Seis equipamentos esportivos vão receber 18 cursos de capacitação profissional
08/05/2013 » Autor: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos
O prefeito Eduardo Paes e o Senac-Rio assinaram nesta quarta-feira (08/05) um termo de cooperação técnica para promover a capacitação profissional e a inserção da população carioca no mercado de trabalho. Batizado de Programa Senac nas Vilas Olímpicas, o projeto oferecerá 5 mil vagas em 18 cursos básicos profissionalizantes gratuitos.
Seis Vilas Olímpicas vão receber os cursos: Arthur da Távola, em Vila Isabel; Carlos Castilho, no Complexo do Alemão; Mestre André, em Padre Miguel; Dr. Sócrates, em Pedra de Guaratiba; Jornalista Ary de Carvalho, na Vila Kennedy; e o Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande.
O lançamento do projeto foi realizado na Vila Olímpica Arthur da Távola, em Vila Isabel, e contou com a presença do secretário municipal de Esportes e Lazer, Antonio Pedro Indio da Costa, e do presidente da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), Orlando Diniz.
- As vilas olímpicas são equipamentos para a prática esportiva e lazer e para o estreitamento dos laços comunitários. Agora, também vão servir para receber cursos e capacitar pessoas. O maior problema do Rio hoje não é falta de emprego, é falta de mão de obra qualificada. Essa iniciativa vai preparar as pessoas para o mercado de trabalho e é uma oportunidade de qualificar nossa população e trazer ainda mais desenvolvimento para a cidade – disse o prefeito.
Serão oferecidos cursos para Agente de Projetos Sociais, Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Recursos Humanos, Confecção de Adereços para Carnaval, Estoque e Armazenagem, Informática Básica, Iniciação em Vendas, Jardinagem, Monitor de Recreação, Montagem de Arranjos Florais, Organizador de Eventos, Porteiro e Vigia, Produção de Eventos Sociais, Rotinas de Escritório, Técnicas para Garçom e Telemarketing Informatizado.
Indio da Costa pretende levar o projeto para outras vilas:
- Essa é uma iniciativa que vai qualificar mão de obra na cidade e fomentar a cidadania. Vamos expandir esse projeto para outras vilas olímpicas, na medida em que formos estruturando as salas para o Senac entrar. Levar curso profissionalizante para quem precisa é um sonho que está se tornando realidade.
A funcionária do almoxarifado da Vila Olímpica de Vila Isabel, Marina Cordeiro, agradeceu a prefeitura pela iniciativa que vai beneficiar muitas pessoas daquela região:
- Sempre trabalhei com RH, mas consegui essa oportunidade agora no almoxarifado e preciso me capacitar para exercer melhor minha função. Fiquei muito feliz com a notícia do curso gratuito e aqui em Vila Isabel a gente precisava disso. Depois vou poder ensinar o que aprendi para outras pessoas também. Espero com essa oportunidade crescer e melhorar cada vez na minha vida profissional.
Para realizar a inscrição, os interessados devem procurar uma das seis vilas olímpicas (veja aqui os endereços, telefones e horários de funcionamento), munidos de Documento de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário