quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ser ou Não Ser, Eis a Questão

Com a chegada do Carnaval e a Cidade se enfeitando para esta grande festa, nada melhor do que conhecer o vencedor do Concurso de melhor Samba-Enredo promovido pelo Projeto Escola de Bamba da Secretária Municipal de Educação.





A Escola de Bamba é um projeto que exalta os valores culturais do Carnaval, através de ações nas escolas, culminando com a apresentação de uma escola de samba mirim.

Consiste na articulação de um conjunto de ações de caráter pedagógico e técnico que se constitui na formação de uma escola de samba genuinamente pública municipal. A partir deste ano de 2013 essa escola de samba mirim, que conta com alunos de diversas escolas municipais, irá fechar o desfile oficial do Carnaval Carioca na terça-feira.



William Shakespeare


Tendo Shakespeare como enredo para o Carnaval 2013 das Escolas de Samba Mirins, a Escola de Samba Corações Unidos do CIEP, formada por alunos da rede municipal, desfilará no ritmo do Samba-Enredo “Na Dialética do Amor, Um Traço de Shakespeare na Sapucaí”, produzido pelos alunos da E. M. Professor Manoel Maurício que integra o quadro das escolas da 9ª Coordenadoria Regional de Educação em Campo Grande.

É o segundo ano consecutivo em que a E. M. Professor Manoel Maurício vence o concurso desenvolvido através do Projeto Escola de Bamba da Secretaria Municipal de Educação.




Prof. Fábio Coordenador do Projeto Escola de Bamba na Maneco em alguns momentos na oficina de produção do Samba.


Coordenados pelo Professor Fábio do Espírito Santo e pela Professora Simone Pereira, os alunos da Manoel Maurício participam de oficinas de música e percussão ao longo do ano, desenvolvendo diversas atividades que culminam com a produção do samba que é apresentado em concurso dirigido pela Professora Marilene do Núcleo de Extensividade da SME.


Professora Simone, professora Luci (acima) e professor Fábio com os alunos na comemoração da vitória.


Para o samba deste ano, a Maneco (como a Escola é chamada carinhosamente pela comunidade escolar) ousou, inserindo como refrão a célebre frase do escritor inglês Willian Shakespeare, em sua língua original: “To be or not to be, that is a question”, impressionando os jurados no dia da escolha do samba.

A mistura de nossa língua com o inglês, hoje ensinado aos nossos alunos, resultou num “molho especial” que, com certeza, vai temperar ainda mais o carnaval mirim carioca este ano.


Alunos da E. M. Prof. Manoel Maurício no dia 01/10/2012 na Quadra da Mocidade de Vicente de Carvalho apresentando o Samba-Enredo.



O desfile das Escolas de Samba Mirins acontecerá na terça-feira de carnaval e a Corações Unidos do CIEP será a terceira escola a desfilar. A Maneco participará do desfile com uma ala composta por 80 alunos da escola.


Conheça a letra e a música do samba-enredo vencedor:



NA DIALÉTICA DO AMOR, UM TRAÇO DE SHAKESPEARE NA SAPUCAÍ


“TO BE OR NOT TO BE: THAT IS THE QUESTION”
MINHA ESCOLA VEM CANTAR
PELOS TRAÇOS DO POETA REVELAR.

TANTOS PERSONAGENS
NOSSA PRÓPRIA IMAGEM
NESSA VIAGEM SHAKESPEARE A NOS GUIAR
BRILHA O ARTISTA GENIAL
NO PALCO DO MEU CARNAVAL.

MISTÉRIOS, FANTASIAS
ALÉM DA NOSSA VÃ FILOSOFIA
AMOR, SENTIMENTO QUE AGITA E ACALMA
LOUCURA QUE INVADE A ALMA.

NA LITERATURA COM SEUS VERSOS ENCANTOU
NO TEATRO A PLATÉIA EMOCIONOU
NO CINEMA E TV SUA OBRA EM CARTAZ
SERES ENCANTADOS, DEUSES OU MORTAIS
NAS ENTRELINHAS DA HISTÓRIA
NÃO ESQUECEREMOS JAMAIS
SE A VIDA IMITA A ARTE
NÃO QUERO TRAGÉDIA
VIVO EM COMÉDIA
PRA SORRIR MUITO MAIS
AMAR OU NÃO AMAR: EIS A QUESTÃO
NA PROVA DE FOGO
O AMOR VENCE O JOGO
O FINAL FELIZ É A LIÇÃO

UM TRAÇO DE AMOR NA SAPUCAÍ
PODE APLAUDIR
UM SHAKESPEARE ENCANTADO
COM OS CORAÇÕES TOTALMENTE APAIXONADO.

(Samba-Enredo Composto pelos Alunos da E.M. PROFESSOR MANOEL MAURÍCIO)


Vídeo com trecho da apresentação do Samba durante a escolha que definiu o samba como o grande vencedor.



Parabéns à E. M. Manoel Maurício pelo bi campeonato do Samba-Enredo da Escola de Bamba e por abrilhantar, desta forma, o Carnaval Mirim Carioca.


Desejamos muito sucesso na Avenida!



Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE:
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário