quarta-feira, 20 de março de 2013

Prefeitos do Rio e de Niterói assinam termo de cooperação


Municípios firmaram parcerias nas áreas de saúde, turismo, revitalização urbana e meio ambiente.

19/03/2013 » Autor: Elisa Motta / Fotos: Beth Santos

Os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de Niterói, Rodrigo Neves, assinaram na manhã desta quarta-feira (19/03) um termo de cooperação entre os dois municípios nas áreas de saúde, turismo, revitalização urbana e meio ambiente (parques e ciclovias). A ideia é que as prefeituras trabalhem em conjunto para melhorar a qualidade de vida nas duas cidades, integrando ações e promovendo sinergia entre as equipes.

- Hoje estamos concretizando essa parceria e esperamos que isso sirva de inspiração para outros prefeitos da Região Metropolitana do Rio. Eu não tenho dúvidas de que foi a melhor decisão, mas acho que precisamos avançar também para outras cidades, principalmente em áreas tão delicadas como a saúde. Quando fazemos ações em parceria, com diálogo, é possível encontrar soluções que vão melhorar a vida de todos. Niterói será fundamental para o Rio em eventos como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, recebendo eventos paralelos – disse Paes.

Foram assinados quatro acordos. Na área de turismo, o Rio assumiu um compromisso de divulgar também os roteiros turísticos de Niterói. O Guia Oficial da Cidade terá em sua próxima edição um especial sobre Niterói, falando sobre os roteiros Niemeyer e dos Fortes. Na pasta da saúde, a parceria vai atuar na regulação de leitos, além de trocar experiências na gestão de recursos humanos. No que diz respeito ao meio ambiente, haverá integração do programa Niterói Bicicleta ao de ciclovias do Rio, com um roteiro comum de ciclovias das duas cidades. No setor de urbanismo e infraestrutura, o objetivo é implementar um projeto de requalificação urbana da frente marítima de Niterói. O Rio possui uma experiência de sucesso com o Porto do Rio e Niterói vai se espelhar nesse projeto. Além disso, Niterói hoje já possui uma base no Centro de Operações Rio que fornece informações meteorológicas sobre a cidade.

- Essa parceria é fruto do pacto Rio-Niterói que assinamos antes e onde nos comprometemos a trabalhar juntos. O Rio recebe seis milhões de visitantes por ano e eu não tenho dúvida de que essa parceria vai contribuir muito para que as pessoas fiquem mais um pouco no Rio e também conheçam Niterói – disse Rodrigo Neves.


Fonte: Portal da Prefeitura do rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário