segunda-feira, 4 de março de 2013

Museu de Arte do Rio recebe os professores da Rede Municipal de Ensino


Educadores conheceram a Escola do Olhar, que vai oferecer cursos voltados à formação de docentes

02/03/2013 » Autor: Flávia David / Fotos: Raphael Lima

Foto: Raphael LimaUm dia após a sua inauguração, o Museu de Arte do Rio (MAR) recebeu neste sábado (2/03) cerca de 600 professores da rede municipal de ensino e seus familiares. Durante toda a visita, os profissionais tiveram a companhia do prefeito Eduardo Paes e da secretária municipal de Educação, Claudia Costin. Por quase duas horas, o enorme grupo visitou o pavilhão de exposições e a Escola do Olhar, interligada ao museu. Neste espaço, serão oferecidos aos professores cursos de média e longa duração, seminários, workshops, espaços de pesquisa, salas de aula, midiateca e uma biblioteca.

Fruto de parceria da Prefeitura do Rio com a Fundação Roberto Marinho, o MAR será aberto à visitação pública na próxima terça-feira (5/03).

Após visitar as quatro exposições inaugurais, o prefeito do Rio destacou a troca cultural que o Museu de Arte do Rio proporcionará aos professores e alunos da rede de municipal:

- Essa é uma grande faceta do MAR: permitir que s professores de Arte possam se qualificar aqui, convivendo com esse ambiente, e que os seus alunos também tenham contato com a arte. Isso traz ganhos fantásticos para a garotada - falou o prefeito, que reafirmou estar encantado com o Museu de Arte do Rio.

- Esse museu é todo especial, principalmente porque é o primeiro. Depois, temos duas arquiteturas distintas, uma do século 20 e a outra mais moderna, totalmente ligadas. Sem falar que o fato de associar um museu a um local de aprendizado é algo realmente inovador - concluiu Eduardo Paes.Foto: Raphael Lima

As atividades a serem oferecidas na Escola do Olhar serão realizadas por meio de parceria com universidades, instituições museológicas, ONGs e através de programas de educação não formal.

Além disso, a poucos metros do Museu de Arte do Rio, funciona o Ginário Experimental das Artes Visuais (GEA), que tem como objetivo integrar o cotidiano escolar às exposições e programas do MAR, estimulando o desenvolvimento de atividades antes, durante a após as visitas educativas.

A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, deu mais detalhes sobre esse processo:

- É muito importante ampliar o repertório cultural dos nossos alunos. Por isso, introduzimos em nossas escolas o estudo das artes desde o primeiro ano. Agora, com essas aulas e a possibilidade de visitar esse museu, será algo fantástico para os alunos, que vão crescer valorizando o tema e sabendo interpretar as obras de arte. Além de ser um processo civilizatório, uma vez que aquele que tem contato com a arte enxerga a vida de uma outra maneira - disse Claudia.

O Museu de Arte do Rio e a Escola do Olhar devem receber cerca de 200 mil alunos da rede municipal de ensino por ano, que vão desenvolver projetos educativos teóricos e práticos com seus professores.

O MAR, que neste docingo receberá funcionários da Prefeitura do Rio, fica na Praça Mauá, 5, e pode ser visitado de terça-feira a domingo, e nos feriados, das 10h às 17h, com ingressos a R$ 8,00 (R$ 4,00 meia-entrada). Vale destacar que, às terças-feiras, a entrada é franca para o público em geral. Às segundas-feiras, o museu fica FECHADO.

Para agendar uma visita, o interessado deve entrar em contato com a Central de Informações do MAR através do telefone (21) 2203-1235 ou pelo e-mail info@museudeartedorio.org.br.



Fonte: Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário