sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Avaliação de “Produção de Texto” no 4º bimestre.




Apresentamos os temas da “Produção de Texto” sobre livro lido, para o4º bimestre de 2012:

2º Ano: Escolha um dos livros que você leu e escreva sobre a história que ele conta (o assunto, onde acontece, quem participa).

3º Ano: Escreva o final da história de um dos livros que você leu.

4º Ano: Escreva um final alternativo para a história de um dos livros que você leu.

5º Ano: Escolha um personagem da história de um dos livros que você leu e escreva sobre ele, descrevendo suas principais características (como ele é; como se veste; o que gosta de fazer; como age com as pessoas etc.).

6º Ano: Escolha um personagem da história de um dos livros que você leu e escreva sobre ele, descrevendo suas principais características (como ele é; como se veste; o que gosta de fazer; como age com as pessoas etc.).

7º Ano: Destaque o protagonista de um dos livros que você leu e escreva sobre suas características e sua importância na história.

8º Ano: Destaque o personagem principal da história de um dos livros que você leu e escreva sobre sua relação com os outros personagens.

9º Ano: Faça um texto curto (tipo notícia) sobre a história lida em um dos livros do bimestre, respondendo às perguntas: quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

Observações:

1. A prova de Produção Textual deverá ser realizada no período de 29 de outubro a 14 de novembro.

2. É importante que haja continuidade do trabalho de leitura e produção textual, visando a destacar a função social da leitura e a reforçar a sua divulgação. Existem muitas possibilidades que o professor pode e deve criar, como, por exemplo, divulgar os textos no mural da sala e/ou da escola, depois de corrigidos.

3. É fundamental que o professor, após a correção dos textos, trabalhe com a turma os itens em que os alunos apresentaram maior dificuldade. Por exemplo: se a turma teve baixo desempenho na questão da estrutura, mostrar a eles as diversas formas de estruturar um texto, de acordo com seu tipo.

 4. A reescritura do texto é etapa importantíssima para o aluno aprender a aprimorá-lo. Por exemplo: no caso do uso da língua, se o professor apenas marcar onde o aluno errou – palavras com ortografia errada, pontuação mal colocada ou não colocada, palavra mal empregada quanto ao sentido etc. -, pode supervisionar um trabalho de revisão em duplas, com material de apoio, como um dicionário e uma gramática.

5. Uma atividade importantíssima, após esta última prova de Produção Textual, é realizar uma autoavaliação dialogada desse trabalho, que pode seguir os seguintes passos: a) pedir aos alunos que escrevam sobre o trabalho de leitura e produção textual realizado durante o ano, destacando o que foi positivo e o que precisa ser aprimorado, além de sugestões com vistas ao próximo ano; b) o professor, por seu lado, também faz isso por escrito; c) o professor recolhe as anotações dos alunos e as analisa, fazendo um resumo dos pontos básicos que os alunos abordaram; d) na aula seguinte, o professor apresenta a sua avaliação escrita (aquela da letra “b”) e, a seguir, o resumo do que os alunos disseram; e)abre, então, nessa aula, espaço para discussão dessas avaliações.

6. Aos professores que trabalharam com a leitura de livros e a produção textual durante este ano, gostaríamos de solicitar que fizessem uma avaliação escrita desse trabalho, destacando seus pontos positivos e as possibilidades de seu aprimoramento, enviando-a por e-mail para: antonio.augusto@rioeduca.netaté o dia 7 de dezembro, para que possamos atender melhor às necessidades da rede no próximo ano letivo.

Seguem, em anexo, os critérios de correção das produções escritasdos alunos neste bimestre.

            Reafirmando a importância da leitura e da escrita para o desenvolvimento dos alunos, queremos agradecer a todos os professores que envidaram esforços na concretização desse trabalho de estímulo à leitura e à escrita, o qual certamente contribuiu para uma melhor aprendizagem de nossos alunos.


Fonte: BlogAdão

Nenhum comentário:

Postar um comentário