atividades de Reforço Escolar, artes e
esportes. Já as unidades que atendem alunos do 7º ao 9º Anos terão oito horas
de aulas e duas a mais para o pós-escola.
Em 2013 também iniciam as atividades mais três Ginásios
Experimentais: de Novas Tecnologias (GENTE), na Rocinha; das Artes Visuais
(GEA), na Praça Mauá; e do Samba (GES), próximo ao Cacique de Ramos. No
GENTE, Tablets e smartphones substituirão os antigos cadernos. Será
disponibilizada a Educopédia, plataforma de aulas digitais de cada disciplina,
criada pelos próprios professores da Rede Municipal.
No GES, os alunos vão aprender instrumentos musicais, aulas
de canto e orquestra, de história da música e teoria musical, além de
atividades em pareceria com o Cacique de Ramos, um dos berços tradicionais do
samba carioca.
No GEA, além de interação com o Museu de Arte Moderna, serão
oferecidos aos alunos nove ateliês: desenho, pintura, cor, figura, tecelagem,
3D, artes gráficas, outras mídias e intervenção.
O ano também marca o início do processo de consolidação de
programas estratégicos da Secretaria Municipal de Educação. Entre os quais, programa
Escolas do Amanhã, criado em 2009 e que hoje atende a 155 unidades situadas
em áreas conflagradas ou já pacificadas da cidade; e o Rio Criança Global,
criado em 2010, que implantou o ensino de inglês desde o 1º ano, já como legado
dos Jogos Olímpicos de 2016. Em 2013 o programa chega ao 8º ano e um total de
475 mil alunos atendidos. Mais de 1.800 professores de inglês já foram
contratados.
Na Educação Infantil, a ampliação da oferta de vagas em
creche e pré-escola também está entre as metas da Prefeitura.
Em 2013 estão previstos mais 42 Espaços de Desenvolvimento
Infantil (EDI), com cerca de 8 mil novas vagas.
Até 2016,
a previsão é de 30 mil novas vagas para a Educação
Infantil. Desde 2009, 23.753 vagas em creche já foram criadas em toda a cidade
e 103 EDIs foram construídos. Nesta sexta-feira, mais quatro EDIs serão
entregues, todos na Zona Norte.
REDUÇÃO DO ANALFABETISMO ATINGE META DE 2016
A Secretaria de Educação atingiu a meta prevista para o
final de ano de 2016 de reduzir para menos de 5% o analfabetismo funcional. Em
dezembro de 2012, o percentual chegou a 4.13%. No mesmo período de 2011 esse
número era de 6,5%.
De 2009 a
2012 foram realfabetizados 29.500 alunos, com a participação de cerca de 1.100
professores da Rede. Nesse esforço da Secretaria em dar ênfase na
alfabetização no 1º ano, em 2013 será assinado um novo Pacto Carioca Pela
Alfabetização.
No ano de 2012 também foi divulgado as notas do IDEB 2011,
que mostraram a melhoria significativa da Rede Municipal do Rio. Do 1º ao 5º
Anos a nota foi de 5,4 e do 6º ao 9º a nota foi de 4,4. Em 2009 as notas foram
5,1 e 3,6, respectivamente.
Fonte: Google doc's
Nenhum comentário:
Postar um comentário