sexta-feira, 3 de maio de 2013

Prefeitura lança concursos para criação de aplicativos


"Rio Ideias" e "Rio Apps" desafiam cariocas a criarem aplicativos que facilitem a vida dos moradores do Rio

02/05/2013  » Autor: Flavia David/Fotos: Divulgação



A Prefeitura do Rio lançou nesta quinta-feira (2/05) a segunda edição dos concursos “Rio Ideias” e “Rio Apps”, que desafiam os cariocas a sugerirem aplicativos que facilitem a vida dos moradores, turistas e empresas da cidade. A cerimônia aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, e reuniu o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Franklin Dias Coelho, o diretor da Cisco Brasil, Amus Maidantchik, e o diretor de competitividade da Microsoft, Djalma Almeida, além de representantes da Intel Corporation. A solenidade foi transmitida ao vivo, por videoconferência, para as Naves do Conhecimento.

O “Rio Ideias” vai premiar com R$1mil a melhor ideia de cada categoria, e com R$500 o segundo colocado; já no “Rio Apps”, os inscritos vão transformar as ideias vencedoras em aplicativos para internet, smartphones, tablets e outras plataformas digitais. Os valores das premiações da segunda etapa serão definidos em breve.

Os projetos estão divididos em 15 categorias: Saúde, Educação, Transporte, Habitação e Urbanização, Ordem Pública e Conservação, Gestão e Finanças Públicas, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Turismo, Cultura, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Segurança, Esporte, Jogos (Games) e Nave/Praça do Conhecimento (Projeto “Rio Digital 15 Minutos”).

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia classificou os concursos como um importante passo para que o Rio se consolide como uma Cidade Inteligente:

- É um grande programa de apoio ao talento e à criatividade dos desenvolvedores do Rio de Janeiro. Posso dizer que o caminho do talento começa com a ideia. Por isso, é fundamental que criemos uma estrutura de apoio a essas pessoas, para que suas ideias sejam vistas e incentivadas.

O secretário recebeu, representando o prefeito Eduardo Paes, um dos cem computadores que o município conquistou ao vencer o prêmio nacional "Prefeito Inovador 2012", no final do ano passado, em São Paulo. A cidade destacou-se por suas inovações no sistema de gestão urbana, com o Centro de Operações Rio (COR), as Clínicas da Família, a Escola do Amanhã, as Naves e Praças do Conhecimento, a Central de Atendimento ao Cidadão 1746 e os concursos “Rio Ideias” e “Rio Apps”. 54 prefeituras foram selecionadas e, após uma seleção de 18 finalistas, a Prefeitura do Rio foi declarada a vencedora.

- É um reconhecimento a uma gestão que, nesse processo de planejamento estratégico, trabalha um caminho de cidade inovadora, inteligente e sustentável. Um reconhecimento público ao nosso esforço para acompanhar a velocidade da inovação - afirmou o secretário, acrescentando que os 100 novos computadores serão destinados às Naves e Praças do Conhecimento.


Veja como participar dos concursos “Rio Ideias” e Concurso “Rio Apps”:

Para participar do primeiro concurso, basta que o candidato se cadastre no site http://ideias.rioapps.com.br e, em seguida, envie sua ideia entre até 21 de junho. Uma votação popular elegerá as cinco melhores ideias nas 15 categorias existentes. A avaliação das 75 ideias finalistas será feita por um corpo de jurados no período de 7 a 21 de junho deste ano. O anúncio dos vencedores será dia 26 de junho.

O cadastro também pode ser feito, a partir de hoje (2/05), através das redes da Praça e Naves do Conhecimento (www.pracadoconhecimento.org.br) ou pelo Facebook ou Twitter do “Rio Ideias”.

O evento está aberto a todos os cidadãos, inscritos no CPF, residentes na cidade do Rio de Janeiro, com mais de 16 anos. Um mesmo participante pode registrar diversas sugestões, não há número limitado.

Todas as sugestões serão publicadas no portal Rio Ideias, em base contínua, após serem enviadas. O cadastro é armazenado em um banco de dados protegido e sigiloso. Os visitantes registrados no portal poderão votar em suas ideias favoritas uma única vez. Todas as ideias de aplicativos serão de propriedade intelectual de seus autores, por isso, é fundamental que os interessados leiam o regulamento oficial antes de participar.

Saiba mais sobre as categorias:

Saúde: ideias para aplicativos que permitam soluções inovadoras, ajudando na eficiência do atendimento aos pacientes e a gestão dos recursos.

Educação: para uma prática lúdica e efetiva no processo de aprendizagem, além das ideias que melhorem as informações na gestão das redes.

Transporte: que permita uma gestão integrada que acompanhe o fluxo de informação em tempo real da rede de transportes, contribuindo para um apoio inteligente a mobilidade da população.

UPP Social (Habitação e Urbanização): que permita apoiar a qualificação imediata dos serviços de conservação urbana, iluminação pública, limpeza e coleta de lixo e trabalhar fluxos de informação que tenham por base a integração e força da comunidade que as caracteriza.

Habitação e urbanização: constituição de bairros inteligentes.

Porto Maravilha: ideias de aplicativos que ajudem a população a conhecer todas as modificações que ocorrem na cidade.

Ordem Pública e conservação: ideias para aplicativos que ajudem em uma qualidade de vida melhor com uma maior urbanidade e civilidade.

Rio Acessível: que permitam fluxo de informação que ajude a cidade a se tornar uma cidade mais acessível.

Gestão Pública e Prefeitura Presente: a exemplo do 1746, possamos ter fluxo de informações mais ágeis, interativos e integrados no atendimento do cidadão, nas soluções integradas de diversos canais como (telefone, web, presencial e móbile).

Meio Ambiente e Sustentabilidade: ideias para aplicativos que ajudem em garantir a qualidade de vida na cidade e na ecoeficiência da prefeitura.

Turismo: ideias para aplicativos que ajudem na melhoria do ambiente da cidade para o turismo.

Cultura: ideias para aplicativos que ajudem a valorizar a paisagem urbana e o patrimônio cultural da cidade.
Desenvolvimento Social: ideias de aplicativos que gerem informações que contribuam para uma melhor qualidade na assistência social, utilizando as possibilidades do Cartão Família Carioca.

“Rio Digital 15 Minutos”: Ideias de aplicativos que ajudem a pensar o Rio com sua rede de 40 Naves e Praças do Conhecimento, levando a inovação e o conhecimento para os bairros beneficiados pelo programa, focados, por exemplo, na democratização do conhecimento, participação comunitária, jogos interativos, serviços e apoio ao empreendedorismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário