sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Concurso Seletivo – Educopédia



“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.  Paulo Freire


Prezado(a) professor(a),
Este edital trata da seleção de novos professores educopedistas  que desejam transformar sonho em realidade.
A Educopédia, plataforma da rede municipal do Rio de Janeiro, é hoje, não só um espaço de aulas digitais, mas um ambiente que contém cursos e ferramentas para a capacitação de educopedistas, professores e gestores. Com aulas produzidas por professores e para professores, conta em toda a sua trajetória com a parceria  do MEC.
Visando ofertar a oportunidade de o maior número possível de professores participar da produção das aulas digitais, para atender a novas produções, incluindo o material digital para os novos Ginásios Experimentais de Artes e Música, a gerência da plataforma Educopédia torna público que entre os dias 25 de outubro a 04 de novembro estará aberto o processo seletivo para professores que desejam tornar-se  produtores de aulas digitais.

Agradecemos o seu interesse.
                     Abraços,
Equipe Educopédia 

OBJETIVOS DA SELEÇÃO
Selecionar produtores para aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Educação Física, Artes Visuais, Inglês, Espanhol, Música, Produção Textual, Literatura, Educação Infantil, PEJA (LP e Mat), Ensino Fundamental I e Educação Especial.
  
  1. PRÉ-REQUISITOS
  • Conhecer a plataforma Educopédia;
  • Ter formação superior completa na disciplina a que concorre;
  • Ter formação superior completa e ser habilitado para o magistério de 1º segmento – somente para os candidatos a produtores do Ensino Fundamental I
  • Ter experiência de pelo menos um ano no magistério, público ou privado, com comprovação;
  • Ter disponibilidade de 10 horas semanais;
  • Ter conhecimento e experiência com a integração de novas tecnologias à educação;
  • Ter disponibilidade de 1 sábado por mês para os encontros de capacitação.
  • Ter disponibilidade de 4 horas presenciais, às quintas-feiras, tarde/noite, para as disciplinas de Artes Visuais e Música.
  • Ter perfil atuante no Facebook e Twitter.


  1. PARA SE INSCREVER
Entre os dias 25 de outubro e 04 de novembro de 2012, acesse o link http://bit.ly/educopedia2012, preencha todos os dados e envie.
Após enviar a inscrição e receber a confirmação de recebimento, encaminhe a produção exigida no anexo I, em arquivo único, para o email seleção.educopedia@gmail.com, até as 23horas, horário de Brasília, do dia 04 de novembro, com o título seleção.educopedia2012/ disciplina (coloque o nome da disciplina a que concorre).
Observação: Não serão aceitos arquivos incompletos

3.VAGAS

Família
Vagas
Língua Portuguesa
3

 Literatura
2

Matemática
3

Geografia
1

História
1

Ciências
3

Educação Física
4

Artes Visuais
4 (GEM)

Espanhol
2

Música
4 (GES)

Produção Textual
1

Fundamental I
2

Educação Especial
1

Inglês
1

Educação Infantil
1

PEJA
3 (1Mat + 2 LP)


  
4. REMUNERAÇÂO
Os selecionados receberão uma bolsa mensal, de R$ 1.100,00 a R$1.500,00, paga pelo MEC, de acordo com a formação e a experiência.

5. PRODUÇÃO DA AULA
A Educopédia possui metodologia pedagógica própria que está melhor descrita em http://www.educopedia.com.br/Cadastros/Aula/Visualizar.aspx?pgn_id=287. Todos os candidatos deverão segui-la e fazer a produção necessária baseando-se na habilidade foco e o tema da disciplina a que concorre, disponíveis no anexo II.

6. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO


Observação: Por se tratar de material específico, os candidatos à produção de aulas de Artes Visuais e Música, que obtiverem as 8 maiores notas finais, deverão participar de uma entrevista com os coordenadores das disciplinas que definirão os novos integrantes do programa Educopédia, de acordo com o número de vagas constantes neste edital.
Por se tratar de um material com particularidades inerentes à filosofia de trabalho dos Ginásios Temáticos, a entrevista também será considerada uma avaliação e, por conseguinte, a partir dela, serão conhecidos os selecionados para as vagas no Programa.

 7. DOS RESULTADOS
  •    As aulas serão avaliadas por 2 (dois) especialistas de cada área.
  •    A nota final será a média das duas avaliações, excetuando-se as disciplinas Artes Visuais e Música ( vide observação – item 6)
  •    Os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,0 serão considerados classificados.
  •   Serão selecionados os candidatos com maior pontuação na avaliação, observando-se o número de vagas disponíveis. Em caso de empate, o selecionado serão aqueles com maiores pontuações nos itens 1 e 2.
  •   O resultado será divulgado no blog da Educopédia, dia 13 de novembro, a partir das 18h, horário de Brasília.
  •   Os candidatos selecionados receberão email informando data e local para entrega dos documentos.


8. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO.
O presente processo seletivo terá validade de 1 ano.
Observação: Nesse período, os candidatos classificados poderão ser chamados a participar do programa Educopédia.

9. DOS RECURSOS
Não caberá recursos de revisão.
Observação: Os casos omissos serão avaliados pela gerência e coordenação geral do Programa Educopédia.


ANEXO I
       Para fins de avaliação, os candidatos não precisarão construir uma aula inteira da Educopédia. Cada um deverá restringir-se a apenas a produção do segundo momento da aula digital, incluindo o plano de aula e o quiz, a partir da habilidade indicada, conforme anexo II.
      Após preparar o momento da aula, o plano de aula e quiz referentes ao 2º momento, encaminhe-os em arquivo único para a conta de email selecao.educopedia@gmail.com.
  
Observações:
1.Todas as atividades devem ser feitas no PPT padrão que pode ser baixado na própria aula da educopédia.
Somente será considerado o primeiro envio da produção digital. Em caso de dois ou mais envios, estes serão desconsiderados.
Pergunta-desafio
Momento da aula, conforme ilustração – você poderá utilizar 1 ou mais slides.
Quiz – deve conter 3 questões com 4 alternativas cada e níveis de complexidade diferenciados.
Atenção: Será necessário colocar o feedback nos distratores e no gabarito.
Plano de aula – orientações que você daria ao professor, para trabalhar superficialmente com o tema.

Para maior detalhamento sobre a metodologia acessar a Educopédia > Cursos para Professores> Educopédia para Educopedistas.


ANEXO II
Temas e habilidades para produção digital  

  1. Língua Portuguesa
  Tema: leitores, diferenças linguísticas: jornais e revistas - 7º ano
   Habilidades:- Identificar marcas linguísticas (fonéticas, morfossintáticas e lexicais) da variedade            
    sociocultural das categorias gênero/sexo, camada social e faixa etária.

  1. Matemática – Email.
Tema: Proporcionalidade – 9º ano
Habilidades:
Reconhecer, interpretar e resolver situações-problema em geometria, que envolvam proporcionalidade.
Reconhecer o conceito de semelhança e identificar as medidas que se alteram ou não em figuras planas (Teorema de Tales)
Compreender a proporcionalidade existente entre os segmentos de retas paralelas, determinados por retas transversais.

  1. Artes
Tema: Pintura Barroca – 7º ao 9º

Habilidades a serem trabalhas nesta aula: 

1. Conhecer as diferentes manifestações artísticas;
2. Compreender as diversas produções imagéticas;
3. Identificar os códigos de visualidade;
4. Aplicar os códigos de visualidade;
5. Estimular o pensamento crítico e reflexivo.


  1. Educação Física

          Tema: Jogos Alternativos para Educação Física 4º ano

     Habilidade: Vivenciar novas formas de jogar


  1. Ensino Fundamental I

Tema: Diferenças sociais X desigualdades sociais na perspectiva da História – 5º ano

Habilidades: Caracterizar as diferentes formas de discriminação: contra mulheres, religiões e opções sexuais enquanto expressão da desigualdade social.

6. História
Tema: O período joanino. – 8º ano

Habilidade: Relacionar elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves à política europeia desde a queda de Napoleão Bonaparte.

7. Ciências
Tema: "Os órgãos dos sentidos" – 8º ano

Habilidade: Identificar os diferentes sentidos como funções de sintonia do ser humano com o meio ambiente.

8. Geografia

Tema: O Brasil e a Globalização  - 8º ano

Habilidade: Situar o Brasil no contexto dos movimentos e fluxos globais.

9. Música

Tema - Microformas e macroformas – 9º ano
Habilidades - identificar mudanças súbitas ou graduais devidas a timbre, altura, velocidade, intensidade, ritmo, que produzem variabilidade nas relações estruturais. 

10. Educação Infantil

Tema:Linguagem Escrita
Habilidade: Conhecer o processo de evolução da escrita na história da humanidade 
(de forma lúdica e criativa).


11. Produção Textual

Tema: Argumentação no cotidiano: o Artigo de opinião – 9º ano
Habilidades: Identificar a tese em artigos de opinião, relacionando-a aos argumentos que a sustentam, e produzir um texto deste mesmo gênero, seguindo as etapas de planejamento, produção e revisão.


12. Espanhol

Tema:  'A importância das redes sociais na vida dos adolescentes' - 9º ano
 Habilidades: Planejar e produzir uma aula a partir do reconhecimento da escola como um espaço de aprendizagem, comunicação, interação e relações pessoais;
Reconhecer e apreender a funcionalidade e finalidade das redes sociais, para os jovens e adolescentes;
Enfatizar a importância do uso saudável das redes sociais;

13. Inglês

Tema: "Rio de Janeiro rocks! There are lots of places to go sightseeing" – 7º ano
Habilidade: Speaking > Falar sobre pontos turísticos que há na cidade; pedir e dar informações sobre como chegar a um local na cidade; utilizar adjetivos para dar opinião sobre os pontos turísticos da cidade.

14. Educação Especial
Tema: O professor e o desafio de trabalhar com alunos com Altas Habilidades
Especificamente para a modalidade Educação Especial, a aula deverá ser elaborada na perspectiva do professor.
Habilidade: Identificar possíveis necessidades educacionais especiais presentes em
alunos com superdotação / altas habilidades.


15. Literatura
Tema: O Gótico  Romântico em  Drácula de  Bram Stoker e Crepúsculo de Stephanie Meyer

Habilidades: Reconhecer o  gótico romântico como um dos momentos do horror na Literatura.
Comparar os personagens das obras abordadas, para mostrar a  fascinação exercida no ser humano pelos vampiros.


16. PEJA
Observação: As produções para o PEJA devem seguir os temas de Língua Portuguesa e Matemática apresentados neste anexo, observando-se à faixa etária a que serve essa modalidade de ensino.

                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário