Premiação, que acontece desde 2011, reconhece projetos
pedagógicos que ajudaram no desenvolvimento dos alunos e blogs da rede que
ajudaram no aprendizado e integração da comunidade
22/11/2012
A
Secretaria Municipal de Educação entregou na noite da última quarta-feira (dia
21) o Troféu Rioeduca 2012, no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo. A premiação tem
como objetivo reconhecer e valorizar as práticas pedagógicas das escolas da
Prefeitura do Rio que ajudaram no desenvolvimento dos alunos, além de reconhecer
os blogs produzidos por alunos, professores e escolas que contribuíram para o
aprendizado e para a integração com a comunidade. Para a premiação deste ano, a
novidade ficou por conta da categoria Blog
de Aluno,
que se juntou às já existentes Blog
de Educador e Blog
de Escola.
Já os projetos
pedagógicos das escolas, que trabalharam com temas como a diversidade cultural
do país ou a preservação do meio ambiente, entre outros, concorreram nas
categorias: Rio Aquarela do Brasil; Rio Belas Artes; Rio Cidadania; Rio de
Leitores; Rio Saudável; Rio Sustentável; Rio, Escola da família e Rio, Escola
sem Preconceito.
Inicialmente, se
inscreveram 219 blogs e 162 projetos. A primeira fase do concurso envolveu a
triagem dos concorrentes a partir do regulamento. Na etapa seguinte, alunos e
funcionários escolheram seus favoritos, em votação realizada pelo Portal
Rioeduca. A competição chegou ao número de três finalistas por categoria após
uma seleção feita por especialistas em educação, como a doutora em Educação,
Andrea Ramal; a professora Mary Sue Carvalho Pereira; e o escritor Marcos
Cordiolli.
No processo de
seleção, os julgadores avaliaram os trabalhos a partir de aspectos como a
interação das escolas com a comunidade; a relevância pedagógica e sociocultural
dos projetos e blogs; os impactos na aprendizagem, a partir dos indicadores de
rendimento IDEB e IDERIO; e adequação às orientações
curriculares.
Lista com os
vencedores das categorias do Troféu RioEduca 2012
Rio Aquarela do
Brasil
Os projetos apresentados deveriam
evidenciar que a Unidade Escolar levou a seus alunos um convite ao descobrimento
do Brasil multicultural: - “Quais os tons da aquarela cultural de nosso país" -
Qual a identidade cultural do nosso povo? - Quem é o brasileiro? - Em que
consiste a sua chamada "brasilidade"?
Vencedor:
Projeto Dias de Índio
EDI Renan de Souza Leal 9ª CRE
Conheça o Projeto Vencedor no Blog do Rioeduca acessando aqui
Rio Belas
Artes
Os projetos deveriam evidenciar que
a Unidade Escolar estimulou através da encenação, da expressão corporal, da
música e das Artes Visuais o surgimento de uma geração que conhece e valoriza as
Artes como forma de Cultura, interação e desenvolvimento do ser humano como um
todo.
Vencedor:
Cantando
e Aprendendo com o Zé Zuca - Escola Municipal Leonardo da Vinci
Rio
Cidadania
Os projetos deveriam evidenciar que
a Unidade Escolar levou a seus alunos a importância das leis, direitos e deveres
do cidadão, direitos e deveres do Estado, valorização do bem público, entre
outros. No projeto, é preciso estar visível a intenção de despertar a
consciência das crianças e dos jovens sobre cidadania, e que resgatar valores
humanos e estimular trabalhos em grupo são iniciativas que visam a melhorar a
vida de todos e o cuidado com o bem público.
Vencedor: Formando Cidadãos – Ciep Antonio
Candeia Filho
Rio de
Leitores
Os projetos deveriam evidenciar que
a Unidade Escolar incentivou a leitura e a produção escrita, estimulando a
criatividade, o espírito inventivo e a curiosidade dos alunos com a intenção de
contribuir para formar uma nova geração de leitores, mais capaz e mais
crítica.
Vencedor: Poesia na Sala de Aula – Escola
Municipal Francisco Alves
Rio
Saudável
Os projetos deveriam evidenciar que
a Unidade Escolar ressaltou a importância da prática de exercícios físicos, da
prevenção de doenças, de métodos de higiene adequados e de uma alimentação
saudável, elementos primordiais para todo ser humano e de total relevância para
o pleno desenvolvimento de crianças e de jovens.
Vencedor: Escola Saudável
Escola Municipal
Presidente Arthur Bernardes 9ª CRE
Conheça o Projeto Vencedor no blog do Rioeduca acessando aqui
Rio
Sustentável
Os projetos deveriam evidenciar que
a Unidade Escolar promoveu a conscientização de que o uso dos recursos naturais
deve caminhar lado a lado com o crescimento da humanidade, de modo que um não
impeça que o outro aconteça.
Vencedor: Escola Municipal Professor Lauro
Travassos
Rio, Escola da
Família
Os projetos deveriam evidenciar que
a Unidade Escolar buscou meios para promover uma grande interação com a
comunidade, compreendendo que família e a escola precisam formar uma equipe,
sabendo que há diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem
oferecer, propiciando o desenvolvimento das crianças e jovens
envolvidos.
Vencedor: Aprendendo, criando e brincando com
a turma da Mônica – Escola Municipal Gustavo Lessa
Rio, Escola sem Preconceito
Os projetos deveriam evidenciar que
a Unidade Escolar se empenhou no combate à discriminação e ao preconceito e que
com isso, levou seus alunos a apreciar e a respeitar a diferença que existe em
cada ser humano, seja ela referente a sua condição social, grupo étnico,
orientação sexual ou religiosa, bem como diversidades provenientes de
deficiência física ou intelectual.
Vencedor: Cores, caras, raças mil: Belezas do
Brasil – Creche Municipal Santa Terezinha
Blog de Educador
O blog do educador deve visar à
troca de experiências e de práticas pedagógicas. Os trabalhos publicados nesse
blog podem ser de sua autoria e/ou dos seus próprios alunos. Com o seu blog, o
educador deve favorecer o rompimento das barreiras da sala de
aula.
Vencedor: Alfabetização Criativa – professora
Ana Márcia da Silva Vieira – Escola Municipal Pará
Blog de
Aluno
Com a rede municipal do Rio de
Janeiro incentivando cada vez mais a criatividade e o protagonismo do aluno, o
Troféu Rioeduca, pela primeira vez, premiará um blog desenvolvido por alunos.
Sob a tutoria de um professor, os blogs inscritos deveriam ter finalidade
pedagógica e podiam ser do Grêmio Escolar, de uma determinada turma, de
representantes de turmas, ou mesmo de em único aluno ou aluna da Unidade
Escolar.
Vencedor: Grêmio Estudantil IV Centenário –
alunos do grêmio da Escola Municipal IV Centenário
Blog de
Escola
O blog de escola deve ter relevância
pedagógica e social para sua comunidade escolar; ou seja, deve ser um veículo
que vise à troca de experiências pedagógicas bem sucedidas, com vistas à
interação escolar, interescolar, comunitária e
intercomunitária.
Vencedor: Janelas de Superação – Ciep Glauber
Rocha
Um momento mágico! Foi um grande prazer fazer parte dele, principalmente porque trouxemos o Troféu para a Escola. Viva a 9ª CRE!!! Obrigada por incentivar as ações nas Unidades Escolares e estimular a divulgação dos mesmos!!! Érica de Campos, essa garota vai longe!!!!
ResponderExcluir