Ginásio Experimental de Novas Tecnologias (GENTE) já tem sua
primeira escola piloto
04/03/2013
A
secretária municipal de Educação, Claudia Costin, lançou o Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE), na última sexta-feira (dia 1º), na
Rocinha, na Gávea. Idealizado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria
Municipal de Educação, e realizado em parceria com empresas, fundações e
institutos sociais, o GENTE é
um novo conceito de escola, que se apropria integralmente de novas tecnologias
educacionais e coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, e surge
como o protótipo das escolas do futuro da Rede Municipal. A unidade piloto do
projeto funciona na Escola Municipal André Urani, na Rocinha, com capacidade
inicial para atender 180 alunos do 7º ao 9º anos.
O GENTE tem como base os avanços alcançados com os
Ginásios Experimentais, que já se transformaram em escolas de referência para
adolescentes, tanto em desempenho acadêmico quanto em atividades interessantes
para os alunos. O Ginásio também é uma das 156 escolas de Ensino Fundamental que
integram o programa de Turno Único, que prevê a implantação do turno de sete ou
oito horas em todas as unidades escolares da Prefeitura até 2020, e faz parte do
programa Escolas do Amanhã, destinado a 155 unidades situadas em áreas
conflagradas ou recém-pacificadas da cidade.
– Este Ginásio
agrega algo que me agrada muito: a possibilidade de individualizar o processo
educacional, mas sem perder a dimensão do coletivo. Cada aluno pode construir
seu itinerário formativo em diálogo constante com seu professor tutor – declarou
a secretária de Educação, Claudia Costin.
A proposta é mudar o
conteúdo, o método e a gestão: não haverá turmas, anos ou salas de aula. Tablets
e smartphones farão parte do material escolar dos alunos e docentes. O conteúdo,
as habilidades e as competências serão desenvolvidos nas aulas digitais da
Educopédia, plataforma que inclui material de suporte para professores, como
sequencias didáticas com jogos digitais, vídeos e testes. As provas serão
aplicadas por meio do sistema avaliativo Máquina de Testes, com correção
automática e resultados imediatos.
Para o subsecretário
de Novas Tecnologias da Secretaria Municipal de Educação do Rio, Rafael Parente,
O GENTE também repensar o que é a instituição Escola.
– Com o projeto,
queremos personalizar o processo de aprendizagem para as necessidades de cada
aluno, tornando-os protagonistas a partir da apropriação de novas tecnologias –
afirmou o subsecretário Rafael Parente.
Para ingressar no
GENTE não houve pré-seleção: todos os alunos matriculados na Escola Municipal
André Urani participam do projeto e, para isso, passaram por exames
diagnósticos para identificar possíveis deficiências de aprendizagem, suas
necessidades e seus estilos.
O professor também
tem um novo papel. Ele não mais será o detentor do conhecimento, mas agirá como
o arquiteto que garante a personalização do processo de aprendizagem e que
nenhum aluno seja deixado para trás. No GENTE, os professores são mentores de um
grupo e os orientadores de projetos transdisciplinares.
A finalidade de
implementar as novas tecnologias em conjunto com esta nova metodologia de
ensino é tornar os alunos cidadãos autônomos, solidários e competentes, com
capacidade de desenvolverem habilidades essenciais para um mundo em constante
transformação, tais como: buscar, analisar e avaliar informações e fontes;
solucionar problemas e tomar decisões; e utilizar de forma criativa as
ferramentas de produtividade.
O projeto piloto na
Escola Municipal André Urani tem o período de um ano e passará por um processo
de sistematização e avaliação. A ideia é fazer com que o GENTE ganhe escala na Rede Municipal ao longo dos
anos.
Saiba mais sobre o
Projeto
A concepção do
GENTE é resultado de uma parceria entre
a Secretaria Municipal de Educação do Rio, o Ministério da Educação e as
seguintes organizações: Fundação Telefônica|Vivo, Instituto Natura Intel,
MSTech, Tamboro, Instituto Ayrton Senna, Instituto Conecta, e UNESCO. Ele
integra os programas Ginásio Carioca, implantado em 2011, e Escolas do Amanhã,
criado em 2009 pela Secretaria Municipal de Educação.
O Ginásio
Experimental Carioca (GEC) tem como base três eixos: excelência acadêmica,
educação para valores e projeto de vida do aluno. Dentro desse novo modelo, a
Secretaria de Educação ainda conta com escolas experimentais do 7° ao 9° anos,
nas quais inovações pedagógicas são testadas e, posteriormente, ampliadas para
toda a rede. As escolas do GEC, onde o GENTE está inserido, atendem jovens de todas as
regiões da cidade, atuando como núcleo animador de um movimento de qualificação
da educação no segundo segmento, sendo fonte de inovação em conteúdo, método e
gestão. A metodologia foi adotada em dez unidades escolares em 2011 e, em 2012,
mais nove escolas passaram a funcionar dessa forma, oferecendo mais tempo de
aulas de português, matemática, ciências e inglês. A entrada de mais nove
escolas em 2013 reflete o sucesso do programa.
O Programa Escolas
do Amanhã tem como objetivo reduzir a evasão escolar e melhorar a aprendizagem
em 155 escolas localizadas nas áreas mais vulneráveis da cidade ou
recém-pacificadas. Integram as estratégias do programa cuidar do ambiente
físico, acadêmico e social da escola e trabalhar para o desenvolvimento e
promoção de uma cultura baseada em valores.
A estrutura do
Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais
Espaço
Físico
No GENTE, o aluno está no centro do processo de
aprendizagem. Por isso, as alterações arquitetônicas realizadas no prédio da
escola têm como objetivo proporcionar uma nova utilização pedagógica para o
espaço. Foram criados espaços amplos e abertos, possibilitando o trabalho
coletivo de alunos e professores, transformando o ambiente em local atrativo ao
aprendizado, com identidade visual e mobiliário próprios. Toda essa modificação
também visa adequar a escola aos novos equipamentos que disponibilizam a
vanguarda da tecnologia para os alunos e professores. O designer Jair de Souza e
o Grupo do Rio assinam o projeto de ambientação e programação visual da
escola.
Avaliação
diagnóstica
Ao ingressar no
GENTE, todos os alunos passam por uma avaliação diagnóstica para identificar
deficiências de aprendizagem, níveis e estilos diferentes.
Itinerário
Formativo
Após a avaliação
diagnóstica, os alunos recebem um itinerário formativo próprio, um mapa que
lista as competências e as habilidades que já possuem e aquelas que ainda
precisam desenvolver. O itinerário também informa as atividades da Educopédia
que cobrem cada habilidade.
Projeto de
Vida
No GENTE são
oferecidas diversas atividades para que cada aluno possa detalhar seus sonhos
profissionais e assim elaborar um projeto de vida. Com ajuda do seu professor
mentor, os alunos são orientados a participar de atividades eletivas que o
auxiliem a prosseguir no seu projeto. Todas as disciplinas eletivas têm um cunho
pedagógico, com o conceito de que os alunos precisam ter uma formação básica
sólida para realizar qualquer sonho.
Professor
Mentor
Os professores atuam
em todos os núcleos de conhecimento. Para isso, recebem cursos de capacitação e
formação continuada. Além disso, os professores atuam como mentores em
atividades diversificadas e disciplinas eletivas, que são de livre escolha dos
alunos e norteiam o seu projeto de vida. O programa também conta com professores
de Língua Estrangeira, Educação Física e Artes.
Disciplinas
eletivas
São de livre escolha
do aluno e também relacionadas a seus projetos de vida. O GENTE oferece várias eletivas, como robótica e
mecatrônica, construção de blogs como portfólios; Inteligência Artificial (curso
da Universidade de Stanford); programação básica; webdesign e os livros de
Shakespeare, em inglês, num curso oferecido pela Universidade de
Harvard.
Projetos
transdisciplinares
São desenvolvidos
pelos alunos a cada semestre a partir de uma situação-problema ou uma pergunta
para digestão e aplicação do conhecimento. Será uma forma de educação “hands on”
relacionada a áreas diversas. Nesses projetos, os alunos terão de analisar dados
reais, trabalhar em grupos pré-definidos e atuar como agentes transformadores de
suas realidades.
Educopédia
A Educopédia é uma
plataforma online colaborativa de aulas digitais, onde alunos e professores
podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática de qualquer
lugar e a qualquer hora. Criada pela Secretaria Municipal de Educação, a
plataforma tem o objetivo de tornar o ensino mais atraente e mobilizador para os
adolescentes e instrumentalizar o professor. O programa oferece uma opção rápida
e fácil para professores que desejam integrar tecnologias às aulas. Além disso,
é mais uma alternativa para o reforço escolar e para os alunos que faltaram às
aulas ou que não compreenderam o conteúdo. A Educopédia foi criada com base nas
orientações curriculares da SME e estruturada para cada dia de aula. As aulas
digitais possuem atividades que incluem vídeos, animações, textos, podcasts,
quizes, jogos e seguirão uma metodologia pré-definida.
Educoteca
É a biblioteca
digital da Educopédia onde podem ser acessados livros em formatos inovadores,
transmídia e interativos. Além disso, professores e alunos poderão ter suas
produções escritas armazenadas e compartilhadas com outros
usuários.
Máquina de
Testes
A Máquina de Testes
é um sistema de avaliação dos alunos que cobrirá, a médio prazo, todas as
disciplinas, de 1º a 9º ano. Desde fevereiro deste ano, o sistema já tem provas
de Português, Matemática e Ciências, do 5º ao 9º anos. Por meio de um banco de
questões, preparadas por cerca de 100 professores da rede municipal, os alunos
farão provas em ambiente digital. Todas as questões aplicadas pelo computador
são de múltipla escolha, gerando um resultado imediato. O sistema será usado
para as avaliações bimestrais, que servem como base para o acompanhamento do
desempenho das escolas da Prefeitura do Rio. Os alunos do GENTE usam a Máquina de Testes frequentemente, ao
final de cada aula da Educopédia.
Biblioteca
As bibliotecas são
compostas por um acervo atraente para a faixa etária, com material de pesquisa
de profissões e grandes clássicos da literatura, que poderão ser lidos em vários
meios (ebooks, por exemplo). O GENTE conta ainda com o apoio e parceria das
seguintes empresas: Mind Lab, Microsoft, Sapienti, Cultura Inglesa, EvoBooks,
Cisco, Pete e Geekie.
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