quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Carlos Drummond de Andrade


Foto: Marcel Gautherot / IMSCarlos Drummond de Andrade em 1959Carlos Drummond de Andrade em 1959







Hoje o poeta Carlos Drummond de Andrade faria 110 anos

Carlos Drummond de Andrade completaria 110 anos nesta quarta-feira (31). Grande divulgador do modernismo, o escritor entrou para a história da literatura brasileira essencialmente como poeta, apesar de sua produção incluir livros infantis, contos e crônicas.

Nascido em Itabira, no estado de Minas Gerais, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto, aos 23 anos, por insistência da família. Nesse período fundou com outros autores, como Emílio Moura, "A Revista", periódico de divulgação do modernismo no Brasil.

Após mudar-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete do Ministério da Educação até 1945, Drummond colaborou como cronista nos jornais Correio da Manhã e Jornal do Brasil. Na então capital federal lança algumas de suas obras mais importantes, como "Sentimento do Mundo" (1940), "A Rosa do Povo" (1945) e "Claro Enigma" (1951).

Uma das marcas da obra do escritor foi a variedade de temas. "Sua poesia é tanto amorosa quanto política. Trata tanto dos grandes acontecimentos como do cotidiano", disse ao iG o autor Silviano Santiago , palestrante da mesa de abertura da Flip 2012 , na qual o poeta foi o homenageado.

"Mas, em meio a tantos temas, é possível encontrar duas 'linhas de força'. No início, um individualismo ferrenho e rebelde. Depois, a aceitação dos valores patriarcais da sociedade mineira", completa.

Veja também: Estátua de Drummond em Paraty é alvo de beijos e carícias Carlos Drummond de Andrade morreu em 17 de agosto de 1987, aos 84 anos. Durante a Flip deste ano foram lançados alguns trabalhos inéditos do escritor. Entre as principais publicações destacam-se "25 Poemas da Triste Alegria" (Cosac Naify), livro de 1924 nunca publicado pelo autor, e "Cyro & Drummond" (Editora Globo), que reúne 50 anos de correspondência entre Drummond e o escritor Cyro dos Anjos.

Sua obra oficial tem sido relançada pela Companhia das Letras , que venceu a disputa pelos direitos de Drummond com a Record. Entre os livros já lançados estão "A Rosa do Povo" (1945), "Claro Enigma" (1951), "Contos de Aprendiz" (1951), e "Fala, Amendoreira" (1957).

Drummond foi um dos doze nomes escolhidos pelo iG para participar da enquete sobre o maior escritor brasileiro de todos os tempos. O eleito pelos leitores do portal foi Machado de Assis.

IG




E. M. Professor Gonçalves - O que é o Halloween (Dia das bruxas)?


Nos últimos anos, temos ouvido muito sobre esta festa e já há quem comemore a data no Brasil. O Halloween é uma manifestação folclórica, mas não pertence as nossas tradições. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre ele?




Introdução

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
História do Dia das Bruxas

história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições

Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.

Críticas

Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).

A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.


Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

Equipe Professor Gonçalves


Educação 3.0: sala de aula X ambiente de trabalho



Jim Lengel, consultor e professor da Universidade de Nova York, espera que a salas de aulas mudem radicalmente nos próximos anos. Nada de cadeiras enfileiradas, um quadro negro e um professor transmissor de conteúdo. A aposta é que existam novas configurações e espaços de aprendizagem, em grupo, individualmente, na rua, na biblioteca, em ambiente on-line, sempre usando muita tecnologia e até em horários alternativos e mais independentes. Lengel é especialista em Educação 3.0. Para ele, o conceito diz respeito às escolas que estão contextualizadas com o mundo atual, com as novas tecnologias, com as demandas e questões que enfrentamos no dia a dia e que estão acompanhando as mudanças no processo de ensino-aprendizagem e nas relações professor-aluno.
Em palestra recente no Brasil, durante o InovaEduca3.0, o especialista fez um paralelo entre escola e ambiente de trabalho. Será que os estudantes de hoje estão sendo preparados para sobreviver nos espaços de trabalho atuais? Eles saberão usar todas as ferramentas necessárias para chegar à informação? Estão preparados para resolver problemas complexos? Saberão trabalhar em grupo, de forma colaborativa? Ao que parece, as salas de aula atuais ainda seguem um modelo “linha de produção” criado durante a Revolução Industrial e que já não corresponde mais às demandas contemporâneas.
Confira a provocação do professor sintetizada no infográfico abaixo.






Fonte: PORVIR 

Viagem do Conhecimento


Participe da maior Olimpíada de Geografia do Brasil!

Até 09/11, sua escola pode se inscrever no “Desafio National Geographic – Viagem do Conhecimento”. 

Compartilhe esse post e participe do Desafio National Geographic!

Inscrições: http://abr.io/viagemconhecimento


"Além do Fundamental"


Olá a todos,

É com muito orgulho que apresentamos uma nova fonte de informações para os alunos do Ensino Fundamental II do Rio de Janeiro: a página do facebook "Além do Fundamental". O objetivo desta página é ser um ambiente de troca, concentrando informações para a continuação da vida acadêmica de alunos ingressos no Ensino Fundamental II (6° a 9° ano).

Lá você poderá postar e ficar sabendo sobre oportunidades de vagas no Ensino Médio, calendários de seleção, editais, possíveis parcerias com escolas municipais, entre outros conteúdos relevantes.

Conto com vocês nessa troca de informações! Um simples post pode mudar o futuro de um aluno seu! E por falar nele, não esqueçam de divulgar esta página para os alunos, afinal eles são nosso público alvo!

O link para a página é https://www.facebook.com/AlemDoFundamental ou digite Além do Fundamental no campo de pesquisa do facebook, que nos achará!

Um forte abraço,
Carolina e a equipe Além do Fundamental


COMEÇA NO DIA 23 DE NOVEMBRO O 6º ENCONTRO DE CINEMA NEGRO BRASIL, ÁFRICA E CARIBE


Conheça a programação do 6º Enconto de Cinema Negro Brasil, África e Caribe que acontecerá de 23 a 29/11, no Cine Odeon e no Centro Cultural da Justiça Federal.


O agendamento das sessões deverá respeitar o limite de até 30 crianças (por unidade escolar/sessão).

As inscrições deverão ser solicitadas pelo  e-mail:
inscricoes@afrocariocadecinema.org.br, informando nome da unidade escolar, professor responsável (com celular), número de alunos, filme, local e horário.

Não há ônibus previsto para essa ação. A escola interessada em participar do evento deverá se informar, pruimeiro, com a CRE quanto à disponibilidade de cessão de ônibus, ou conseguir o transporte por meio de parceria.

A programação, em anexo, contempla apenas os filmes de faixa indicativa LIVRE. A seleção foi feita porque, de acordo com a nova legislação, apenas os filmes com faixa indicativa LIVRE não possuem qualquer conteúdo que possa ofender as crianças ou suas famílias. É imnportante que a escola fique atenta à faixa indicativa na escolha dos filmes.

Locais do 6o. encontro de Cinema Negro:

Cine Odeon: Praça Floriano, 7 - Centro - Tel.:2240-1093
Centro Cultural da Justiça Federal: Av. Rio Branco, 241 - Centro - Tel.: 3261-2550






Luciana Bessa
Da Equipe da Gerência de Mídia-Educação
Tel.: 2976-2318

COMEÇA NO DIA 6 DE NOVEMBRO O FESTIVAL CURTA CINEMA



Acontecece de 6 a 8/11, às 13h30, no Cine Odeon, o festival Curta Cinema. Conheça a programação, em anexo*. As sessões devem ser agendadas diretamente pelo e-mail: atividades@curtacinema.com.br ou pelo telefone (21)2553-8918.

Nas edições anteriores, o festival oferecia transporte para as escolas participarem do evento, mas esse ano, devido ao corte de orçamento no projeto, ele não poderá dispor de condução.  Assim, a escola interessada em participar do festival deve entrar em contato primeiro com a CRE para saber da disponibilidade de transporte ou conseguir ônibus por meio de parceria.

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema é o principal festival
latinoamericano de caráter competitivo exclusivamente dedicado ao curta-metragem.

O Curta Cinema completará 22 anos de existência na edição de 2012. Considerado um dos mais
tradicionais eventos relacionados ao formato, é o único festival brasileiro credenciado pela
Academia de Cinema de Hollywood.

Parte da responsabilidade do Curta Cinema é estimular que um público cada vez maior tenha
acesso à produção de curtas metragens. Para isso, além da exibição de filmes, o festival
trabalha a formação de novas platéias, incentivando o acesso de crianças e jovens.

 (Praça Floriano, 7 - Centro - Tel.:2240-1093).



* Anexo da programação



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO, CLAUDIA COSTIN, RECEBE PRÊMIO CIEE/RIO DE RESPOSABILIDADE SOCIAL 2012



25/10/2012

A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, recebeu o prêmio CIEE/Rio de Responsabilidade Social 2012, nesta quarta-feira (dia 24), em solenidade realizada na sede do Jockey Club Brasileiro, no Centro. O prêmio foi concedido pelo trabalho realizado pela secretária Claudia Costin para dar um salto de qualidade na educação pública do município do Rio. Além dela, também foram premiados na edição deste ano o presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio, Haroldo Zager, e o Defensor Público Geral do Estado do Rio, Nilson Bruno Filho. Os vencedores foram escolhidos pelo Conselho de Administração do CIEE/Rio.
 
Na cerimônia de entrega do prêmio, a secretária Claudia Costin destacou os resultados já alcançados na educação, como os avanços do Rio no IDEB 2011, e homenageou os professores da Rede Municipal.
 
– Professores da rede municipal, eu dedico esse prêmio a todos vocês, que são fundamentais na transformação da educação no Rio. Já avançamos na melhoria da educação, mas ainda há um caminho pela frente – destacou a secretária Claudia Costin.
 
Presidente do CIEE/Rio e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier, ao falar sobre a importância do prêmio, em sua quinta edição, também elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Educação.


29 de outubro - Dia Nacional do Livro

Destacamos a postagem do Blog do PET Dr. Jair Tavares sobre o 
Dia Nacional de Livro





Hoje é o Dia  Nacional do Livro!

Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? 

Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO. 



"Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
mergulhe de cabeça
na imaginação!"
 
          
 Fonte: Clarice Pacheco, Caderno de Poesias. AGE Ed. Porto Alegre, 2003.


Alunos de Reforço no mundo da leitura: 





CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO NO CARGO DE PROFESSOR I, NAS DISCIPLINAS DE ARTES PLÁSTICAS, ARTES CÊNICAS E EDUCAÇÃO MUSICAL




CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO NO CARGO DE PROFESSOR I, NAS DISCIPLINAS DE ARTES PLÁSTICAS, ARTES CÊNICAS E EDUCAÇÃO MUSICAL, DO QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO


I.    Das Disposições Preliminares
1.   Do Concurso

O Concurso destina-se à seleção de candidatos para o preenchimento de vagas no cargo efetivo de Professor I, nas disciplinas de Artes Plásticas, Artes Cênicas e Educação Musical, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.

 2-    Da Remuneração, da Carga Horária, da taxa de inscrição, da Qualificação Exigida, das Vagas e das Atribuições do cargo


CARGO
VENCIMENTO
CARGA HORÁRIA SEMANAL
TAXA DE INSCRIÇÃO
QUALIFICAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

Professor I
·     Artes Plásticas
·     Artes Cênicas
·     Educação Musical
R$ 3.597,34
*40h
R$70,00
Licenciatura Plena, com habilitação na disciplina a que concorre, apostilada no diploma

 (*) observado o disposto no Título IV, Art. 10, da Lei 1881/92, que determina dedicação exclusiva.

 2.1    serão acrescidos ao vencimento os seguintes benefícios:
·   bônus cultura no valor de R$ 114,71 (cento e quatorze reais e setenta e um centavos) - Lei nº 3.438/2002
·   auxílio-transporte no valor de R$ 121,00 (cento e vinte e um reais) - Decreto nº17.110/98;
·   benefício-alimentação - de acordo com o Decreto nº 35.098/2012.

 2.2  DURANTE O PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO O CANDIDATO PODERÁ SER PROVIDO NO CARGO PARA CARGA HORÁRIA INFERIOR A 40H, CONFORME O INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL E A DISPONIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA, FAZENDO JUS AO VENCIMENTO CORRESPONDENTE À CARGA HORÁRIA ESTABELECIDA, À ÉPOCA DA CONVOCAÇÃO.

 3.  Das vagas

 3.1  a distribuição das vagas será por Coordenadoria Regional de Educação – CRE, conforme consta do quadro abaixo:

PROF. I
DISCIPLINA
C O O R D E N A D O R I A R E G I O N A L DE E D U C A Ç Ã O – CRE
10ª
TOTAL
R
NI
PD
R
NI
PD
R
NI
PD
R
NI
PD
R
NI
PD
R
NI
PD
R
NI
PD
R
NI
PD
R
NI
PD
R
NI
PD
R
NI
PD
ARTES CÊNICAS
3
1
1
2
--
--
3
1
1
3
1
1
3
1
1
3
1
1
3
1
1
3
1
1
3
1
1
6
1
1
32
9
9
ARTES PLÁSTICAS
3
1
1
2
--
--
3
1
1
3
1
1
3
1
1
3
1
1
3
1
1
3
1
1
3
1
1
6
1
1
32
9
9
EDUCAÇÃO MUSICAL
2
--
--
2
--
--
2
--
--
2
--
--
2
--
--
2
--
--
2
--
--
2
--
--
2
--
--
2
--
--
20
--
--

Legenda
R = Vagas Regulares
NI= Vagas para Negros e Índios
PD = Vagas para Pessoa com Deficiência

3.2  as vagas reservadas a pessoas com deficiência, negros e índios, caso não sejam preenchidas serão revertidas para o quadro de vagas regulares.


CRE
BAIRROS DE ABRANGÊNCIA
Praça Mauá, Gamboa, Santo Cristo, Caju, Centro, Cidade Nova, Bairro de Fátima, Estácio, Santa Teresa, Rio Comprido, São Cristóvão, Catumbi, Mangueira, Benfica e Paquetá.
Glória, Flamengo, Laranjeiras, Catete, Urca, Cosme Velho, Botafogo, Humaitá, Praia Vermelha, Leme, Copacabana, lpanema, São Conrado, Rocinha, Vidigal, Gávea, Leblon, Jardim Botânico, Horto, Alto da Boa Vista, Tijuca, Praça da Bandeira, Vila Isabel, Andaraí e Grajaú.
Higienópolis, Engenho Novo, Rocha, Riachuelo, Del Castilho, Méier, Maria da Graça, lnhaúma, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Bonsucesso, Piedade, Sampaio, Jacaré, Cachambi, Todos os Santos, Pilares, Lins, Engenho de Dentro, Água Santa, Encantado, Abolição, Jacarezinho e Alemão.
Ilha do Governador, Manguinhos, Bonsucesso, Maré, Ramos, Olaria, Penha, Brás de Pina, Vila da Penha, Cordovil, Parada de Lucas, Vigário Geral e Jardim América.
Vicente de Carvalho, Vila Kosmos, Vila da Penha, lrajá, Vista Alegre, Vaz Lobo, Colégio, Marechal Hermes, Rocha Miranda, Turiaçu, Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro, Guadalupe, Madureira, Honório Gurgel, Campinho, Quintino, Cavalcante e Cascadura.
Parque Anchieta, Anchieta, Ricardo de Albuquerque, Guadalupe, Acari, Coelho Neto, lrajá, Honório Gurgel, Costa Barros, Pavuna e Barros Filho.
Barra da Tijuca, ltanhangá, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá, Taquara, Cidade de Deus, Freguesia, Rio das Pedras, Tanque, Curicica, Pechincha, Praça Seca e Vila Valqueire.
Guadalupe, Deodoro, Padre Miguel, Bangu, Senador _âmara, Jabour, Santíssimo, Guilherme da Silveira, Vila Kennedy, Vila Militar, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos e Realengo.
lnhoaíba, Campo Grande, Cosmos, Santíssimo, Augusto Vasconcelos e Benjamin Dumont.
10ª
Santa Cruz, Paciência, Cosmos, São Fernando, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Sepetiba e Jardim Maravilha.

4. Das atribuições - Síntese

·   Responsabilizar-se pelo bom andamento do trabalho dos seus alunos.
·    Participar do planejamento curricular da Escola.
·    Planejar suas atividades como regente de turma, visando a um bom desenvolvimento funcional.
·    Acompanhar e avaliar o desempenho do aluno, propondo medidas para melhor rendimento e ajustamento do mesmo, em consonância com a Coordenação Pedagógica.
·    Manter atualizado o material de registro de desempenho do aluno, obedecendo a normas e prazos estabelecidos.
·    Utilizar as horas complementares em atividades pedagógicas inerentes à sua função docente.
·   Atender às determinações da Escola, quanto à observância de horários e convocações.
·    Manter-se em permanente atualização pedagógica, visando ao aperfeiçoamento profissional.
·    Executar quaisquer outros encargos semelhantes e pertinentes à categoria funcional.

Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, de 20/12/96, são, também, atribuições do cargo:

·  Ministrar os dias letivos e as horas-aula estabelecidos.
·  Participar, integralmente, dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
·   Colaborar com as atividades de articulação da Escola com as famílias e a comunidade.

II.   Dos Requisitos
1.   São requisitos necessários para a inscrição:

a)   ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13, do Decreto n.º 70.436, de 18 de abril de 1972;

b)   estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino;

c)   atender ao estabelecido no Decreto Nº 35610, de 15/05/2012, que institui o regime “Ficha Limpa” como requisito para o ingresso em cargo ou emprego público no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Município do Rio de Janeiro;

d)  possuir a qualificação exigida referente ao cargo pretendido: Professor I, na disciplina a que concorre.

III.   Das Inscrições

1-    As inscrições serão recebidas das 10h do dia 06/11/2012 até às 23h59min do dia 21/11/2012, horário de Brasília - incluindo sábados, domingos e feriados – somente via Internet, através de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br:

1.1   a inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa aceitação, por parte do candidato, de todas as condições, normas e exigências constantes deste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento, bem como de todos os atos que forem expedidos sobre o concurso;

1.2  somente haverá devolução de taxa de inscrição nos casos previstos na Lei Municipal n.º 2.937, de 24.11.1999;

1.3   no ato da inscrição no concurso não haverá qualquer restrição ao candidato que não cumprir os requisitos básicos. No entanto, só poderá ser admitido no cargo aquele que, na data de sua convocação cumprir, integralmente, o contido nos Títulos II e XIII;

1.4   a Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos da Secretaria Municipal de Administração não se responsabiliza por inscrições não recebidas, independente do motivo: ordem técnica dos equipamentos, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a efetivação da inscrição;

2-  Para inscrever-se, o candidato deverá no ato da inscrição:
2.1  certificar-se, preliminarmente, de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no Concurso e para posse no cargo;

2.1.1  no ato da inscrição no concurso, não haverá qualquer restrição ao candidato que não cumprir os requisitos básicos. No entanto, só poderá ser admitido no cargo aquele que, na época de sua convocação, cumprir, integralmente, os requisitos mencionados nos incisos II e XVI;

2.2   assinalar a opção da Coordenadoria Regional de Educação - CRE para a qual deseja concorrer;

2.3   manifestar, também, o interesse em fazer parte ou não da classificação geral. Somente os candidatos aprovados e que concordarem, farão parte da classificação geral;

2.3.1  a classificação geral será constituída de 03 (três) grupos, devendo o candidato, caso concorde em participar da classificação geral, optar por um dos grupos, conforme abaixo apresentados:

Grupo 1: 1ª, 2ª e 3ª CRE
Grupo 2: 4ª, 5ª e 6ª CRE
Grupo 3: 7ª, 8ª, 9ª e 10ª CRE

2.3.2   a classificação geral será emitida, por grupo, considerando os critérios de desempate estabelecidos neste Edital e será publicada no momento em que não houver, em qualquer Coordenadoria Regional de Educação - CRE, candidato aguardando convocação;

2.3.3   o candidato que optar em fazer parte da classificação geral deverá estar ciente de que poderá ser convocado para ser lotado em qualquer Coordenadoria Regional de Educação - CREcorrespondente ao Grupo de sua opção, conforme a real necessidade da Secretaria Municipal de Educação;

2.3.4  a nomeação pela classificação geral dar-se-á na medida em que a Secretaria Municipal de Educação necessitar de profissional em Coordenadoria Regional de Educação - CRE onde não haja candidato aguardando convocação;

2.3.5  uma vez assinalado que concorda em participar da classificação geral, se convocado, o candidato deverá tomar posse sob pena de exclusão do certame;

2.3.6   o candidato convocado que solicitar final de fila, se autorizado o pedidoretornará ao banco de concursados pelo qual foi convocado, ou seja, o banco de concursados da Classificação Geral correspondente ao Grupo de sua opção ou da Coordenadoria Regional de Educação - CRE;

2.3.7  o candidato que não desejar participar da Classificação Geral, ou deixar de fazer a opção no ato da inscrição, ficará no banco de concursados aguardando convocação, apenas, para a Coordenadoria Regional de Educação - CRE de sua opção.

3.  Procedimentos para inscrição:
3.1   acessar o site http://concursos.rio.rj.gov.br , onde estarão disponibilizados o Edital, o requerimento de inscrição, orientações e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição;

3.2   cadastrar-se, das 10h do dia 06/11/2012 até as 23h59min do dia 21/11/2012, (horário de Brasília), incluindo os sábados, domingos e feriados, através de requerimento específico disponível na página eletrônica citada;

3.3  assegurar-se de que preencheu corretamente o requerimento de inscrição;

3.4   imprimir o requerimento preenchido e guardá-lo consigo;

3.5   efetuar o pagamento da taxa, obrigatoriamente, por meio de DARM, que deverá ser impresso logo após a conclusão de preenchimento do requerimento de inscrição on-line, sendo este o único meio aceito para a efetivação da inscrição:

3.5.1  a impressão do DARM deverá ser feita, exclusivamente, em papel A4, até as 14h do dia 22/11/2012 (horário de Brasília);

3.5.2   após o horário citado no subitem 3.5.1, deste Título, o sistema bloqueará a impressão do DARM, ficando o candidato impossibilitado de solicitar, inclusive, a impressão de uma 2ª via.

OBS: Não serão validados os pagamentos realizados através de DARM ou documentos similares que não sejam gerados pelo sistema de inscrição de concursos da Coordenadoria Geral de Gestão de Talentos.

3.5.3  O PAGAMENTO EFETUADO APÓS A DATA OFICIAL DE VENCIMENTO NÃO SERÁ VALIDADO E RESULTARÁ NO CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO.

3.5.4  o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetivado SOMENTE NOS BANCOS ABAIXO DISCRIMINADOS, ATÉ AS 16H DO DIA 22/11/2012;

BANCOS CREDENCIADOS
·           BRASIL S/A
·           SANTANDERS/A
·           ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A
·           BRASÍLIA S/A
·           CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
·           BRADESCO S/A
·           ITAÚ S/A
·           MERCANTIL DO BRASIL S/A
·           HSBC BANK BRASIL S/A – BANCO MÚLTIPLO
·           SAFRA S/A
·           CITIBANK S/A
·           BANCOOB S/A

3.5.5  não será permitido efetuar o referido pagamento através de depósito, transferência bancária e/ou agendamento;

3.5.6   a inobservância ao determinado nos subitens 3.5.3, 3.5.4 e 3.5.5 resultará na não participação do candidato no concurso, sendo inaceitável, portanto, reclamações posteriores quanto à não confirmação do pagamento;

3.6  a inscrição será efetivada somente após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição pela instituição bancária a este órgão;

3.7   não serão aceitas inscrições por fax, condicional ou extemporânea, estando canceladas as que não atendam a todos os requisitos fixados neste Edital, em qualquer uma das etapas do concurso;

3.8   os dados cadastrais informados no ato da inscrição são de exclusiva responsabilidade do candidato;

3.9   a prestação de declaração falsa ou inexata e a não apresentação de quaisquer documentos exigidos implicarão na não validação da inscrição, nulidade de habilitação e perda dos direitos decorrentes, sem prejuízo das sanções aplicáveis à falsidade de declaração, ainda que o fato seja constatado posteriormente;

3.10 o descumprimento das instruções resultará na não efetivação da inscrição.