O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, sendo uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse órgão é fiscalizado pelo Ministério da Educação (MEC), e serve de indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. É um dado real, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. As avaliações dos desempenhos de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do sistema público de educação básica, nos segmentos do ensino fundamental e seus resultados insatisfatórios ao longo de mais de dez anos, alimentam polêmicas em diferentes espaços acerca das políticas públicas e da gestão educacional. A avaliação é quantitativas, não levando em consideração elementos, como variáveis socioeconômicas dos alunos, o local onde as escolas funcionam e os materiais que existem em cada escola, deixando muitas informações camufladas. Somente com a nota não é possível saber qual a porcentagem de alunos não se saiu bem na prova, se a escola melhorou sua nota é porque os bons alunos foram bem na prova, e os que necessitam de reforço ficam para trás. Outro fator importante é a maneira como o Ideb aparece na mídia, influenciando muito a opinião publica, pois o mesmo divulga apenas um número, não sendo possível compreender as razões que levaram à mudança no desempenho de escolas e sistemas de ensino. Por Cleide
O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, sendo uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse órgão é fiscalizado pelo Ministério da Educação (MEC), e serve de indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população. É um dado real, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. As avaliações dos desempenhos de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do sistema público de educação básica, nos segmentos do ensino fundamental e seus resultados insatisfatórios ao longo de mais de dez anos, alimentam polêmicas em diferentes espaços acerca das políticas públicas e da gestão educacional. A avaliação é quantitativas, não levando em consideração elementos, como variáveis socioeconômicas dos alunos, o local onde as escolas funcionam e os materiais que existem em cada escola, deixando muitas informações camufladas. Somente com a nota não é possível saber qual a porcentagem de alunos não se saiu bem na prova, se a escola melhorou sua nota é porque os bons alunos foram bem na prova, e os que necessitam de reforço ficam para trás. Outro fator importante é a maneira como o Ideb aparece na mídia, influenciando muito a opinião publica, pois o mesmo divulga apenas um número, não sendo possível compreender as razões que levaram à mudança no desempenho de escolas e sistemas de ensino. Por Cleide
ResponderExcluir