ORIENTAÇÕES
Local: Centro de
Convenções SulAmérica, Av. Paulo de Frontin com Av. Pres. Vargas, Cidade Nova,
RJ, Tel. 3293 6700.
Período: 05 a 16/06
Horário: Dias de Semana: 8h30min às 18h
Sábado e Domingo: 10h às 20 h.
I - Compra de Livros:
·
1004 escolas públicas de ensino fundamental;
249 creches, 171 EDI e 16 Bibliotecas Escolares Municipais, totalizando 1440 Unidades
da Rede Pública Municipal de Ensino receberão a verba de R$ 600,00 para a compra
de livros durante o evento. Estas unidades estão relacionadas nas listagens
enviadas para as CRE com a solicitação dos nomes dos compradores.
·
129 escolas que possuem mais de 1000 alunos
receberão verba adicional de R$ 300,00, perfazendo um total de R$ 900,00 de
compras.
·
CD e DVD só poderão ser adquiridos se
acompanhados dos respectivos títulos de Literatura;
- Os
professores e bibliotecários designados para a realização da compra
receberão, na entrada do Salão, um cartão magnético nominal com crédito de
R$ 600,00, (R$ 900,00 para as escolas com mais de 1000 alunos), a credencial
de professor/bibliotecário comprador e uma sacola para a compra de livros.
O cartão magnético, a credencial e a sacola para compra de livros deverão
ser retirados no local do evento (balcão de entrada), onde compradores
deverão identificar-se com contracheque ou carteira funcional e
identidade;
OBS.: Não haverá a
possibilidade de substituição de professor/bibliotecário comprador, pois os
cartões magnéticos serão confeccionados anteriormente.
- Em casos extremos, no impedimento de comparecimento dos dois professores indicados para a compra, a escola deverá enviar um substituto, portando Memorando em duas vias, assinado pela Direção da Escola e com os telefones da Sr/Srª. Diretora. Esse professor deverá procurar o estande da SME, com o Memorando, a identidade e contracheque para solicitar autorização para realizar a compra.
- Após
a compra de qualquer título, o professor/bibliotecário comprador deverá
guardar os tíquetes impressos pelas máquinas e/ou notas fiscais de compra,
com objetivo de comprovar o gasto realizado. Este documento é fundamental para
a prestação de contas junto à CRE;
- A
prestação de contas relativa à utilização do cartão deverá ocorrer segundo
as orientações da E/SUBG/CRE/GAQ.
- Deverá
ser encaminhada à E/SUBE/CRE/GED da respectiva Coordenadoria uma relação
dos títulos adquiridos (constando título, autor, editora e quantidade
comprada). Cada CRE poderá definir junto às respectivas escolas o suporte
no qual a relação será enviada (digital ou impressa).
- A compra de livros poderá ser
realizada no período de 06 de junho
a 16 de junho. No último dia, 16 de junho, as compras só poderão ser
realizadas até as 12h, IMPRETERIVELMENTE. As escolas, creches municipais e bibliotecas
que não efetuarem a compra, no período indicado, terão seus respectivos cartões
encaminhados, pela FNLIJ, à Gerência de Mídia-Educação, que realizará a
compra de livros, que serão destinados às escolas com acervo reduzido ou
inexistente.
- Sugestões
de títulos podem ser encontradas em sites especializados, como, por
exemplo, o da própria FNLIJ (www.fnlij.org.br
- livros premiados e altamente recomendáveis) ou o do prêmio Jabuti (www.cbl.org.br/jabuti )
II – Visitação Escolar
·
A participação das escolas na visitação ao
Salão será dinamizada com base nos critérios de prioridade estabelecidos em cada Coordenadoria. As
Coordenadorias deverão ter atenção especial com relação aos horários
estabelecidos para a entrada e saída dos alunos na visitação escolar. O
cronograma de visitação será estabelecido junto a cada Coordenadoria, conforme
escala determinada pela Gerência de Mídia-Educação.
Considera-se importante garantir a
participação das Salas de Leitura Polo nesta atividade.
·
Deverá ser observada a lotação máxima dos
ônibus para a visitação escolar, que é de 40 alunos por ônibus.
- Durante
o evento, haverá programação variada para os alunos. Maiores informações
no site da FNLIJ (www.fnlij.org.br).
- A
Secretaria Municipal de Cultura promoverá o troca-troca de livros. Os
professores e alunos poderão levar livros para trocar.
III- Trabalhos para o
Estande
·
Cada
CRE deverá enviar os trabalhos para a exposição até o dia 24/05. Esses trabalhos deverão atender aos diferentes níveis e
modalidades de ensino, sendo 01 (um) por nível ou modalidade:
·
Educação Infantil, Casa de
Alfabetização, Primário Carioca, Ginásio Carioca, EJA, Educação Especial.
Obs.: Trabalhos em suporte digital
(CD/DVD) não estão incluídos neste limite e poderão ser enviados atendendo ao
mesmo prazo limite.
·
Os
trabalhos poderão ter tema livre sendo, necessariamente, uma produção textual,
em formato de livro (tamanho ofício, no máximo), que deverá representar a CRE,
no segmento no qual foi produzido.
·
Os
trabalhos deverão ser entregues na Gerência de Mídia-Educação acompanhados de
relação onde conste o nome da escola, o título do trabalho (se tiver) e o(s)
nome(s) do(s) professor (es), alunos (s) responsável(eis).
·
Solicitamos
especial atenção à qualidade dos trabalhos, no que se refere ao conteúdo, à
correção e apresentação e também em relação à identificação do trabalho. Considerando-se
que serão enviados livros produzidos pelos alunos, destaca-se, ainda, a
necessidade de atenção à perigrafia deste objeto cultural.
·
Em relação aos trabalhos em suporte digital, esses deverão
apresentar livros digitais ou relatos de ações envolvendo a leitura literária.
As mídias devem abrir e rodar em computador.
IV- Dia do Professor
- O
dia 05 de junho, antes da abertura oficial do Salão, será dedicado ao professor.
Como convidado especial, o professor terá acesso gratuito, visita
orientada pelos estandes das editoras por cerca de duas horas e
participará de um bate-papo com escritores. Para participar é necessário
realizar inscrição pelo e-mail visitacaoescolar@fnlij.org.br
informando se participará do turno da manhã ou da tarde.
- Os
professores matriculados nos cursos Leitura, Literatura e Formação de
Leitores, Jovens Leitores e Leitura e Literatura desde o Berço não
precisam fazer inscrição, pois este dia já consta no calendário do curso e
a presença será registrada nessa atividade. Os professores deverão
comparecer nos horários de suas turmas.
- Os bibliotecários (das Escolas e Bibliotecas Escolares
Municipais) também poderão participar desta atividade
- Nesse dia os professores poderão fazer comprar pessoais, mas não haverá compra para as escolas.
V- Seminário da FNLIJ
15º SEMINÁRIO FNLIJ
BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
·
Dias:
10, 11, 12 e 13 de junho
Programa:
- 10 de junho, segunda-feira - A literatura colombiana para crianças e jovens, com enfoque na ilustração, com a presença de escritores, ilustradores e especialistas.
- 11 de junho, terça-feira - Intercâmbio Brasil-Colômbia, organizado pelo Instituto C&A e a SME.
- 12 de junho, quarta-feira – 10º Encontro Nacional de Escritores e Artistas Indígenas, quando serão discutidos temas relacionados à literatura indígena.
- 13 de junho, quinta-feira – A ilustração nos livros para crianças e jovens, com a presença de especialistas, escritores e ilustradores e também leitores para, juntos, refletirem sobre a ilustração brasileira.
A SME realizou, por intermédio
das CRE, a inscrição de 400 professores/bibliotecários no Seminário, sendo 100
por dia. Estes profissionais terão gratuidade na participação desta atividade.
Demais interessados deverão realizar sua própria inscrição através do e-mail: seminario@fnlij.org.br, arcando com os
custos estabelecidos pela organização do evento. Na mensagem deverá constar o
nome completo, matrícula, cargo, função e escola do participante.
IMPORTANTE:
Ressaltamos
que a participação das escolas nesta atividade deve ser compreendida como mais
uma ação de formação de alunos e professores leitores. É importante que os
Professores Regentes de SL e Bibliotecários possam, entre outras possibilidades,
esclarecer a toda a comunidade escolar que o Salão do Livro é um evento
literário da Cidade, aberto a qualquer interessado nos livros e na leitura de
literatura.
Propõe-se,
portanto, que mais do que um mero evento, a atividade integre um conjunto de
ações na escola envolvendo a preparação prévia, bem como seus possíveis
desdobramentos, após a visita, mobilizando toda a comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário