quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Adoção de áreas verdes ao alcance de todos


Parceria favorece a preservação das áreas públicas e valorização das comunidades locais

01/10/2012 » Autor: Flávia David / Fotos: Pedro Curi

Quer adotar uma árvore ou praça perto de sua casa, mas não sabe o que fazer? É fácil! Coordenado pela Fundação Parques e Jardins (FPJ), o Programa de Adoção de Áreas Públicas está aberto a condomínios, empresas e pessoas físicas. Basta comparecer à sede do órgão, no Campo de Santana, para formalizar sua vontade. É necessário apresentar um documento de identidade e o CPF, em caso de pessoa física, ou os dados da empresa interessada.

Foto: Pedro Curi

Na etapa seguinte, técnicos da FPJ realizam uma vistoria para avaliar quais as condições daquela área e um acordo é assinado entre o adotante e a prefeitura. Assim que este contrato é publicado no Diário Oficial, o cidadão passa a ser responsável pela área.

Estas parcerias trazem benefícios para o adotante e seus vizinhos, uma vez que passam a contar com ruas e praças mais arborizadas e, consequentemente, temperaturas mais baixas. Por isso, vários condomínios e empresas da cidade já aderiram ao programa. Pessoas físicas também, como é o caso da paisagista Beatriz de Santiago, de 34 anos, que no último mês adotou os nove canteiros centrais da Praça Saens Peña, na Tijuca.

Foto: Pedro Curi

Beatriz hoje mora na Lagoa, mas viveu no bairro da Zona Norte por 33 anos. Durante esse tempo, teve uma loja num shopping na praça, de onde podia ver o estado de abandono do local. Inconformada com o estado dos canteiros, manifestou desejo de cuidar da praça e foi informada sobre o programa. Segundo ela, o processo foi rápido e, no último dia 29 de agosto, a adoção foi formalizada. Logo depois, Beatriz firmou parcerias com empresários do entorno. Agora, a paisagista espera que sua iniciativa estimule outras pessoas:

- Projetos como este são de extrema importância para a mobilização e conscientização das pessoas. É preciso que cada um tenha consciência socioambiental. Cuidar do meio ambiente é transformar o que já existe em algo muito melhor - disse Beatriz, que destacou a importância de se cuidar das áreas verdes de uma cidade, especialmente as praças:

Foto: Pedro Curi

- É um espaço de convivência, onde as pessoas se encontram. Por isso, as praças precisam ser bem cuidadas e oferecer conforto aos seus frequentadores, não apenas sob o aspecto da beleza, mas por sua funcionalidade - afirmou a paisagista, adiantando aos interessados que a escolha das mudas deve ser feito com cuidado.

- Para que as plantas durem mais tempo, a escolha das mudas é fundamental. Devem ser grandes e de baixa manutenção - concluiu Beatriz.

O programa foi criado pela Fundação Parques e Jardins com o objetivo de estabelecer parcerias com empresas, associações de moradores e demais seguimentos da sociedade, para que praças públicas, jardins e áreas verdes sejam preservadas. Vale ressaltar que o adotante de uma área verde (que pode ser uma simples árvore, um canteiro, uma praça ou um trecho de parque municipal), além de ser responsável por cuidar daquela área, fazendo a manutenção, deve comunicar à Fundação Parques e Jardins a ocorrência de danos mais graves.

Foto: Pedro Curi

Além disso, a iniciativa gera benefícios imediatos para todos os envolvidos: o adotante tem sua marca associada a projetos de marketing urbanístico, ecológico, cultural e de responsabilidade social; as comunidades locais são valorizadas por estarem próximas a áreas bem cuidadas; e o setor público passa a dispor de mais recursos para investimento em áreas mais carentes da cidade.

Os interessados em adotar uma área pública devem se dirigir à Subgerência de Adoção de Áreas Públicas, que atende no Campo de Santana (Praça da República), de segunda a sexta, das 9h às 17h. A entrada é pelo portão em frente à Rua Moncorvo Filho. Informações pelo telefone 2224-5657.

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário