quarta-feira, 20 de março de 2013

Rio de Janeiro sedia Congresso Global de Empreendedorismo


Evento acontece pela primeira vez na cidade e reúne investidores, pesquisadores e empreendedores de todo o mundo

19/03/2013 » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano

A cidade do Rio de Janeiro sedia até a próxima quinta-feira (21/03) o Global Entrepreneurship Congress (Congresso Global de Empreendedorismo), no Lagoon, na Lagoa Rodrigo de Freitas. O evento reúne investidores, pesquisadores, líderes expressivos, empreendedores e oficiais de governo de mais de 120 países para discutir novas ideias, transformá-las em realidade, proporcionar crescimento econômico e aumentar o bem-estar social. Esta é a quinta edição do evento, a primeira realizada na América Latina.

Durante a abertura do congresso, o diretor-executivo da Rio Negócios - a agência de promoção de investimentos para o Rio de Janeiro -, Marcelo Haddad, falou sobre a importância da cidade sediar um evento desse porte:

- Um evento de empreendedorismo como esse celebra o momento que estamos vivendo na cidade. Vivemos uma situação em que o mercado brasileiro, especialmente no Rio, é extremamente atraente e desejado. O Rio passa por uma enorme transformação social e de infraestrutura. Fatores de atração para novos empreendimentos. Essa vai ser uma semana inspiradora e tenho certeza que daqui sairão ideias para novas multinacionais e grandes empresas brasileiras.

Criado em 2009, em Kansas City, o evento tem contribuído para a expansão do ecossistema empreendedor, conectando indivíduos ao redor do mundo que trazem ideias e opiniões distintas e transformam inovação em realidade. Além disso, um evento como esse aumenta o reconhecimento de empreendedores pelo importante papel que eles desempenham no desenvolvimento econômico e na criação de soluções inovadoras que melhoram o dia a dia das cidades.

De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, o congresso representa muito diálogo, conhecimento de histórias de sucesso, convivência e interação sobre experiências bem sucedidas no mundo. Ele destacou ainda que essa é a oportunidade do Rio continuar desenvolvendo o Brasil:

- O Brasil vive um momento importante na sua história econômica e social e o empreendedorismo tem sido um instrumento precioso nesse desenvolvimento. Em 2012, o Sebrae atendeu 1,5 milhão de empresas brasileiras nos 27 estados do país. A mudança na legislação brasileira, totalmente inovadora e especial para as micro e pequenas empresas, com um tratamento tributário diferenciado, estimula à formalização. Nesses seis anos da nova legislação, o Brasil formalizou cerca de 3 milhões de empresas. É um avanço e um resultado muito positivo.

O evento, realizado pela Semana Global de Empreendedorismo, a Kauffman Foundation e a Endeavor Brasil, já passou por Kansas City, Dubai, Xangai e Liverpool, sempre com o objetivo de criar um ambiente de troca de ideias e abordagens, visando o fortalecimento do crescimento econômico dos países envolvidos por meio de políticas e iniciativas favoráveis aos empreendedores.





Fonte: Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário