sábado, 29 de setembro de 2012

Cineclube Ciência em Foco - "Santiago"




Prezados Professores,
O projeto Cineclube nas Escolas divulga ...


A próxima sessão do Cineclube Ciência em Foco, na Casa de Ciência da UFRJ, será no dia 6 de outubro, sábado, às 16h. Será exibido o filme "Santiago" (Brasil, 2007), de João Moreira Salles.
Depois do filme, haverá a palestra 'A ética do anônimo', ministrada por Luis Antonio Baptista, doutor em Psicologia pela USP, pós-doutor em Sociologia pela Universidade de Roma La Sapienza e professor titular do Departamento de Psicologia da UFF. 
A entrada é franca e a atividade é indicada para o público a partir de 16 anos.


Sinopse do filme:
O documentário sobre Santiago, mordomo da família Moreira Salles, feito por João Moreira Salles, é um ato de delicada confissão pública de desrespeito e afeto, de homenagem deslocada do tempo. O principal foco do documentário, a instigante pessoa de Santiago, é atravessado pelo obcecado resgate de memórias feito por João, que o teve como criado em sua infância na casa da Gávea, hoje sede do Instituto Moreira Salles.
As imagens foram captadas em 1992 e o “protagonista” falece logo após, jamais assistindo ao resultado. Santiago é povoado de lembranças que falam de seu hobby de escrever resumos biográficos sobre a aristocracia de vários lugares e tempos históricos, em flagrante contraste com o diminuto apartamento onde mora, tão diverso da mansão da Gávea, onde até  as maçanetas das portas foram especialmente fundidas segundo o desejo de seus donos.



Centro Cultural Casa da Ciência da UFRJ
www.casadaciencia.ufrj.br
(21) 2542-7494 (r. 230)

Nenhum comentário:

Postar um comentário