terça-feira, 28 de maio de 2013

Recursos Educacionais Abertos: pelo livre acesso ao conhecimento


Materiais educacionais abertos incentivam colaboração, autoria de alunos e professores e a produção de conteúdos locais


Graziela Massonetto

"Materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros" é a definição de Recursos Educacionais Abertos (REA) dada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Qualquer ferramenta, material ou técnica, que apoie o acesso ao conhecimento e seja aberto, pode ser considerado REA: cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, etc.


É um movimento emergente da educação, alavancado pela Internet, e que tem como marcas a colaboração e a interatividade. Ele surge pela premissa de que todos devem ter a liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir recursos educacionais, sem restrições. Os benefícios são inúmeros. O maior deles, de acordo com a pesquisadora em recursos e práticas educacionais abertas Andreia Inamorato, é o livre acesso ao conhecimento. "Como eles estão licenciados de maneira aberta, qualquer pessoa pode ter contato, é permitido que sejam utilizados e/ou adaptados por terceiros", conta.

O REA se apoia em três elementos principais: conteúdos de aprendizado, como cursos completos e metodologias de ensino e aprendizado; ferramentas técnicas, como sistemas de gerenciamento de conteúdo e comunidades de aprendizado online; e recursos para implementação, ou seja, licenças de propriedade intelectual para promover a publicação aberta de materiais. O usuário que esteja interessado em utilizar REA não precisa necessariamente estar vinculado a uma instituição de ensino. "Qualquer pessoa pode acessar e compartilhar o conhecimento que antes ficava fechado a quatro portas na sala de aula", revela Andreia.

A ideia principal por trás do REA é que qualquer coisa publicada pode ser utilizada e recombinada por outras pessoas, aumentando o conhecimento de todos. A especialista salienta que existem quatro liberdade mínimas do REA, os chamados "4Rs": "revisar, reusar, remixar e redistribuir. "Dessa maneira, compreendemos a liberdade de usar o original, de adaptá-lo e aprimorá-lo, além de fazer recombinações. Mas acredito que o mais importante seja a redistribuição, para que o REA alcance mais pessoas".

EconomiaOutro grande benefício é em relação aos custos. O REA pode diminuir os custos de acesso a educação. "Hoje, só quem está matriculado nas escolas têm acesso ao material didático pago com dinheiro público. Se esse material estiver disponível na internet sob uma licença livre, em um formato aberto, qualquer falante de língua portuguesa terá acesso a ele. O acesso a materiais de qualidade é um direito. Um lema que resume REA é afirmar que material didático pago com dinheiro público deve pertencer ao público", diz Bianca Santana, jornalista e integrante da comunidade de Recursos Educacionais Abertos e da Casa da Cultura Digital.

A maioria dos REA são gratuitos ou têm preços mais acessíveis. Quando digitais, os custos de reprodução dos REA são praticamente zero, o que reduz os custos de distribuição e logística. Por serem abertos, também são reduzidos, quando não abolidos, os custos e o tempo gasto para a negociação de modelos de licenciamento que possuem todos os seus direitos reservados aos proprietários e não podem ser livremente compartilhados, gerando uma maior burocracia por ser uma propriedade privada.

Restam os custos de produção. Entretanto, de acordo com a comunidade REA Brasil (http://rea.net.br/site/ ), quando a produção de recursos educacionais já faz parte do dia a dia do educador, disponibilizá-lo como REA não aumenta seu custo de produção.

Além disso, com o uso e o aprimoramento desse REA por pares e usuários, a decisão de disponibilizar o conteúdo pode diminuir seu custo de produção pois, com isso, um grupo irrestrito de colaboradores tem acesso para conservá-lo, melhorá-lo e adaptá-lo.

Muitas vezes, os mesmos recursos educacionais geram custos duas vezes:  ao pagar impostos, como é o caso de editoras; e a pagar novamente quando há a compra do livro didático. Para resolver tais impasses,  especialistas defendem políticas públicas que incentivem a adoção, o investimento e a preferência por REA nas compras e projetos governamentais.

Praticando REAAo utilizar, produzir e compartilhar REA, os professores começam a desenvolver uma nova prática acadêmica e pedagógica.  Uma das grandes vantagens é exatamente a liberdade de adaptação. Um professor que mora na periferia do Pará, por exemplo, pode adaptar o conteúdo das aulas de geografia para a realidade de sua região. Dessa maneira, os alunos terão acesso a um material que fala sobre o lugar em que vivem. Com essa aproximação, o aprendizado pode se tornar mais concreto.

Muitos professores, entretanto, se sentem inseguros ao produzir o material, por medo de não estar bom o suficiente para ser distribuído publicamente. "Mas essa insegurança é positiva, porque quando o professor produz REA ele toma um cuidado até maior do que se ele soubesse que esse material não sairia da sala de aula, o que geralmente aumenta a sua qualidade", conta Andreia. Nesse sentido, produzir REA pode ser uma boa alternativa para ajudar os professores a ganharem maior confiança.

"Reconhecer REA como uma prática pedagógica, que tem valor profissional e talvez até oferecendo um auxílio financeiro ao professor, pode ser um grande incentivo", acredita. O treinamento na construção e uso de REA pode entrar como formação ou aperfeiçoamento profissional no uso de novas tecnologias e inovação em metodologia educacional.

Assim, além de incentivar práticas de colaboração, participação e compartilhamento, incentivar que educadores e estudantes sejam reconhecidos como autores, aproveitar melhor os recursos públicos investidos em material didático, o REA tem como perspectiva uma educação de qualidade, acessível, que integre distintas formas individuais de aprendizagem e incentive a produção de conteúdos locais.


Confira a lista de sites com conteúdo REA disponíveis para utilização:


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