terça-feira, 13 de novembro de 2012

Aulas de inglês já atingem 400 mil alunos




Programa Rio Criança Global intensifica o ensino da língua inglesa nas escolas municipais.

12/11/2012 » Autor: Fernanda Good/Fotos: Pedro Curi

Foto: Pedro Curi“Beautiful, teacher, time, everybody”. Estas e outras palavras da língua inglesa já fazem parte do vocabulário dos cerca de 400 mil alunos da rede municipal que participam do programa Rio Criança Global, da Secretaria municipal de Educação. O programa, iniciado em 2010, já atinge hoje os estudantes do 1º ao 7º ano e, até 2014, chegará a todos os turnos do Ensino Fundamental. Os alunos do 1º ao 5º ano têm uma aula semanal do idioma, enquanto os estudantes do 6º e do 7º ano têm dois tempos semanais de inglês, com ênfase na conversação.

Nos corredores da Escola Municipal Santos Anjos, no Leblon, já é possível ver novos sonhos despertados em sala de aula, dessa vez sonhados em inglês. A aluna do 4º ano Juliana Paiva de Souza, 9 anos, pensa em, no futuro, conhecer outros países:


- Vou estudar sempre inglês, para quando eu crescer viajar para o exterior, quero conhecer o mundo. 
Beatriz Garcia, 9 anos, abre um sorriso quando fala das aulas de inglês e pensa até nas Olimpíadas de 2016:

- É muito bom pensar que vou poder conversar com pessoas de outros países. Acho até que já estarei craque no inglês até as Olimpíadas.


Com foco na oralidade, o projeto usa a conversação para ensinar a estrutura da língua. Os livros para o segundo segmento, por exemplo, trazem um CD que ajuda a melhorar a audição e aumentar o vocabulário, além de reforçar o aprendizado dado em sala de aula.



A professora de inglês Ana Dulce Moraes é recebida a cada aula pelos alunos do primeiro segmento com um breve coro de “teacher” (professora, em inglês) . Para ela, em 2013 já será possível ver o progresso das aulas nos alunos que estiverem ingressando no segundo segmento.

- Antes não havia aulas de inglês para os alunos de 1º ao 5º ano. Neste período, as crianças estão mais abertas ao novo e ao aprendizado. Você ensina e eles aprendem bem. Em 2013, teremos as primeiras turmas do segundo segmento com conhecimento básico do idioma – explica a professora, acrescentando que trabalha muito em sala de aula com o lúdico. Jogos, brincadeiras, vídeos e músicas incrementam as aulas e estimulam o interesse das crianças:



- Temos que motivá-las o tempo todo, conversando sobre a importância da língua inglesa para um mundo globalizado.


A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 são ótimos ganchos para aproximar da realidade deles o valor de se aprender o inglês, que é a língua universal. Aprender inglês na escola significa preparar nossos alunos para a realidade.


Em 2013, os alunos do 8º ano serão inseridos no programa, e em 2014 será a vez dos estudantes do 9º ano. Para isso, a Secretaria municipal de Educação vem investindo na contratação e na capacitação de professores de inglês. Desde 2010, 2.018 novos docentes da disciplina foram contratados. Além disso, aulas digitais de inglês na Educopédia estão disponíveis para os alunos do 1º ao 9º ano.


Fonte: Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário