sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Troféu Rioeduca 2012




Premiação, que acontece desde 2011, reconhece projetos pedagógicos que ajudaram no desenvolvimento dos alunos e blogs da rede que ajudaram no aprendizado e integração da comunidade


22/11/2012


A Secretaria Municipal de Educação entregou na noite da última quarta-feira (dia 21) o Troféu Rioeduca 2012, no Vivo Rio, no Aterro do Flamengo. A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar as práticas pedagógicas das escolas da Prefeitura do Rio que ajudaram no desenvolvimento dos alunos, além de reconhecer os blogs produzidos por alunos, professores e escolas que contribuíram para o aprendizado e para a integração com a comunidade. Para a premiação deste ano, a novidade ficou por conta da categoria Blog de Aluno, que se juntou às já existentes Blog de Educador e Blog de Escola.

Já os projetos pedagógicos das escolas, que trabalharam com temas como a diversidade cultural do país ou a preservação do meio ambiente, entre outros, concorreram nas categorias: Rio Aquarela do Brasil; Rio Belas Artes; Rio Cidadania; Rio de Leitores; Rio Saudável; Rio Sustentável; Rio, Escola da família e Rio, Escola sem Preconceito.

Inicialmente, se inscreveram 219 blogs e 162 projetos. A primeira fase do concurso envolveu a triagem dos concorrentes a partir do regulamento. Na etapa seguinte, alunos e funcionários escolheram seus favoritos, em votação realizada pelo Portal Rioeduca. A competição chegou ao número de três finalistas por categoria após uma seleção feita por especialistas em educação, como a doutora em Educação, Andrea Ramal; a professora Mary Sue Carvalho Pereira; e o escritor Marcos Cordiolli.

No processo de seleção, os julgadores avaliaram os trabalhos a partir de aspectos como a interação das escolas com a comunidade; a relevância pedagógica e sociocultural dos projetos e blogs; os impactos na aprendizagem, a partir dos indicadores de rendimento IDEB e IDERIO; e adequação às orientações curriculares.

Lista com os vencedores das categorias do Troféu RioEduca 2012

Rio Aquarela do Brasil
Os projetos apresentados deveriam evidenciar que a Unidade Escolar levou a seus alunos um convite ao descobrimento do Brasil multicultural: - “Quais os tons da aquarela cultural de nosso país" - Qual a identidade cultural do nosso povo? - Quem é o brasileiro? - Em que consiste a sua chamada "brasilidade"?

EDI Renan de Souza Leal 9ª CRE


Conheça o Projeto Vencedor no Blog do Rioeduca acessando aqui


Rio Belas Artes
Os projetos deveriam evidenciar que a Unidade Escolar estimulou através da encenação, da expressão corporal, da música e das Artes Visuais o surgimento de uma geração que conhece e valoriza as Artes como forma de Cultura, interação e desenvolvimento do ser humano como um todo.
Vencedor: Cantando e Aprendendo com o Zé Zuca - Escola Municipal Leonardo da Vinci

Rio Cidadania
Os projetos deveriam evidenciar que a Unidade Escolar levou a seus alunos a importância das leis, direitos e deveres do cidadão, direitos e deveres do Estado, valorização do bem público, entre outros. No projeto, é preciso estar visível a intenção de despertar a consciência das crianças e dos jovens sobre cidadania, e que resgatar valores humanos e estimular trabalhos em grupo são iniciativas que visam a melhorar a vida de todos e o cuidado com o bem público.
Vencedor: Formando Cidadãos – Ciep Antonio Candeia Filho

Rio de Leitores
Os projetos deveriam evidenciar que a Unidade Escolar incentivou a leitura e a produção escrita, estimulando a criatividade, o espírito inventivo e a curiosidade dos alunos com a intenção de contribuir para formar uma nova geração de leitores, mais capaz e mais crítica.
Vencedor: Poesia na Sala de Aula – Escola Municipal Francisco Alves

Rio Saudável
Os projetos deveriam evidenciar que a Unidade Escolar ressaltou a importância da prática de exercícios físicos, da prevenção de doenças, de métodos de higiene adequados e de uma alimentação saudável, elementos primordiais para todo ser humano e de total relevância para o pleno desenvolvimento de crianças e de jovens.

Vencedor: Escola Saudável  
Escola Municipal Presidente Arthur Bernardes 9ª CRE


Conheça o Projeto Vencedor no blog do Rioeduca acessando aqui


Rio Sustentável
Os projetos deveriam evidenciar que a Unidade Escolar promoveu a conscientização de que o uso dos recursos naturais deve caminhar lado a lado com o crescimento da humanidade, de modo que um não impeça que o outro aconteça.
Vencedor: Escola Municipal Professor Lauro Travassos

Rio, Escola da Família
Os projetos deveriam evidenciar que a Unidade Escolar buscou meios para promover uma grande interação com a comunidade, compreendendo que família e a escola precisam formar uma equipe, sabendo que há diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento das crianças e jovens envolvidos.
Vencedor: Aprendendo, criando e brincando com a turma da Mônica – Escola Municipal Gustavo Lessa

Rio, Escola sem Preconceito
Os projetos deveriam evidenciar que a Unidade Escolar se empenhou no combate à discriminação e ao preconceito e que com isso, levou seus alunos a apreciar e a respeitar a diferença que existe em cada ser humano, seja ela referente a sua condição social, grupo étnico, orientação sexual ou religiosa, bem como diversidades provenientes de deficiência física ou intelectual.
Vencedor: Cores, caras, raças mil: Belezas do Brasil – Creche Municipal Santa Terezinha

Blog de Educador
O blog do educador deve visar à troca de experiências e de práticas pedagógicas. Os trabalhos publicados nesse blog podem ser de sua autoria e/ou dos seus próprios alunos. Com o seu blog, o educador deve favorecer o rompimento das barreiras da sala de aula.
Vencedor: Alfabetização Criativa – professora Ana Márcia da Silva Vieira – Escola Municipal Pará

Blog de Aluno
Com a rede municipal do Rio de Janeiro incentivando cada vez mais a criatividade e o protagonismo do aluno, o Troféu Rioeduca, pela primeira vez, premiará um blog desenvolvido por alunos. Sob a tutoria de um professor, os blogs inscritos deveriam ter finalidade pedagógica e podiam ser do Grêmio Escolar, de uma determinada turma, de representantes de turmas, ou mesmo de em único aluno ou aluna da Unidade Escolar.
Vencedor: Grêmio Estudantil IV Centenário – alunos do grêmio da Escola Municipal IV Centenário

Blog de Escola
O blog de escola deve ter relevância pedagógica e social para sua comunidade escolar; ou seja, deve ser um veículo que vise à troca de experiências pedagógicas bem sucedidas, com vistas à interação escolar, interescolar, comunitária e intercomunitária.
Vencedor: Janelas de Superação – Ciep Glauber Rocha


Um comentário:

  1. Um momento mágico! Foi um grande prazer fazer parte dele, principalmente porque trouxemos o Troféu para a Escola. Viva a 9ª CRE!!! Obrigada por incentivar as ações nas Unidades Escolares e estimular a divulgação dos mesmos!!! Érica de Campos, essa garota vai longe!!!!

    ResponderExcluir