quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Programa EJA beneficiará o triplo de estudantes no Estado

26/09/2012 - 10:27h - Atualizado em 26/09/2012 - 10:27h
 » Fabiana Paiva
Secretaria de Educação quer metodologia diferenciada para diminuir a evasão

O ano letivo de 2013 vai começar mais dinâmico para alunos acima de 18 anos que desejam concluir o Ensino Médio através do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA). A Secretaria de Educação está reformulando a iniciativa para adequar o conteúdo às necessidades da faixa etária dos estudantes e diminuir a evasão escolar. A matrícula para a nova EJA já poderá ser feita a partir do dia 15 de outubro.

Maiores de 21 anos não terão mais a opção de cursar o Ensino Médio regular. A partir do ano que vem, entram em sala de aula uma nova matriz curricular, metodologia de ensino diferenciada e material didático mais específico. O número de disciplinas será reduzido pela metade e a duração do curso ampliada em um semestre, totalizando dois anos.

A nova EJA também prevê aumento do número de unidades, passando das atuais 357 para 503. Segundo o subsecretário de Gestão do Antônio Vieira Neto, em quatro anos será possível contemplar 160 mil alunos. Atualmente, o EJA atende 56
mil alunos.

– Percebemos que mais de 40% dos alunos estão em distorção de idade/ série e a maioria estuda à noite. Como os alunos são mais velhos e trabalham, readequamos o horário da EJA, com aulas das 18h50 às 22h, e diminuímos o
número de matérias de 12 para, no máximo, seis por semestre. Assim, eles vão assimilar melhor o conteúdo, e evitaremos a evasão escolar – afirmou Antônio Vieira Neto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário